DSpace Repository

Versatilidade do intérprete contemporâneo : uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena

Show simple item record

dc.contributor.advisor Leite, Vania Dantas
dc.contributor.author Mendes, Doriana
dc.date.accessioned 2018-04-02T21:48:57Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-02T21:48:57Z
dc.date.issued 2010-03
dc.identifier.citation MENDES, Doriana. Versatilidade do intérprete contemporâneo: uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25147>. Acesso em: 26 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11470
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/08 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Versatilidade do intérprete contemporâneo : uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena pt_BR
dc.title.alternative Versatility of the Contemporary Performer: an interpretative approach to three Brazilian works for voice and scene pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.referee Velloso, Rodrigo Cicchelli
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Contemporary Singing pt_BR
dc.subject.en Music Theater pt_BR
dc.subject.en Languages Interactivity pt_BR
dc.description.abstracten This study addressed performance issues related to vocal contemporary works that necessarily entail additional artistic crafts, such as stage acting and dancing. Three pieces, composed in Brazil in the period between 1997 and 1999 by composers Jocy de Oliveira, Vania Dantas Leite and Marisa Rezende were focused. In all of them, the author of this research worked as a soloist in the debut performance. The creative role of the performer in the final conception of the work was described and discussed. Different analytical approaches were employed, according to the works' structures and the nature of the musical and extra-musical demands. The documentation comprised interviews with the composers and performers that worked on further concerts. The artistic profile of the performer and his/her functions was drawn for each work, revealing a wide variety of tasks to be accomplished, consistently extrapolating the usual atributions of professional singers, even those with an academic background. One of the goals for this research was to deepen the interaction of different languages in performing arts, resulting in an effective contribution to the study of Brazilian contemporary vocal music, an area that still remains little studied. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este estudo destinou-se a questões relacionadas à performance de obras vocais contemporâneas que necessariamente requerem tarefas artísticas adicionais, como atuar teatralmente e dançar. Foram enfocadas três peças vocais contemporâneas, compostas no Brasil, entre 1997 e 1999, pelas compositoras Jocy de Oliveira, Vania Dantas Leite e Marisa Rezende. Em todas as obras a autora desta pesquisa atuou como solista. O papel de colaborador do intérprete na concepção final das obras foi descrtito e discutido. Foram utilizadas diferentes abordagens analíticas de acordo com a estrutura das obras e a natureza específica das demandas musicais e extra-musicais. A documentação incluiu entrevistas gravadas com as compositoras das obras assim como seus posteriores intérpretes. Foi traçado um perfil artístico do intérprete e suas funções em cada obra, que demonstrou demandas diversificadas em tais produções, invariavelmente extrapolando as atribuições usuais dos cantores profissionais, mesmo os de formação acadêmica. Um dos objetivos desta investigação foi o de aprofundar questões sobre a interação de diferentes linguagens nas artes performático-musicais, resultando numa efetiva contribuição aos estudos sobre a produção vocal brasileira contemporânea, que se mostram ainda escassos. pt_BR
dc.subject.pt Canto Contemporâneo pt_BR
dc.subject.pt Teatro Musical pt_BR
dc.subject.pt Interatividade de Linguagens pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|