dc.contributor.advisor |
Keiserman, Nara |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Dinah de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:43:34Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-04-02T21:43:34Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Dinah De. Pensamento material: o training físico como linguagem. 2010. 165p. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25035>. Acesso em: 23 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11462 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pensamento material: o training físico como linguagem |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is the development of a theoretical study concerning the potentialities of thought, or rather of ways of thought, aroused by a certain practice of actor training. This training, object of my study, descends from the training developed by Jerzy Grotowski and Ryszard Cieslak at the time of the Teatr Laboratorium in Poland. By way of examining certain generic critical categories (montage, fragment, collage) related to practices simultaneously conceptual, reflexive and artistic, I propose a language investigation based on the physical training which, in modern and contemporary works, points, in distinct ways, to methodically potential ways of figuration, to the disclosure of a demand for performativity, to works structurally marked by interruption, by differential repetition, by (auto) problematization. This
9
investigation led to the understanding of the Benjaminian concept of allegory as a crossing, which guarantees one the temporary perspectives to examine the structure of the physical training and the senses that derive from it. The current research demonstrates that my object may be understood, itself, as language – material structure for a way of thought based on modernity‟s sense of allegory. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho de dissertação é o desenvolvimento de um estudo teórico sobre as potencialidades de pensamento, suscitados por meio de uma prática de treinamento de atores. O treinamento, objeto do meu estudo, é descendente do training desenvolvido por Jerzy Grotowski e Ryszard Cieslak na época do Teatr Laboratorium na Polônia. Trato, por meio do exame de categorias crítico-genéricas (montagem, fragmento, colagem) ligadas a práticas simultaneamente conceituais, reflexivas e artísticas, de propor a investigação de uma linguagem a partir do training físico, que, no âmbito da produção moderna e contemporânea, aponta, de modo distinto, para formas metodicamente potenciais de figuração, para a exposição de uma exigência de performatividade, para construções estruturalmente marcadas pela interrupção, pela repetição diferencial, pela (auto) problematização. A investigação levou ao
8
entendimento do conceito benjaminiano de alegoria como um atravessamento, que garante uma das perspectivas provisórias para olhar a estrutura do training físico e os sentidos que derivam dela. O estado da pesquisa demonstra que meu objeto pode ser entendido, ele mesmo, como um modo de linguagem - estrutura material de um pensamento pautado pelo teor de alegoria da modernidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grotowski, Jerzy, 1933-1999. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Benjamin, Walter, 1892-1940 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro – Séc. XXI. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aptidão física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Alegoria (Arte) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colagem |
pt_BR |