dc.contributor.advisor |
Fernandes, José Nunes |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Luciana Santos Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:48:24Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-04-02T21:48:24Z |
|
dc.date.issued |
2010-08 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Luciana Santos Silva. Uso do computador e equipamentos nas aulas de música por professores da escola pública da cidade do Rio de Janeiro: relato de experiência e análise das opiniões dos professores. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64949>. Acesso em: 26 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11469 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/16 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Uso do computador e equipamentos nas aulas de música por professores da escola pública da cidade do Rio de Janeiro : relato de experiência e análise das opiniões dos professores |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of Computer and Electronics in Music Classes for Public School Teachers in Rio de Janeiro: experience report and analysis of the views of teachers |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
computer |
pt_BR |
dc.subject.en |
electronic equipment |
pt_BR |
dc.subject.en |
music teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
public school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The area of musical production has closely followed the whole evolution and technological
transformation that took place in the last ten years. Musicians and musical producers take
advantage of the opportunities offered by technological advances as well as by the lower costs
of their projects and productions – a fact that, at the same time, influences and transforms the
whole chain of production, diffusion and distribution of music. And, in the wake of all that,
new ways of composing, playing and listening to music have arisen. At the same time, though
in a different situation, there are public schools where the teaching of music is mandatory.
However, instead of equipping themselves with musical instruments, they buy more and more
computers and connect them to high speed Internet. How is one to take advantage of the
innovations provided by recent technology and how can these technological resources
improve the music classes in the public schools? This is the central question we try to answer
in our thesis, which discusses the use of technological resources and electronic equipment as
an auxiliary teaching tool. Based on the answers to a questionnaire, provided by music
teachers, the present research analyzes the views of teachers and familiarity with the available
technological resources, such as computers, audio software, Internet and other electronic
devices, as well as the educators’ ability and disposition to introduce those innovations in
their classrooms. In addition to this, this research advocates the use of software developed to
help the production of music as a valuable tool in the music classroom. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A área da produção musical tem acompanhado de perto toda evolução e transformação
tecnológica da última década. Músicos e produtores musicais aproveitam a grande
oportunidade dada tanto pelo progresso tecnológico quanto pelo barateamento dos custos para
produzirem e realizarem seus projetos que ao mesmo tempo influenciam e transformam toda a
cadeia da produção, difusão e distribuição de música. Com isso, nos deparamos também com
novas formas de escuta, de execução e composição musical. No mesmo momento, porém, em
diferente situação, encontramos escolas da rede pública, que possuem na sua grade curricular
a obrigatoriedade da disciplina música e, se equipam cada vez mais, não com instrumentos
musicais, mas com computadores e Internet banda larga. Como aproveitar as inovações
proporcionadas pela tecnologia, e como o uso de tais recursos tecnológicos poderão colaborar
com as aulas de música na rede pública de ensino? Esta é a questão central que
desenvolvemos nesta dissertação. O estudo procura discutir o uso de recursos tecnológicos e
equipamentos eletrônicos em escolas da rede pública de ensino como ferramenta auxiliar nas
aulas de música. Através de um questionário realizado com professores de música, esta
pesquisa analisa as opiniões desses professores sobre os recursos tecnológicos, como
computadores, softwares de áudio, Internet e outros equipamentos eletrônicos, e se os
educadores musicais estão aptos e dispostos a promoverem tais mudanças dentro das salas de
aula. Defende, ainda, o uso de softwares desenvolvidos para a produção em música como
ferramenta vantajosa para aplicação em aulas de música. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
computador |
pt_BR |
dc.subject.pt |
equipamentos eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
ensino de música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
escola pública |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro |
pt_BR |