| dc.contributor.advisor | Tacuchian, Ricardo | |
| dc.contributor.author | Simões, Claudia Maria Villar Caldeira. | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-02T21:58:32Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-04-02T21:58:32Z | |
| dc.date.issued | 2009-09 | |
| dc.identifier.citation | SIMÕES, Claudia Maria Villar Caldeira. Abertura Rondônia e outros afluentes da sinfonia Amazonas: uma proposta de ferramenta gráfica para auxílio analítico e composicional desenvolvida a partir do estudo da trilogia sinfônica de Claudio Santoro (Sinfonias 9, 10 e 11). Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=86766>. Acesso em: 28 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11474 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Abertura Rondônia e outros afluentes da sinfonia Amazonas – uma proposta de ferramenta gráfica para auxílio analítico e composicional desenvolvida a partir do estudo da trilogia sinfônica de Claudio Santoro (Sinfonias 9, 10 e 11) | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Gubernikoff, Carole | |
| dc.contributor.referee | Gomes, Wellington | |
| dc.contributor.referee | Nogueira, Marcos Vinicius | |
| dc.contributor.referee | Lucas, Marcos | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This thesis searches compositional process in the Claudio Santoro´s symphonic form. For the purpose assumed as subject study a symphonic trilogy composed by this Brazilian musician who has the most quantity number of symphonies, Claudio Santoro. The trilogy comprehends the Symphony n°9, n°10 (Amazonas), n°11, and marks the Santoro´s return to the great symphonic form in the early 80`s, after nineteen years without writing symphonies. Applying as underlying concepts of form and texture, this research developed a graphic methodological proposal for aid analysis and composition. The tool helps clarify the development process of the trilogy form, shows possibilities composition application in the control of form balance. These possibilities were experimented in the Abertura Rondônia, music composed by the researcher as result of this investigation. | pt_BR |
| dc.description.abstractfr | Cette thèse recherche des processus de composition dans la forme symphonique de Claudio Santoro. Pour cela il a été considéré comme objet d’étude, une trilogie symphonique composée par lui même, qui est le compositeur brésilien ayant le plus grand nombre de symphonies, Claudio Santoro. La trilogie est formée par les Symphonies 9, 10 (Amazonas) et 11 et marquent le retour de Santoro, après 19 ans de jeûne à la grande forme symphonique, au début des années 80. En utilisant comme fondement les concepts de forme et texture, cette recherche a développé une proposition méthodologique graphique afin d’aider l’analyse et la composition. L’outil s’est montré d’une importance fondamentale dans la clareté des procédés de développement formel de la trilogie, révélant des possibilités d’applications de compositions dans le contrôle de l’équilibre de la forme. Telles possibilités ont été experimentées dans Abertura Rondônia, pièce composée par l’auteur de cette thèse, comme résultat des recherches réalisées ici. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta tese investiga processos composicionais na forma sinfônica de Claudio Santoro. Para tanto tomou-se como objeto de estudo uma trilogia sinfônica composta por este que é o compositor brasileiro com o maior número de sinfonias, Claudio Santoro. A trilogia é formada pelas Sinfonias 9, 10 (Amazonas) e 11 e marcam o retorno de Santoro, após 19 anos de jejum, à grande forma sinfônica, no início dos anos 80. Utilizando como fundamentação conceitos de forma e textura, esta pesquisa desenvolveu uma proposta metodológica gráfica para auxiliar na análise e na composição. A ferramenta mostrou-se de fundamental importância na clareza dos processos de desenvolvimento formal da trilogia, revelando possibilidades de aplicação composicional no controle do equilíbrio da forma. Tais possibilidades foram experimentadas na Abertura Rondônia, peça composta pela pesquisadora como resultado das investigações aqui realizadas. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Claudio Santoro, 1919-1989 (Compositor) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Sinfonias | pt_BR |
| dc.subject.pt | Música sinfônica – Brasil – Análise, apreciação | pt_BR |
| dc.subject.pt | Composição (Música) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Análise musical gráfica | pt_BR |