dc.contributor.advisor |
Leite, Vania Dantas |
|
dc.contributor.author |
Mendes, Doriana |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-02T21:48:57Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-04-02T21:48:57Z |
|
dc.date.issued |
2010-03 |
|
dc.identifier.citation |
MENDES, Doriana. Versatilidade do intérprete contemporâneo: uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25147>. Acesso em: 26 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11470 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Versatilidade do intérprete contemporâneo : uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Versatility of the Contemporary Performer: an interpretative approach to three Brazilian works for voice and scene |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.referee |
Velloso, Rodrigo Cicchelli |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary Singing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Languages Interactivity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study addressed performance issues related to vocal contemporary works that necessarily
entail additional artistic crafts, such as stage acting and dancing. Three pieces, composed in
Brazil in the period between 1997 and 1999 by composers Jocy de Oliveira, Vania Dantas
Leite and Marisa Rezende were focused. In all of them, the author of this research worked as
a soloist in the debut performance. The creative role of the performer in the final conception
of the work was described and discussed. Different analytical approaches were employed,
according to the works' structures and the nature of the musical and extra-musical demands.
The documentation comprised interviews with the composers and performers that worked on
further concerts. The artistic profile of the performer and his/her functions was drawn for each
work, revealing a wide variety of tasks to be accomplished, consistently extrapolating the
usual atributions of professional singers, even those with an academic background. One of the
goals for this research was to deepen the interaction of different languages in performing arts,
resulting in an effective contribution to the study of Brazilian contemporary vocal music, an
area that still remains little studied. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo destinou-se a questões relacionadas à performance de obras vocais
contemporâneas que necessariamente requerem tarefas artísticas adicionais, como atuar
teatralmente e dançar. Foram enfocadas três peças vocais contemporâneas, compostas no
Brasil, entre 1997 e 1999, pelas compositoras Jocy de Oliveira, Vania Dantas Leite e Marisa
Rezende. Em todas as obras a autora desta pesquisa atuou como solista. O papel de
colaborador do intérprete na concepção final das obras foi descrtito e discutido. Foram
utilizadas diferentes abordagens analíticas de acordo com a estrutura das obras e a natureza
específica das demandas musicais e extra-musicais. A documentação incluiu entrevistas
gravadas com as compositoras das obras assim como seus posteriores intérpretes. Foi traçado
um perfil artístico do intérprete e suas funções em cada obra, que demonstrou demandas
diversificadas em tais produções, invariavelmente extrapolando as atribuições usuais dos
cantores profissionais, mesmo os de formação acadêmica. Um dos objetivos desta
investigação foi o de aprofundar questões sobre a interação de diferentes linguagens nas artes
performático-musicais, resultando numa efetiva contribuição aos estudos sobre a produção
vocal brasileira contemporânea, que se mostram ainda escassos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Canto Contemporâneo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interatividade de Linguagens |
pt_BR |