dc.contributor.advisor |
Lins, Elizabeth Travassos |
|
dc.contributor.author |
Araújo, Joana de Cássia Santos Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:46:06Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-04-02T21:46:06Z |
|
dc.date.issued |
2010-08 |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Joana de Cássia Santos. A sanfona na cena musical carioca. 2010. 114f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64958>. Acesso em: 26 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11464 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A sanfona na cena musical carioca |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.referee |
Salgado, José Alberto |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Accordion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Forró |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Between 1950 and 1990, in the capital cities of central-southern Brazil, the musical
genre “forró” has known periods of huge success as well as deep oblivion. In the
1990’s, “forró” came back to light thanks to the middle-class youth of Rio de Janeiro.
They created a movement called forró universitario, which showed a growing interest in
“forró” and northeastern culture. The hype around “forró” awakened interest among
young people to play the genre's traditional instruments, such as the accordion. This
instrument has experienced both prestige and decline in Brazilian popular music. Now,
considering the “end” of the forró universitário movement, one can ask; where in Rio de
Janeiro can you find the accordion and its players? To answer this question, an
ethnographic study of live musical activities in Centro Luiz Gonzaga de Tradições
Nordestinas (a stronghold of northeastern culture in the capital), and other music clubs
in Rio, was completed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Entre 1950 e 1990, o forró experimentou, nas capitais da região centro-sul do Brasil,
uma trajetória de sucesso intercalado com períodos de esquecimento. Um dos
movimentos mais destacados neste processo foi o forró universitário (na década de
1990), caracterizado pela redescoberta do forró e da cultura nordestina por jovens de
classe média carioca. O modismo criado em torno do forró despertou nesses jovens o
interesse em tocar instrumentos pouco valorizados, entre eles, a sanfona, que conheceu
épocas de prestígio e desprestígio na música popular. Levando em consideração o “fim”
do forró universitário, quais seriam os lugares que têm solicitado a presença da sanfona
e, portanto, do sanfoneiro no Rio de Janeiro dos dias atuais? Para responder a esta
pergunta, realizou-se uma etnografia das atividades musicais ao vivo em que se faz
presente a sanfona, tanto no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (reduto da
cultura nordestina na capital) quanto em outros espaços musicais cariocas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sanfona |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Forró |
pt_BR |