dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Paulo |
|
dc.contributor.author |
Lakschevitz, Eduardo |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:39:53Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-04-02T21:39:53Z |
|
dc.date.issued |
2009-07 |
|
dc.identifier.citation |
ASSUNÇÃO, Eduardo Lakschevitz Xavier. Um canto comum: percebendo o coro de empresa como um mundo artístico. 2009. 216p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64878>. Acesso em: 28 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11458 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2009/22 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um canto comum : percebendo o coro de empresa como um mundo artístico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A common chant: perceiving the company choir as an art world |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.referee |
Figueiredo, Carlos Alberto |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Choral music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Company choir |
pt_BR |
dc.subject.en |
Orpheonic singing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art worlds |
pt_BR |
dc.subject.en |
Participant observation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Becker |
pt_BR |
dc.subject.en |
prosumer |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis presents a search for parameters through which contemporary choral singing can
be observed. After an analysis of technical-musical concepts, complementary methods are
searched in the work of authors who approach the musical phenomenon through Sociology.
Supported by ideas elaborated by sociologist Howard Becker, in Art Worlds (1982), choirs
composed by employees of four companies in the State of Rio de Janeiro were examined:
SEBRAE/RJ, TV Globo, FENASEG e SUBSEA7. Using the technique of Participant
Observation (Becker, 1993 e Mann, 1973), the network of cooperation that supports this form
of art production is studied, with emphasis in the work of the choir director and the singers.
Subsequently, the consequences of these findings in the musical language of the choirs was
analyzed, in aspects such as repertory (form, tessitura, texture and text treatment) and
conducting (gesture and rehearsal procedures). At the end a comparison is developed
between the work observed in this choirs with that of the orpheonic choral singing in
Brazilian schools in the decades of 1940 and 1950. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nesta tese propõe-se a busca por parâmetros por meio dos quais a atividade coral
contemporânea pode ser observada. Após uma análise de conceitos de cunho técnico-musical,
procura-se metodologias complementares a estes no trabalho de autores que abordam o
fenômeno musical pelo prisma da Sociologia. Com base em idéias elaboradas pelo sociólogo
Howard Becker em Art Worlds (1982), procurou-se observar o funcionamento de coros
formados por colaboradores de quatro empresas no Estado do Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ,
TV Globo, FENASEG e SUBSEA7. Utilizando-se a técnica da observação participante
(Becker, 1993 e Mann, 1973), foi investigada a rede de cooperações que suporta essa
produção artística, com ênfase na atividade do regente e dos coristas. Posteriormente foram
analisadas as conseqüências das questões identificadas na linguagem musical desses coros em
aspectos relativos a repertório (forma, tessitura, textura e tratamento do texto) e regência
(gestual e ensaio). Ao fim se estabelece uma comparação entre o funcionamento dos coros
observados e a atividade orfeônica das escolas brasileiras nas décadas de 1940 e 1950. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Canto coral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coro de empresa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Canto orfeônico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mundos artísticos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Observação participante |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Becker |
pt_BR |
dc.subject.pt |
prosumidor |
pt_BR |