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Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições.

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dc.contributor.advisor Gubernikoff, Carole
dc.contributor.author Gentil-Nunes, Pauxy
dc.date.accessioned 2018-04-02T21:46:33Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-02T21:46:33Z
dc.date.issued 2009-09
dc.identifier.citation GENTIL-NUNES, Pauxy. Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições. 2009. xx, 371f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64870>. Acesso em: 28 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11465
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2009/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições. pt_BR
dc.title.alternative Partitional analysis: mediation between musical composition and the theory of integer partitions pt_BR
dc.title.alternative Analyse partitionelle: une médiation entre la composition musicale et la théorie des partitions d’un entier pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fulks, Leonardo
dc.contributor.referee Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.referee Senna Netto, Caio Nelson de
dc.contributor.referee Victório, Roberto
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Integer Partitions pt_BR
dc.subject.en Composition pt_BR
dc.subject.en Musical Analysis pt_BR
dc.subject.fr Partitions d’un entier pt_BR
dc.subject.fr Composition pt_BR
dc.subject.fr Analyse musicale pt_BR
dc.description.abstracten Partitional analysis is proposed as an original approach to musical composition and analysis, based on a convergence between the theory of integer partitions, by Leonhard Euler (1748), and textural analysis, by Wallace Berry (1976). Its main objective is to build a complete topology of textural configurations, and thus to promote the creation of new formalizations of compositional practices. For this purpose, relations between partitions are established through analysis of internal structures. Various original concepts and tools are explored, including indices of agglomeration and dispersion, partitiograms, indexograms, and processes of resizing, revariance, transfer, concurrence, and regglomeration. Three analytical applications are presented - rhythmic, melodic and event partitioning. Based on these applications, short pieces by a few composers of classical music (Beethoven, Schoenberg, Webern, Bach, Gentil-Nunes, Ferneyhough) are analyzed, in order to verify the analytical relevance of the theory, through comparison with other types of analysis. pt_BR
dc.description.abstractfr L’analyse partitionelle est proposée comme une approche originale de la composition musicale, fondée sur la confluence de la théorie des partitions d’un entier, de Leonhard Euler (1748), et sur l’analyse de la texture, de Wallace Berry (1976). Son principal objectif est de construire une topologie complète des configurations texturelles, et ainsi, promouvoir la création de nouvelles formalisations de pratiques compositionelles. A cet effet, quelques relations entre les partitions sont établies à partir de l’analyse de ses structures internes. Quelques concepts et outils originaux sont développés, tels les indices de agglomération et dispersion, les partitiogrammes et indexogrammes; et les processus de redimensionment, de revariance, d’agglomération, de dispersion, de transfert, de concurrence et de regglomeration. Trois applications analytiques sont proposées : partitionement rythmique, mélodique et par évenements. Celles-ci sont utilisées dans l´analyse de petites pièces de compositeurs de musique de concert (Beethoven, Schöenberg, Webern, Bach, Gentil-Nunes, Ferneyhough), visant la vérification de la pertinence analytique de la théorie, en comparaison avec d´autres types d’analyses. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A análise particional é proposta como abordagem original da composição musical, fundamentada na convergência entre a teoria das partições de inteiros, de Leonhard Euler (1748), e a análise textural de Wallace Berry (1976). Seu principal objetivo é construir uma topologia completa das configurações texturais, e assim promover a criação de novas formalizações de práticas composicionais. Para isso, são estabelecidas relações entre as partições, através da análise de sua estrutura interna. Alguns conceitos e ferramentas originais são desenvolvidos, como os índices de aglomeração e dispersão, os particiogramas, os indexogramas, e os processos de redimensionamento, revariância, transferência, concorrência e reglomeração. Três aplicações analíticas são propostas: particionamento rítmico, melódico e por eventos. A partir delas, são analisadas pequenas peças de alguns autores de música de concerto (Beethoven, Schöenberg, Webern, Bach, Gentil-Nunes, Ferneyhough), com a finalidade de verificar a pertinência analítica da teoria, através da comparação com outros tipos de análise. pt_BR
dc.subject.pt Partições de Inteiros pt_BR
dc.subject.pt Composição pt_BR
dc.subject.pt Análise Musical pt_BR


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