dc.contributor.advisor |
Reynaud, Ana Teresa Jardim |
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dc.contributor.author |
Raymundo, Jaqueline Rodrigues de Souza |
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dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:47:24Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-04-02T21:47:24Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
RAYMUNDO, Jaqueline Rodrigues de Souza. Teatro e software: entre processos de criação. 2010. 213f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25070>. Acesso em: 26 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11467 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/10 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Teatro e software : entre processos de criação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theatre |
pt_BR |
dc.subject.en |
Software |
pt_BR |
dc.subject.en |
Thinking |
pt_BR |
dc.subject.en |
Processes (Creation) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Human-computer relationships |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Confronting a blurred landscape which elects the "digital" as an umbrella to shelter
changes – social, cultural, economic, artistic, behavioral, etc. - that have been
experienced since the last years before the turn of the millennium, theatre occupies a
territory almost isolated, which calls for reporting "live", the meeting on "flesh and
blood" of humans. At the same time, software, as constitutive power of contemporary
society, becomes invisible and invade territories, without being noticed. Theatre
territories are not isolated and have being increasingly invaded by the multiple
challenges of "new technologies", resulting from software domains. Facing the
diversity of the exchange processes between theatre and software - where theatrical
practice is influenced and potentially opens itself to deterritorializations and
reterritorializations of performance - the paths taken through these boundaries are
still set in almost impenetrable surfaces. Thus, this research is not to talk about digital
technology, nor computers, but attitudes, thoughts, which can be configured, reconfigured
as creation precipitators in a "world" where human and computer are given
in symbiotic processes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Diante de uma paisagem borrada que elege o “digital” como guarda-chuva para
abrigar as mutações – sociais, culturais, econômicas, artísticas, comportamentais etc.
– que têm sido vivenciadas desde os últimos anos que antecederam a virada deste
milênio, o teatro ocupa um território quase isolado, que preconiza a comunicação “ao
vivo”, o encontro em “carne e osso” de humanos. Ao mesmo tempo, o software, como
poder constitutivo da sociedade contemporânea, se faz invisível. E invade territórios,
sem que seja percebido. Os territórios do teatro não estão isolados e são invadidos
cada vez mais pelas multiplicidades desafiadoras das “novas tecnologias”, advindas
dos domínios do software. Frente à diversidade dos processos de troca entre teatro e
software – onde a prática teatral é influenciada e potencialmente se abre à
desterritorializações e reterritorializações do evento cênico – os caminhos percorridos
por entre estas fronteiras, estão ainda fixados em superfícies quase impenetráveis.
Desta maneira, não se trata na pesquisa de falar sobre tecnologia digital, nem tão
pouco de computadores, mas de mentalidades, de pensamentos, que podem ser
configurados, re-configurados, precipitadores de criações, em um “mundo” onde
humano e computador se dão em processos simbióticos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Software |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pensamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos (Criação) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações homem-computador |
pt_BR |