DSpace Repository

Performance da plenitude e performance da ausência : vida-obra de Luís Otávio Barata na cena de Belém

Show simple item record

dc.contributor.advisor Miranda, Michele Campos de
dc.contributor.author Miranda, Michele Campos de
dc.date.accessioned 2018-04-02T21:43:59Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-02T21:43:59Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MIRANDA, Michele Campos de. Performance da plenitude e performance da ausência: vida, arte e luta de Luiz Otávio Barata na cena de Belém. 2010. 226f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25067>. Acesso em: 23 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11463
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Performance da plenitude e performance da ausência : vida-obra de Luís Otávio Barata na cena de Belém pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Coelho, José Luiz Ligiéro
dc.contributor.referee Resende, Beatriz Vieira de
dc.contributor.referee Ana Karine Jansen de, Amorim
dc.contributor.referee Lima, Wladilene de Sousa
dc.contributor.referee Maria Cristina, Brito
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Luís Otávio Barata pt_BR
dc.subject.en experimental theater pt_BR
dc.subject.en political theater pt_BR
dc.subject.en performance pt_BR
dc.subject.en Belém pt_BR
dc.description.abstracten This research recovers the life-work of the Pará artist Luís Otávio Barata, among two perspectives: the performance of plenitude includes the birth of the experimental theater in Belém city, Pará State, throughout 1970 to 1990, having as start points the Barata`s work as the front man of the group Teatro Cena Aberta, the foundation of the Experimental Theater Waldemar Henrique, his work in other groups, and the political movements that propitiated the birth of the State Union of Actors, Authors and Theater Technicians, Fesat, in 1979, and new cultural politics in Pará State. The performance of absence includes Barata`s last years, which we observe as his late and most mature work; his break up with Belém and reclusion in São Paulo, where, along eight years, he lived a performative and everyday experience, that will end only by his own death, in 2006. As methods, we engaged a deep ethnographic job with many travels to the field work, and the collection of testimonies of artists, friends, family, and other witnesses of this scenario, such as a huge historical e biographical material, such as diaries, texts, personal notes, photographs, videos, and many others. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa recupera a vida-obra do artista paraense Luís Otávio Barata a partir de duas perspectivas: a performance da plenitude compreende o surgimento do teatro experimental na cidade de Belém, Pará, no período de 1970 a 1990, tendo como ponto de partida os trabalhos de Barata à frente do grupo Teatro Cena Aberta, em torno da fundação do Teatro Experimental Waldemar Henrique, e de outros grupos com que trabalhou, bem como os movimentos políticos que propiciaram o surgimento da Federação Estadual dos Atores, Autores e Técnicos de Teatro, a Fesat, em 1979, e de novas políticas culturais no Pará. A performance da ausência compreende os últimos anos de vida de Barata, o que observamos como seu trabalho tardio e mais maduro; sua ruptura com a cidade de Belém e reclusão em São Paulo onde, durante oito anos, vive uma experiência performática cotidiana que só terá fim com o seu próprio falecimento, em 2006. Como método desta pesquisa nos valemos de intenso trabalho etnográfico com diversas idas a campo e a coleta de depoimentos de artistas, amigos, familiares e testemunhas desta cena, bem como vasto material histórico e biográfico, como agendas, textos, anotações pessoais, fotografias, vídeos, dentre outros. pt_BR
dc.subject.pt Luís Otávio Barata pt_BR
dc.subject.pt teatro experimental pt_BR
dc.subject.pt teatro político pt_BR
dc.subject.pt performance pt_BR
dc.subject.pt Belém pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|