dc.contributor.advisor |
Miranda, Michele Campos de |
|
dc.contributor.author |
Miranda, Michele Campos de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:43:59Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-04-02T21:43:59Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
MIRANDA, Michele Campos de. Performance da plenitude e performance da ausência: vida, arte e luta de Luiz Otávio Barata na cena de Belém. 2010. 226f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25067>. Acesso em: 23 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11463 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/06 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Performance da plenitude e performance da ausência : vida-obra de Luís Otávio Barata na cena de Belém |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Coelho, José Luiz Ligiéro |
|
dc.contributor.referee |
Resende, Beatriz Vieira de |
|
dc.contributor.referee |
Ana Karine Jansen de, Amorim |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Wladilene de Sousa |
|
dc.contributor.referee |
Maria Cristina, Brito |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Luís Otávio Barata |
pt_BR |
dc.subject.en |
experimental theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
political theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Belém |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research recovers the life-work of the Pará artist Luís Otávio Barata, among two
perspectives: the performance of plenitude includes the birth of the experimental theater in Belém
city, Pará State, throughout 1970 to 1990, having as start points the Barata`s work as the front
man of the group Teatro Cena Aberta, the foundation of the Experimental Theater Waldemar
Henrique, his work in other groups, and the political movements that propitiated the birth of the
State Union of Actors, Authors and Theater Technicians, Fesat, in 1979, and new cultural politics
in Pará State. The performance of absence includes Barata`s last years, which we observe as his
late and most mature work; his break up with Belém and reclusion in São Paulo, where, along
eight years, he lived a performative and everyday experience, that will end only by his own death,
in 2006. As methods, we engaged a deep ethnographic job with many travels to the field work,
and the collection of testimonies of artists, friends, family, and other witnesses of this scenario,
such as a huge historical e biographical material, such as diaries, texts, personal notes,
photographs, videos, and many others. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa recupera a vida-obra do artista paraense Luís Otávio Barata a partir de duas
perspectivas: a performance da plenitude compreende o surgimento do teatro experimental na
cidade de Belém, Pará, no período de 1970 a 1990, tendo como ponto de partida os trabalhos de
Barata à frente do grupo Teatro Cena Aberta, em torno da fundação do Teatro Experimental
Waldemar Henrique, e de outros grupos com que trabalhou, bem como os movimentos políticos
que propiciaram o surgimento da Federação Estadual dos Atores, Autores e Técnicos de Teatro, a
Fesat, em 1979, e de novas políticas culturais no Pará. A performance da ausência compreende
os últimos anos de vida de Barata, o que observamos como seu trabalho tardio e mais maduro;
sua ruptura com a cidade de Belém e reclusão em São Paulo onde, durante oito anos, vive uma
experiência performática cotidiana que só terá fim com o seu próprio falecimento, em 2006.
Como método desta pesquisa nos valemos de intenso trabalho etnográfico com diversas idas a
campo e a coleta de depoimentos de artistas, amigos, familiares e testemunhas desta cena, bem
como vasto material histórico e biográfico, como agendas, textos, anotações pessoais, fotografias,
vídeos, dentre outros. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Luís Otávio Barata |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro experimental |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro político |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Belém |
pt_BR |