dc.contributor.advisor |
Peregino, Mônica |
|
dc.contributor.author |
Santos, Jonas Sales dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-04T13:26:22Z |
|
dc.date.available |
2018-04-04T13:26:22Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Jonas Sales dos. Jovens de favela e ensino médio: trajetórias diversas. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2015, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11476 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2015/38. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jovens de favela e ensino médio : trajetórias diversas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Peregino, Mônica |
|
dc.contributor.referee |
Carrano, Paulo Cesar Rodrigues |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.contributor.referee |
Pinheiro, Diógenes |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.subject.en |
High school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education of poor youth |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
A Gift dissertation analyzes The New Issue Public Arriving to High School Banks in Brazil.
The study analyzes the effects of the media school expansion, that brought paragraph Within the Institution, New Actors, with different needs and interests. However, to be the Young The Journal of Public Target Last stage of basic education, A Reflection on Youth takes space in dissertational work. The starting Of that, the text points out the need to standardize no Young Poor, indicating distinct Achievement Situations selectivity spaces: Associate degree, vestibular and master. This is was Made To discuss OS Concepts unilateral one respect this group. Thus the Back Work elements to analyze, a sociological perspective, a need for Looking Young People distant Poor pre-defined formulations. Then by intermediate of the laws, put in a dissertation Evidence Mechanisms selectivity of steps Historical What preceded the high school. In view of this, they are aimed these advances in the media Current school. However, the text stresses que A New Problem happens to occur in high school: Think about a school that above the different Interests Several Young Pupils Profiles Arriving and interact within the institution. this discussion made a Questionnaire paragraph investigate the socioeconomic profile youth, school and Trajectory Work Experience and applied. The purpose and the place Find What Young People of the popular Territories, focus on school. Both Para Were selected two high schools located in the neighborhood of Tijuca, paragraph one application do questionnaire in class of third year of high school. The result points which, in the absence of school Dialogue with needs as Youth, eels are adaptation strategies, concluding their studies no night shift. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente dissertação aborda a questão do novo público que chega aos bancos do Ensino Médio no Brasil. O estudo analisa os efeitos da expansão da escola média, que trouxe para dentro da instituição, novos atores, com necessidades e interesses diferentes. Contudo, por serem os jovens o público alvo da última etapa da educação básica, uma reflexão sobre juventude toma espaço no trabalho dissertativo. A partir disso, o texto aponta a necessidade de não uniformizar os jovens pobres, indicando distintas situações de conquistas em espaços de seletividade: curso técnico, vestibular e mestrado. Isto foi feito para problematizar os conceitos unilaterais, a respeito desse grupo. Dessa forma o trabalho trás elementos para analisar, numa perspectiva sociológica, a necessidade de olhar para os jovens pobres distantes de formulações predefinidas. Em seguida, por intermédio das legislações, a dissertação coloca em evidencia os mecanismos de seletividade das etapas históricas que precederam o Ensino Médio. Em vista disso, são apontados os avanços presentes na atual escola média. Entretanto, o texto salienta que um novo problema passa a ocorrer no Ensino Médio: pensar em uma escola que supra os diferentes interesses dos vários perfis de jovens-alunos que chegam e interagem dentro da instituição. Feita essa discussão, um questionário para investigar o perfil socioeconômico dos jovens, a trajetória escolar e a experiência de trabalho é aplicado. O intuito é pesquisar o lugar que os jovens dos territórios populares, se concentram na escola. Para tanto, foram selecionadas duas escolas de Ensino Médio, localizada no bairro da Tijuca, para a aplicação do questionário, em turmas de terceiro ano do Ensino Médio. O resultado aponta que, na falta de diálogo da escola com as necessidades dos jovens, eles encontram estratégias de adaptação, concluindo seus estudos no turno noturno |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escolarização dos jovens pobres |
pt_BR |