DSpace Repository

Um Movimento na História da Educação Musical no Brasil: uma análise da campanha pela Lei 11.769/2008

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fernandes, José Nunes
dc.contributor.author Pereira, Luis Felipe Radicetti
dc.date.accessioned 2018-03-23T17:14:54Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-23T17:14:54Z
dc.date.issued 2010-08
dc.identifier.citation PEREIRA, Luis Felipe Radicetti. Um movimento na história da educação musical no Brasil: uma análise da campanha pela Lei 11.769/2008. 2010. 450f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25150>. Acesso em: 23 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11435
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/11 pt_BR
dc.description.sponsorship n/s pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um Movimento na História da Educação Musical no Brasil: uma análise da campanha pela Lei 11.769/2008 pt_BR
dc.title.alternative A Movement in the History of Musical Education in Brazil: An analisys of the campaign for the law 11.769/2008 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Braga, Luiz Otávio
dc.contributor.referee Figueiredo, Sérgio Luis
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en History of the music education in the schools pt_BR
dc.subject.en People’s movement for education pt_BR
dc.subject.en Politics for music education pt_BR
dc.subject.en Legislation about music education in Brazil pt_BR
dc.description.abstracten This paper fits within the area of Music and Education. It proposes a critical analysis of the historical-political process that led to the law 11.769/2008 (known as the law that brought back music education into the curriculum of obligatory education in Brazilian schools). This act is part of the historical perspective of music education in Brazil as a movement of civil society sector with unprecedented features, made possible due to the contemporary socio-political conditions. Referenced in the Antonio Gramsci’s Concept of Hegemony and in the writings of the French sociologist Michel Maffesoli, the research seeks to identify the objective conditions that allowed the occurrence of this successful relationship between civil society and the Brazilian Congress legislature during the 21 months of the campaign. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/s pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação se insere na área de Música e Educação. Através do relato dos fatos relativos à campanha “Quero Eucação Musical na Escola”, propõe uma análise crítica do processo histórico-político que culminou com a sanção da lei 11.769/2008 (conhecida como a lei que trata da volta da educação musical ao currículo obrigatório do ensino básico nas escolas brasileiras). Esta Lei se insere na perspectiva histórica da Educação Musical no Brasil como um movimento setorial da sociedade civil organizada com características sem precedentes, tornado possível devido às condições sóciopolíticas contemporâneas. Referenciada no Conceito de Hegemonia de Antonio Gramsci e nos escritos do sociólogo francês Michel Maffesoli, a pesquisa busca identificar as condições objetivas que permitiram a ocorrência desta relação exitosa entre sociedade civil e Poder Legislativo durante os 21 meses da campanha. pt_BR
dc.subject.pt História da educação musical nas escolas pt_BR
dc.subject.pt Movimento popular por educação pt_BR
dc.subject.pt Política na educação musical pt_BR
dc.subject.pt Legislação sobre educação musical no Brasil pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|