dc.contributor.advisor |
Lima, Evelyn Furquim Werneck |
|
dc.contributor.author |
Monteiro, Cássia Maria Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-23T17:06:38Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-23T17:06:38Z |
|
dc.date.issued |
2010-07-08 |
|
dc.identifier.citation |
MONTEIRO, Cássia Maria Fernandes. Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares: Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica. 2010. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25068>. Acesso em: 23 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11434 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/07 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares. Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Jacob, Elizabeth Motta |
|
dc.contributor.referee |
Dias, José da Silva |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work intend to develop some discussions concerning the creative procedure
of Lina Bo Bardi [1914-1992] on the Prata Palomares movie, directed by André Faria
[1944] at the year 1970. Articulating questions that involve the study of the theatrical
space, the cinematographic visuality as well as its relations with historical and social
issues, I have proposed two hypothesis: 1) To attest the presence of the Surrealism
concepts in conjunction with elements found in the Tropicália Movement, and its
variations such as Cinema Novo and Cinema Marginal, inside Prata Palomares movie;
and 2) To analyze cinema as a reference of the possibilities of other languages
combined at the movie (1970), especially Lina’s work with José Celso Martinez Correa
[1934]. providing hybrid relations between theatre and its imagery productions at the
new Teatro Oficina. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho busca desenvolver algumas discussões acerca do
procedimento criativo de Lina Bo Bardi [1914-1992] no filme Prata Palomares dirigido
por André Faria [1944] no ano de 1970. Articulando questões que envolvem o estudo do
espaço teatral, da visualidade cinematográfica bem como das suas relações com
questões histórico-sociais, pretendo desenvolver duas hipóteses: 1) A presença de
conceitos do Surrealismo em articulação com elementos do Movimento Tropicalista e
suas variações como o Cinema Novo e Marginal no filme Prata Palomares; e 2) O
cinema como estudo e referência de possibilidades de outras linguagens reunidas no
filme (1970) em especial o trabalho com José Celso Martinez Correa [1934] originando
relações híbridas entre teatro e sua produção imagética no novo Teatro Oficina. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prata Palomares (Filme) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema novo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema – Produção e direção de arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaço (Cinema) |
pt_BR |