| dc.contributor.advisor | Lima, Evelyn Furquim Werneck | |
| dc.contributor.author | Monteiro, Cássia Maria Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-23T17:06:38Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-23T17:06:38Z | |
| dc.date.issued | 2010-07-08 | |
| dc.identifier.citation | MONTEIRO, Cássia Maria Fernandes. Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares: Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica. 2010. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25068>. Acesso em: 23 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11434 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/07 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Lina Bo Bardi na direção de arte do filme Prata Palomares. Espaços e imagens sob a ótica cinematográfica | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Jacob, Elizabeth Motta | |
| dc.contributor.referee | Dias, José da Silva | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This work intend to develop some discussions concerning the creative procedure of Lina Bo Bardi [1914-1992] on the Prata Palomares movie, directed by André Faria [1944] at the year 1970. Articulating questions that involve the study of the theatrical space, the cinematographic visuality as well as its relations with historical and social issues, I have proposed two hypothesis: 1) To attest the presence of the Surrealism concepts in conjunction with elements found in the Tropicália Movement, and its variations such as Cinema Novo and Cinema Marginal, inside Prata Palomares movie; and 2) To analyze cinema as a reference of the possibilities of other languages combined at the movie (1970), especially Lina’s work with José Celso Martinez Correa [1934]. providing hybrid relations between theatre and its imagery productions at the new Teatro Oficina. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O presente trabalho busca desenvolver algumas discussões acerca do procedimento criativo de Lina Bo Bardi [1914-1992] no filme Prata Palomares dirigido por André Faria [1944] no ano de 1970. Articulando questões que envolvem o estudo do espaço teatral, da visualidade cinematográfica bem como das suas relações com questões histórico-sociais, pretendo desenvolver duas hipóteses: 1) A presença de conceitos do Surrealismo em articulação com elementos do Movimento Tropicalista e suas variações como o Cinema Novo e Marginal no filme Prata Palomares; e 2) O cinema como estudo e referência de possibilidades de outras linguagens reunidas no filme (1970) em especial o trabalho com José Celso Martinez Correa [1934] originando relações híbridas entre teatro e sua produção imagética no novo Teatro Oficina. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Prata Palomares (Filme) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cinema novo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cinema – Produção e direção de arte | pt_BR |
| dc.subject.pt | Espaço (Cinema) | pt_BR |