DSpace Repository

Educação étnico-racial com pedagogias outras, ações de novas perspectivas educacionais e interculturais

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.author Nepomuceno, Valéria Paixão de Vasconcelos
dc.date.accessioned 2018-03-28T17:25:57Z
dc.date.available 2018-03-28T17:25:57Z
dc.date.issued 2017-02-24
dc.identifier.citation NEPOMUCENO, Valéria Paixão de Vasconcelos. Educação étnico-racial com pedagogias outras, ações de novas perspectivas educacionais e interculturais. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11449
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/12. pt_BR
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação étnico-racial com pedagogias outras, ações de novas perspectivas educacionais e interculturais pt_BR
dc.title.alternative Ethnic-racial Education With Other Pedagogies, Shares of New Educational and Intercultural Perspective pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Negro pt_BR
dc.subject.en Racism pt_BR
dc.subject.en Law 10,639 pt_BR
dc.subject.en Ethnic-racial relations pt_BR
dc.description.abstracten This study aims to analyse the pedagogical practices for the education of ethnic-racial relations in studies with elementary students and teachers from two schools in the municipality of Nova Iguaçu, with the expectation of recognition of the ethnic and racial diversity and brazilian culture, through aspects of act no 10,639/2003. Is based on bibliographical research, qualitative measures, bringing, in the epistemological perspective, post-colonial authors such as Aníbal Quijano and Boaventura de Souza Santos thinking, so, in deconstructing factors of coloniality and strengthening decoloniality. The way we deal with Claudia Miranda, Yolanda Oliveira, Maria Elena Viana Souza and several authors as Candau, Gomes, Munanga, among others. Field research was carried out using procedures based on action research, addressing effective pedagogical actions so that there is no silencing that invisible racism and all ethnic-racial issues with methodologies aimed at social transformation. Were discussed also the concepts of Ethnic-Racial Education, interculturality and racism, referring to recognized authors in the area of ethnic-Racial Education. It is concluded that, given the social difference found and that is significant for the black population, education is one of the factors that can mobilize the transformation for this part of the brazilian population. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho tem como objetivo analisar as Práticas Pedagógicas para a educação das relações étnico-raciais em estudos com alunos e professores de ensino fundamental de duas escolas do município de Nova Iguaçu, com a expectativa de reconhecimento da diversidade étnico-racial e da cultura brasileira, por meio dos aspectos da Lei no 10.639/2003. Está fundamentada em pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, trazendo, na perspectiva epistemológica pós-colonial, autores como Aníbal Quijano e Boaventura de Souza Santos pensando, assim, em desconstruir fatores da colonialidade e fortalecer a decolonialidade. Dialogamos com Claudia Miranda, Iolanda Oliveira, Maria Elena Viana Souza e vários autores como Candau, Gomes, Munanga, dentre outros. A pesquisa de campo foi realizada com procedimentos baseados na pesquisa-ação, abordando ações pedagógicas efetivas para que não haja o silenciamento que invisibiliza o racismo e todas as questões étnico-raciais com metodologias visando a transformação social. Foram discutidos também os conceitos de Educação Étnico-Racial, interculturalidade e racismo, remetendo-se a autores reconhecidos na área da Educação Étnico-Racial. Conclui-se que, diante da diferença social encontrada e que é significativa para a população negra, a educação é um dos fatores que pode mobilizar a transformação para essa parte da população brasileira. pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Negro pt_BR
dc.subject.pt Racismo pt_BR
dc.subject.pt Lei 10.639 pt_BR
dc.subject.pt Relações Étnico-raciais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|