dc.contributor.advisor |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.author |
Nepomuceno, Valéria Paixão de Vasconcelos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-28T17:25:57Z |
|
dc.date.available |
2018-03-28T17:25:57Z |
|
dc.date.issued |
2017-02-24 |
|
dc.identifier.citation |
NEPOMUCENO, Valéria Paixão de Vasconcelos. Educação étnico-racial com pedagogias outras, ações de novas perspectivas educacionais e interculturais. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11449 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/12. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação étnico-racial com pedagogias outras, ações de novas perspectivas educacionais e interculturais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethnic-racial Education With Other Pedagogies, Shares of New Educational and Intercultural Perspective |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Negro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Racism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Law 10,639 |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to analyse the pedagogical practices for the education of ethnic-racial
relations in studies with elementary students and teachers from two schools in the municipality of Nova Iguaçu, with the expectation of recognition of the ethnic and racial
diversity and brazilian culture, through aspects of act no 10,639/2003. Is based on
bibliographical research, qualitative measures, bringing, in the epistemological perspective, post-colonial authors such as Aníbal Quijano and Boaventura de Souza Santos thinking, so, in deconstructing factors of coloniality and strengthening decoloniality. The way we deal with Claudia Miranda, Yolanda Oliveira, Maria Elena Viana Souza and several authors as Candau, Gomes, Munanga, among others. Field research was carried out using procedures based on action research, addressing effective pedagogical actions so that there is no silencing that invisible racism and all ethnic-racial issues with methodologies aimed at social transformation. Were discussed also the concepts of Ethnic-Racial Education, interculturality and racism, referring to recognized authors in the area of ethnic-Racial Education. It is concluded that, given the social difference found and that is significant for the black population, education is one of the factors that can mobilize the transformation for this part of the brazilian population. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho tem como objetivo analisar as Práticas Pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais em estudos com alunos e professores de ensino fundamental de duas escolas do município de Nova Iguaçu, com a expectativa de reconhecimento da diversidade étnico-racial e da cultura brasileira, por meio dos aspectos da Lei no 10.639/2003. Está fundamentada em pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, trazendo, na perspectiva epistemológica pós-colonial, autores como Aníbal Quijano e Boaventura de Souza Santos pensando, assim, em desconstruir fatores da colonialidade e fortalecer a decolonialidade. Dialogamos com Claudia Miranda, Iolanda Oliveira, Maria Elena Viana Souza e vários autores como Candau, Gomes, Munanga, dentre outros. A pesquisa de campo foi realizada com procedimentos baseados na pesquisa-ação, abordando ações pedagógicas efetivas para que não haja o silenciamento que invisibiliza o racismo e todas as questões étnico-raciais com metodologias visando a transformação social. Foram discutidos também os conceitos de Educação Étnico-Racial, interculturalidade e racismo, remetendo-se a autores reconhecidos na área da Educação Étnico-Racial. Conclui-se que, diante da diferença social encontrada e que é significativa para a população negra, a educação é um dos fatores que pode mobilizar a transformação para essa parte da população brasileira. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Negro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei 10.639 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações Étnico-raciais |
pt_BR |