DSpace Repository

Forjas da Liberdade : educação operária, anarquismo e sindicalismo revolucionário na Niterói da Primeira República

Show simple item record

dc.contributor.advisor Moraes, José Damiro de
dc.contributor.author Machado, Antonio Felipe da Costa Monteiro
dc.date.accessioned 2018-03-28T17:33:59Z
dc.date.available 2018-03-28T17:33:59Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation MACHADO, Antonio Felipe da Costa Monteiro. Forjas da Liberdade: educação operária, anarquismo e sindicalismo revolucionário na Niterói da Primeira República. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-) pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11452
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/10. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Forjas da Liberdade : educação operária, anarquismo e sindicalismo revolucionário na Niterói da Primeira República pt_BR
dc.title.alternative Forges of Liberty. Workers’ Education, Anarchism and Revolutionary Syndicalism in Niterói during the First Republic pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Moraes, José Damiro de
dc.contributor.referee Roberti, Angela Martins
dc.contributor.referee Romani, Carlo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Anarchism pt_BR
dc.subject.en Workers’ Education pt_BR
dc.subject.en Integral Education pt_BR
dc.subject.en Revolutionary Syndicalism pt_BR
dc.description.abstracten The issue of workers’ education was an object of debate and reflection in spaces of working class mobilization in the First Republic, resulting in a series of educational projects and experiences. In this context, the influence of the anarchist thought was fundamental to boost the organization and strategy developed in the heart of workers. However, few studies try to link this eductional project to the syndicalist strategy adoptded in that period. This research aims to study the experience of the Escola da Liga Operária da Construção Civil from Niterói (Civil Construction Workers’ School), which was associated to the Federação Operária do Estado do Rio de Janeiro (Workers’ Federation of the State of Rio de Janeiro). Also, we analyse the educational activities of the anarchist Ruy Gonçalves in the forementioned school, and later in his own initiative, the school A Forja (The Forge), both in the 1920’s. Through newspapers, minutes of workers’ congresses and the educator’s own letters, we can clearly see the strategic intentions those initiatives bear. Far from being unsderstood as a purpose on itself, the workers’ schools and syndicates were defended as tools for social transformation by the militants who built them. The school A Forja comes as an attempt to advance this tranforming project through education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A questão da educação de trabalhadoras e trabalhadores foi objeto de debate e reflexão durante nos espaços de mobilização operária na Primeira República brasileira, resultando em uma série de projetos e experiências educacionais. Nesse contexto, a influência do pensamento anarquista foi fundamental para impulsionar a organização e estratégia desenvolvidas no seio dos trabalhadores. No entanto, poucos estudos buscam relacionar esse projeto de educação à estratégia sindical adotada no período. Esta pesquisa pretende estudar a experiência da Escola da Liga Operária da Construção Civil da cidade de Niterói, associada a Federação Operária do Estado do Rio de Janeiro. Junto a isso, as atividades educacionais do anarquista Ruy Gonçalves na referida escola, e posteriormente em sua iniciativa própria, a escola A Forja, ambas nos anos 1920. Através de periódicos, atas de congressos operários e cartas do próprio educador, percebemos com nitidez as intenções estratégicas que tais iniciativas carregam. Longe de serem entendidas como um fim em si mesmos, os sindicatos e escolas operárias eram defendidos como ferramentas de transformação social pelos militantes que a construíam. A escola A Forja surgirá como uma tentativa de avançar esse projeto transformador através da educação. pt_BR
dc.subject.pt Anarquismo pt_BR
dc.subject.pt Educação Operária pt_BR
dc.subject.pt Instrução Integral pt_BR
dc.subject.pt Sindicalismo Revolucionário pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|