| dc.contributor.advisor | Reynaud, Ana Teresa Jardim | |
| dc.contributor.author | Raymundo, Jaqueline Rodrigues de Souza | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-02T21:47:24Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-04-02T21:47:24Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.identifier.citation | RAYMUNDO, Jaqueline Rodrigues de Souza. Teatro e software: entre processos de criação. 2010. 213f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25070>. Acesso em: 26 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11467 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/10 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Teatro e software : entre processos de criação | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Theatre | pt_BR |
| dc.subject.en | Software | pt_BR |
| dc.subject.en | Thinking | pt_BR |
| dc.subject.en | Processes (Creation) | pt_BR |
| dc.subject.en | Human-computer relationships | pt_BR |
| dc.description.abstracten | Confronting a blurred landscape which elects the "digital" as an umbrella to shelter changes – social, cultural, economic, artistic, behavioral, etc. - that have been experienced since the last years before the turn of the millennium, theatre occupies a territory almost isolated, which calls for reporting "live", the meeting on "flesh and blood" of humans. At the same time, software, as constitutive power of contemporary society, becomes invisible and invade territories, without being noticed. Theatre territories are not isolated and have being increasingly invaded by the multiple challenges of "new technologies", resulting from software domains. Facing the diversity of the exchange processes between theatre and software - where theatrical practice is influenced and potentially opens itself to deterritorializations and reterritorializations of performance - the paths taken through these boundaries are still set in almost impenetrable surfaces. Thus, this research is not to talk about digital technology, nor computers, but attitudes, thoughts, which can be configured, reconfigured as creation precipitators in a "world" where human and computer are given in symbiotic processes. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Diante de uma paisagem borrada que elege o “digital” como guarda-chuva para abrigar as mutações – sociais, culturais, econômicas, artísticas, comportamentais etc. – que têm sido vivenciadas desde os últimos anos que antecederam a virada deste milênio, o teatro ocupa um território quase isolado, que preconiza a comunicação “ao vivo”, o encontro em “carne e osso” de humanos. Ao mesmo tempo, o software, como poder constitutivo da sociedade contemporânea, se faz invisível. E invade territórios, sem que seja percebido. Os territórios do teatro não estão isolados e são invadidos cada vez mais pelas multiplicidades desafiadoras das “novas tecnologias”, advindas dos domínios do software. Frente à diversidade dos processos de troca entre teatro e software – onde a prática teatral é influenciada e potencialmente se abre à desterritorializações e reterritorializações do evento cênico – os caminhos percorridos por entre estas fronteiras, estão ainda fixados em superfícies quase impenetráveis. Desta maneira, não se trata na pesquisa de falar sobre tecnologia digital, nem tão pouco de computadores, mas de mentalidades, de pensamentos, que podem ser configurados, re-configurados, precipitadores de criações, em um “mundo” onde humano e computador se dão em processos simbióticos. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro | pt_BR |
| dc.subject.pt | Software | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pensamento | pt_BR |
| dc.subject.pt | Processos (Criação) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Relações homem-computador | pt_BR |