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Currículos praticados : um estudo na educação de surdos - INES

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dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Fini, Danielle Aguiar
dc.date.accessioned 2018-03-28T16:31:18Z
dc.date.available 2018-03-28T16:31:18Z
dc.date.issued 2017-03
dc.identifier.citation FINI, Danielle Aguiar. Currículos praticados: um estudo na educação de surdos - INES. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11439
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/11. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Currículos praticados : um estudo na educação de surdos - INES pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Araújo, Mairce
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Practical Curricula pt_BR
dc.subject.en Education of the Deaf pt_BR
dc.subject.en INES pt_BR
dc.description.abstracten This work is linked to the Graduate Program of the Federal University of the State of Rio de Janeiro - PPGEdu / UNIRIO and investigated the curricula practiced by two teachers from the initial years at the National Institute of Education of the Deaf, starting from the problem of the design and implementation of Curricular control policies that regulate the curricular contents of the schools. The question that guided the research was: how two teachers have worked the curriculum, through the curricular policies in force today in the National Institute of Education of the Deaf? In order to respond, a qualitative perspective was chosen, with a review of research on the subject, analysis of curricular documents of the Institute, analysis of government curricular documents, participant observation in the Institute, involving two classes, as well as conversations with the two teachers and The pedagogical coordinator. The conclusions point to a tension between curricular perspectives: one prescriptive and the other based on the valuation of knowledge that are part of students' daily lives. Through the field research, a great effort was made by the teachers to offer a contextualized and meaningful education, through practices that make visible the different knowledge and difficulties that the curricular prescription imposes its practices. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu/UNIRIO e investigou os currículos praticados de duas professoras dos anos iniciais no Instituto Nacional de Educação de Surdos, partindo do problema do delineamento e implantação de políticas de controle curricular que regulam os conteúdos curriculares das escolas. A questão que orientou a pesquisa foi: como duas professoras têm trabalhado o currículo, mediante as políticas curriculares vigentes hoje no Instituto Nacional de Educação de Surdos? Para responder optou-se por uma perspectiva qualitativa, com revisão de pesquisas na temática, análise dos documentos curriculares do Instituto, análises de documentos curriculares governamentais, observação participante no Instituto, envolvendo duas turmas, além de entrevistas do tipo conversas com as duas professoras e a coordenadora pedagógica. As conclusões apontam para uma tensão entre perspectivas curriculares: uma prescritiva e a outra baseada na valorização de conhecimentos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Por meio da pesquisa de campo contatou-se um grande esforço das docentes em oferecer uma educação contextualizada e significativa, por meio de práticas que visibilizassem os diferentes conhecimentos e as dificuldades que a prescrição curricular impõe as suas práticas. pt_BR
dc.subject.pt Currículos Praticados pt_BR
dc.subject.pt Educação de Surdos pt_BR
dc.subject.pt INES pt_BR


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