dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
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dc.contributor.author |
Fini, Danielle Aguiar |
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dc.date.accessioned |
2018-03-28T16:31:18Z |
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dc.date.available |
2018-03-28T16:31:18Z |
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dc.date.issued |
2017-03 |
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dc.identifier.citation |
FINI, Danielle Aguiar. Currículos praticados: um estudo na educação de surdos - INES. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11439 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Currículos praticados : um estudo na educação de surdos - INES |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
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dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
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dc.contributor.referee |
Araújo, Mairce |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Practical Curricula |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education of the Deaf |
pt_BR |
dc.subject.en |
INES |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is linked to the Graduate Program of the Federal University of the State of Rio de Janeiro - PPGEdu / UNIRIO and investigated the curricula practiced by two teachers from the initial years at the National Institute of Education of the Deaf, starting from the problem of the design and implementation of Curricular control policies that regulate the curricular contents of the schools. The question that guided the research was: how two teachers have worked the curriculum, through the curricular policies in force today in the National Institute of Education of the Deaf? In order to respond, a qualitative perspective was chosen, with a review of research on the subject, analysis of curricular documents of the Institute, analysis of government curricular documents, participant observation in the Institute, involving two classes, as well as conversations with the two teachers and The pedagogical coordinator. The conclusions point to a tension between curricular
perspectives: one prescriptive and the other based on the valuation of knowledge that are part of students' daily lives. Through the field research, a great effort was made by the teachers to offer a contextualized and meaningful education, through practices that make visible the different knowledge and difficulties that the curricular prescription imposes its practices. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu/UNIRIO e investigou os currículos praticados de duas professoras dos anos iniciais no Instituto Nacional de Educação de Surdos, partindo do problema do delineamento e implantação de políticas de controle curricular que regulam os conteúdos curriculares das escolas. A questão que orientou a pesquisa foi: como duas professoras têm trabalhado o currículo, mediante as políticas curriculares vigentes hoje no Instituto Nacional de Educação de Surdos? Para responder optou-se por uma perspectiva qualitativa, com revisão de pesquisas na temática, análise dos documentos curriculares do Instituto, análises de documentos curriculares governamentais, observação participante no Instituto, envolvendo duas turmas, além de entrevistas do tipo conversas com as duas professoras e a coordenadora pedagógica. As conclusões apontam para uma tensão entre perspectivas curriculares: uma prescritiva e a outra baseada na valorização de conhecimentos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Por meio da pesquisa de campo contatou-se um grande esforço das docentes em oferecer uma educação contextualizada e significativa, por meio de práticas que visibilizassem os diferentes conhecimentos e as dificuldades que a prescrição curricular impõe as suas práticas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículos Praticados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Surdos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
INES |
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