DSpace Repository

Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares. Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima, Evelyn Furquim Werneck
dc.contributor.author Monteiro, Cássia Maria Fernandes
dc.date.accessioned 2018-03-23T17:06:38Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-23T17:06:38Z
dc.date.issued 2010-07-08
dc.identifier.citation MONTEIRO, Cássia Maria Fernandes. Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares: Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica. 2010. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25068>. Acesso em: 23 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11434
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/07 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares. Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Jacob, Elizabeth Motta
dc.contributor.referee Dias, José da Silva
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.description.abstracten This work intend to develop some discussions concerning the creative procedure of Lina Bo Bardi [1914-1992] on the Prata Palomares movie, directed by André Faria [1944] at the year 1970. Articulating questions that involve the study of the theatrical space, the cinematographic visuality as well as its relations with historical and social issues, I have proposed two hypothesis: 1) To attest the presence of the Surrealism concepts in conjunction with elements found in the Tropicália Movement, and its variations such as Cinema Novo and Cinema Marginal, inside Prata Palomares movie; and 2) To analyze cinema as a reference of the possibilities of other languages combined at the movie (1970), especially Lina’s work with José Celso Martinez Correa [1934]. providing hybrid relations between theatre and its imagery productions at the new Teatro Oficina. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho busca desenvolver algumas discussões acerca do procedimento criativo de Lina Bo Bardi [1914-1992] no filme Prata Palomares dirigido por André Faria [1944] no ano de 1970. Articulando questões que envolvem o estudo do espaço teatral, da visualidade cinematográfica bem como das suas relações com questões histórico-sociais, pretendo desenvolver duas hipóteses: 1) A presença de conceitos do Surrealismo em articulação com elementos do Movimento Tropicalista e suas variações como o Cinema Novo e Marginal no filme Prata Palomares; e 2) O cinema como estudo e referência de possibilidades de outras linguagens reunidas no filme (1970) em especial o trabalho com José Celso Martinez Correa [1934] originando relações híbridas entre teatro e sua produção imagética no novo Teatro Oficina. pt_BR
dc.subject.pt Prata Palomares (Filme) pt_BR
dc.subject.pt Cinema novo pt_BR
dc.subject.pt Cinema – Produção e direção de arte pt_BR
dc.subject.pt Espaço (Cinema) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|