DSpace Repository

Teatro e software : entre processos de criação

Show simple item record

dc.contributor.advisor Reynaud, Ana Teresa Jardim
dc.contributor.author Raymundo, Jaqueline Rodrigues de Souza
dc.date.accessioned 2018-04-02T21:47:24Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-02T21:47:24Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation RAYMUNDO, Jaqueline Rodrigues de Souza. Teatro e software: entre processos de criação. 2010. 213f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25070>. Acesso em: 26 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11467
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2010/10 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Teatro e software : entre processos de criação pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Theatre pt_BR
dc.subject.en Software pt_BR
dc.subject.en Thinking pt_BR
dc.subject.en Processes (Creation) pt_BR
dc.subject.en Human-computer relationships pt_BR
dc.description.abstracten Confronting a blurred landscape which elects the "digital" as an umbrella to shelter changes – social, cultural, economic, artistic, behavioral, etc. - that have been experienced since the last years before the turn of the millennium, theatre occupies a territory almost isolated, which calls for reporting "live", the meeting on "flesh and blood" of humans. At the same time, software, as constitutive power of contemporary society, becomes invisible and invade territories, without being noticed. Theatre territories are not isolated and have being increasingly invaded by the multiple challenges of "new technologies", resulting from software domains. Facing the diversity of the exchange processes between theatre and software - where theatrical practice is influenced and potentially opens itself to deterritorializations and reterritorializations of performance - the paths taken through these boundaries are still set in almost impenetrable surfaces. Thus, this research is not to talk about digital technology, nor computers, but attitudes, thoughts, which can be configured, reconfigured as creation precipitators in a "world" where human and computer are given in symbiotic processes. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Diante de uma paisagem borrada que elege o “digital” como guarda-chuva para abrigar as mutações – sociais, culturais, econômicas, artísticas, comportamentais etc. – que têm sido vivenciadas desde os últimos anos que antecederam a virada deste milênio, o teatro ocupa um território quase isolado, que preconiza a comunicação “ao vivo”, o encontro em “carne e osso” de humanos. Ao mesmo tempo, o software, como poder constitutivo da sociedade contemporânea, se faz invisível. E invade territórios, sem que seja percebido. Os territórios do teatro não estão isolados e são invadidos cada vez mais pelas multiplicidades desafiadoras das “novas tecnologias”, advindas dos domínios do software. Frente à diversidade dos processos de troca entre teatro e software – onde a prática teatral é influenciada e potencialmente se abre à desterritorializações e reterritorializações do evento cênico – os caminhos percorridos por entre estas fronteiras, estão ainda fixados em superfícies quase impenetráveis. Desta maneira, não se trata na pesquisa de falar sobre tecnologia digital, nem tão pouco de computadores, mas de mentalidades, de pensamentos, que podem ser configurados, re-configurados, precipitadores de criações, em um “mundo” onde humano e computador se dão em processos simbióticos. pt_BR
dc.subject.pt Teatro pt_BR
dc.subject.pt Software pt_BR
dc.subject.pt Pensamento pt_BR
dc.subject.pt Processos (Criação) pt_BR
dc.subject.pt Relações homem-computador pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|