dc.contributor.advisor |
Sussekind, Maria Flora |
|
dc.contributor.author |
Guimarães, Ana Beatriz Wiltgen da Costa Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-23T17:04:31Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-23T17:04:31Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Ana Beatriz Wiltgen da Costa. Itinerância e a cena brasileira contemporânea: três experiências. 2010. 189f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25065>. Acesso em: 23 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11433 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Itinerância e a cena brasileira contemporânea: Três experiências |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
theatrical itinerancy |
pt_BR |
dc.subject.en |
touring |
pt_BR |
dc.subject.en |
transit |
pt_BR |
dc.subject.en |
shifting |
pt_BR |
dc.subject.en |
theatrical reception |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The object of this research is to understand and to conceive an idea about specific experiences of theatrical itinerancy in the scope of theater history, investigating the relevance of it as a component of the contemporary stage. The Mambembom project, the Elizabeth Savalla and Camilo Áttila couple and the Coletivo Improviso are three examples of this kind of practice and in this work these experiences were divided in two blocks named: Itinerancy as theater touring and Itinerancy as a basic tool for the scene staging. The first block looks specifically at the touring of a theater production to small towns, not great metropolis, in search of a new public, in search of financial and / or artistic independence for personal and / or ideological reasons. The second block presents the itinerancy as a fundamental element of a contemporary scene: a staging tool. In this sense, I compare the productions of Coletivo Improviso – Don’t look know and Otro – with others productions like In-visible City, BR-3, Mistery Bouffe, The touring, Contemporary dance delivery and Merchandises and future. Like a supplement, there is a historiographic panel of itinerancies to context the theme and the practical experiences. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo conceituar e compreender práticas específicas de itinerância teatral no âmbito da história do teatro, analisando principalmente sua relevância enquanto elemento constituinte da cena contemporânea. Neste sentido, tomo como exemplos três experiências de trabalho – o Projeto Mambembom, o casal Elizabeth Savalla e Camilo Áttila e o Coletivo Improviso – dividindo o trabalho em dois blocos: Itinerância enquanto mambembagem e Itinerância enquanto princípio operatório da encenação. O primeiro trata do deslocamento de um espetáculo para cidades outras que não as grandes metrópoles, em busca de mercado, de independência financeira e / ou artística ou por questões pessoais e / ou ideológicas. A segunda abordagem apresenta a itinerância enquanto elemento constituinte da cena contemporânea, isto é, como fator operatório da encenação. Neste sentido, cotejo os trabalhos do Coletivo Improviso – Não olhe agora e Otro – com outras produções, como Cidade In-visível, BR-3, Mistério Bufo, O mambembe, Dança contemporânea em domicílio e Mercadorias e futuro. Acompanha um panorama historiográfico de itinerâncias com o intuito de contextualizar o tema e as experiências práticas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Itinerância teatral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mambembagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trânsito |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Deslocamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Recepção teatral |
pt_BR |