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Um canto comum : percebendo o coro de empresa como um mundo artístico

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dc.contributor.advisor Pinheiro, Paulo
dc.contributor.author Lakschevitz, Eduardo
dc.date.accessioned 2018-04-02T21:39:53Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-02T21:39:53Z
dc.date.issued 2009-07
dc.identifier.citation ASSUNÇÃO, Eduardo Lakschevitz Xavier. Um canto comum: percebendo o coro de empresa como um mundo artístico. 2009. 216p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64878>. Acesso em: 28 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11458
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2009/22 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um canto comum : percebendo o coro de empresa como um mundo artístico pt_BR
dc.title.alternative A common chant: perceiving the company choir as an art world pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Figueiredo, Carlos Alberto
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Choral music pt_BR
dc.subject.en Company choir pt_BR
dc.subject.en Orpheonic singing pt_BR
dc.subject.en Art worlds pt_BR
dc.subject.en Participant observation pt_BR
dc.subject.en Becker pt_BR
dc.subject.en prosumer pt_BR
dc.description.abstracten This thesis presents a search for parameters through which contemporary choral singing can be observed. After an analysis of technical-musical concepts, complementary methods are searched in the work of authors who approach the musical phenomenon through Sociology. Supported by ideas elaborated by sociologist Howard Becker, in Art Worlds (1982), choirs composed by employees of four companies in the State of Rio de Janeiro were examined: SEBRAE/RJ, TV Globo, FENASEG e SUBSEA7. Using the technique of Participant Observation (Becker, 1993 e Mann, 1973), the network of cooperation that supports this form of art production is studied, with emphasis in the work of the choir director and the singers. Subsequently, the consequences of these findings in the musical language of the choirs was analyzed, in aspects such as repertory (form, tessitura, texture and text treatment) and conducting (gesture and rehearsal procedures). At the end a comparison is developed between the work observed in this choirs with that of the orpheonic choral singing in Brazilian schools in the decades of 1940 and 1950. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nesta tese propõe-se a busca por parâmetros por meio dos quais a atividade coral contemporânea pode ser observada. Após uma análise de conceitos de cunho técnico-musical, procura-se metodologias complementares a estes no trabalho de autores que abordam o fenômeno musical pelo prisma da Sociologia. Com base em idéias elaboradas pelo sociólogo Howard Becker em Art Worlds (1982), procurou-se observar o funcionamento de coros formados por colaboradores de quatro empresas no Estado do Rio de Janeiro: SEBRAE/RJ, TV Globo, FENASEG e SUBSEA7. Utilizando-se a técnica da observação participante (Becker, 1993 e Mann, 1973), foi investigada a rede de cooperações que suporta essa produção artística, com ênfase na atividade do regente e dos coristas. Posteriormente foram analisadas as conseqüências das questões identificadas na linguagem musical desses coros em aspectos relativos a repertório (forma, tessitura, textura e tratamento do texto) e regência (gestual e ensaio). Ao fim se estabelece uma comparação entre o funcionamento dos coros observados e a atividade orfeônica das escolas brasileiras nas décadas de 1940 e 1950. pt_BR
dc.subject.pt Canto coral pt_BR
dc.subject.pt Coro de empresa pt_BR
dc.subject.pt Canto orfeônico pt_BR
dc.subject.pt Mundos artísticos pt_BR
dc.subject.pt Observação participante pt_BR
dc.subject.pt Becker pt_BR
dc.subject.pt prosumidor pt_BR


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