dc.contributor.advisor |
Moraes, José Damiro de |
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dc.contributor.author |
Machado, Antonio Felipe da Costa Monteiro |
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dc.date.accessioned |
2018-03-28T17:33:59Z |
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dc.date.available |
2018-03-28T17:33:59Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
MACHADO, Antonio Felipe da Costa Monteiro. Forjas da Liberdade: educação operária, anarquismo e sindicalismo revolucionário na Niterói da Primeira República. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-) |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11452 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/10. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Forjas da Liberdade : educação operária, anarquismo e sindicalismo revolucionário na Niterói da Primeira República |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Forges of Liberty. Workers’ Education, Anarchism and Revolutionary Syndicalism in Niterói during the First Republic |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Moraes, José Damiro de |
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dc.contributor.referee |
Roberti, Angela Martins |
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dc.contributor.referee |
Romani, Carlo |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Anarchism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Workers’ Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Integral Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Revolutionary Syndicalism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The issue of workers’ education was an object of debate and reflection in spaces of
working class mobilization in the First Republic, resulting in a series of educational projects and experiences. In this context, the influence of the anarchist thought was fundamental to boost the organization and strategy developed in the heart of workers. However, few studies try to link this eductional project to the syndicalist strategy adoptded in that period. This research aims to study the experience of the Escola da Liga Operária da Construção Civil from Niterói (Civil Construction Workers’ School), which was associated to the Federação Operária do Estado do Rio de Janeiro (Workers’ Federation of the State of Rio de Janeiro). Also, we analyse the educational activities of the anarchist Ruy Gonçalves in the forementioned school, and later in his own initiative, the school A Forja (The Forge), both in the 1920’s. Through newspapers, minutes of workers’ congresses and the educator’s own letters, we can clearly see the strategic intentions those initiatives bear. Far from being unsderstood as a purpose on itself, the workers’ schools and syndicates were defended as tools for social transformation by the militants who built them. The school A Forja comes as an attempt to advance this tranforming project through education. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
A questão da educação de trabalhadoras e trabalhadores foi objeto de debate e reflexão durante nos espaços de mobilização operária na Primeira República brasileira, resultando em uma série de projetos e experiências educacionais. Nesse contexto, a influência do pensamento anarquista foi fundamental para impulsionar a organização e estratégia desenvolvidas no seio dos trabalhadores. No entanto, poucos estudos buscam relacionar esse projeto de educação à estratégia sindical adotada no período. Esta pesquisa pretende estudar a experiência da Escola da Liga Operária da Construção Civil da cidade de Niterói, associada a Federação Operária do Estado do Rio de Janeiro. Junto a isso, as atividades educacionais do anarquista Ruy Gonçalves na referida escola, e posteriormente em sua iniciativa própria, a escola A Forja, ambas nos anos 1920. Através de periódicos, atas de congressos operários e cartas do próprio educador, percebemos com nitidez as intenções estratégicas que tais iniciativas carregam. Longe de serem entendidas como um fim em si mesmos, os sindicatos e escolas operárias eram defendidos como ferramentas de transformação social pelos militantes que a construíam. A escola A Forja surgirá como uma tentativa de avançar esse projeto transformador através da educação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Anarquismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Operária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instrução Integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sindicalismo Revolucionário |
pt_BR |