dc.contributor.advisor |
Figueiredo, Carlos Alberto |
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dc.contributor.author |
Spoladore, Marina Carvalho |
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dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:41:46Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-04-02T21:41:46Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.citation |
SPOLADORE, Marina Carvalho. Aspectos da recepção de Savanas, de Almeida Prado: um estudo semiológico. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86777>. Acesso em: 28 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11461 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos da recepção de Savanas, de Almeida Prado : um estudo semiológico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aspects of the reception of Savanas, by Almeida Prado: a semiological study |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
semiology |
pt_BR |
dc.subject.en |
tripartition |
pt_BR |
dc.subject.en |
reception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Almeida Prado |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation presents an application of the tripartite model of semiological analysis in
Savanas (1983), for solo piano, by Almeida Prado. It contains a brief discussion about the
referred model, initially proposed by Jean Molino, applied by Jean-Jacques Nattiez and
developed by François Delalande. The analysis described here approaches the reception’s
aspects of the referred work, which are represented by two main objects and their respective
receivers: the score was interpreted by the editor, analysts and interpreters (pianists). The
sonorous object was perceived by the recording editor and the listeners (spectators).
Interviews took place with these agents, except the listeners, whose were submitted to work
presentations, through where were collected their impressions about Savanas, in three distinct
situations. The score editor’s approach was based on the definition of the edition forms by
Carlos Alberto Figueiredo (2004). The data obtained in both analysis were observed
according to Nattiez’s proposal of the six analytic situations within the tripartite model. The
reflections about the listeners’ impressions were based on the Jauss’ concept of the horizon of
expectations (1967) and on the studies of musical reception by Zofia Lissa. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação apresenta uma aplicação do modelo tripartite de análise em Savanas
(1983), para piano solo, de Almeida Prado. Contém uma breve discussão sobre o referido
modelo, proposto inicialmente por Jean Molino (1931), aplicado por Jean-Jacques Nattiez
(1945) e desenvolvido por François Delalande (1991). A análise aqui encontrada aborda os
aspectos da recepção da obra citada, que são representados por dois objetos principais e seus
respectivos receptores: a partitura foi interpretada pelo editor, pelos analistas e pelos
intérpretes. O registro sonoro foi percebido pelo editor de gravação e pelos ouvintes. Foram
realizadas entrevistas com estes receptores, com exceção dos ouvintes, que foram submetidos
a audições de trechos da obra, através das quais foram coletadas suas impressões sobre
Savanas, em três situações distintas. Para abordar a recepção do editor da partitura, foi
utilizado como base a definição de tipos de edição de Carlos Alberto Figueiredo (2004). Os
dados obtidos nas duas análises da obra foram observados à luz da proposta de Nattiez de seis
situações analíticas dentro do modelo tripartite. As reflexões sobre as impressões dos ouvintes
foram baseadas no conceito de horizonte de expectativas de Hans Robert Jauss (1967) e nos
estudos de recepção musical de Zofia Lissa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
semiologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
modelo tripartite |
pt_BR |
dc.subject.pt |
recepção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Almeida Prado |
pt_BR |