dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Diógenes |
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dc.contributor.author |
Borges, Yasmin de Moraes |
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dc.date.accessioned |
2018-04-04T13:27:42Z |
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dc.date.available |
2018-04-04T13:27:42Z |
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dc.date.issued |
2017-07-07 |
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dc.identifier.citation |
BORGES, Yasmin de Moraes. Juventude e políticas públicas de acesso ao ensino superior: as trajetórias de jovens egressos do Prouni. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2017, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11477 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/05. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Juventude e políticas públicas de acesso ao ensino superior : as trajetórias de jovens egressos do Prouni |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinheiro, Diógenes |
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dc.contributor.referee |
Brenner, Ana Karina |
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dc.contributor.referee |
Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
POLÍTICA EDUCACIONAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Higher Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study analyzes policies aimed at expanding access to higher education, focusing on the Programa Universidade para Todos (ProUni), based on trajectories of egress young people who narrated their educational path and university life. The objective was to look beyond the legislative parts and understand how educational opportunities, through different types of policies, are able to modify the trajectory of young people of popular origin, who in most cases cannot reach this level of education in Brazil. The hypothesis is that the program met the needs of young people with a certain social trajectory, which generaly used to combine education and work. The conclusion is that the passage through the university of those young people guaranteed them a social mobility visible in the career that they work, in the greater cultural consumption and citizen conscience. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo analisa as políticas públicas voltadas para a ampliação do acesso ao ensino superior, com foco no Programa Universidade para Todos (PROUNI), a partir de trajetórias de jovens egressos que narraram suas caminhadas educativas e vida na universidade. O objetivo foi olhar além das peças legislativas e compreender como oportunidades educacionais, através de diversos tipos de políticas, são capazes de modificar a trajetória de jovens de origem popular, que na maioria dos casos não conseguem alcançar esse nível de ensino. A hipótese é que o Programa atendeu às necessidades de jovens como uma determinada trajetória social, que geralmente tinha que combinar educação e trabalho. A conclusão é que a passagem desses jovens pela universidade lhes garantiu alguma mobilidade social, visível na carreira que trabalham, no maior consumo cultural e consciência cidadã. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventude |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Superior |
pt_BR |