dc.contributor.advisor |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Novaes, Áurea Cristina Ramos de |
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dc.date.accessioned |
2018-04-04T13:32:14Z |
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dc.date.available |
2018-04-04T13:32:14Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
NOVAES, Áurea Cristina Ramos de. O papel da Escola Tia Ciata na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social: um desafio inacabado?. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11481 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/07. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O papel da Escola Tia Ciata na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social : um desafio inacabado? |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
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dc.contributor.referee |
Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa |
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dc.contributor.referee |
Mauricio, Lucia Velloso |
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dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
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dc.contributor.referee |
Cavaliere, Ana Maria Villela |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tia Ciata School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Role of the School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Vulnerability |
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dc.subject.en |
Schooling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Job |
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dc.description.abstracten |
This dissertation focuses on aspects of the Tia Ciata School (TCS) project such as the question of work, the recovery of self-esteem, and the valorization of the life history of street youth and residents of poor communities who lack of schooling. The pedagogical political project of the experimental School, founded in the 1980s in the state government of Leonel Brizola and Darcy Ribeiro, in Rio de Janeiro, aimed to better meet the demand brought by these students in order to compensate for a history of failure at other public schools. The concepts of work, social vulnerability, and effective schooling are discussed to shed light on the role played by TCS in the schooling of adolescents in situations of social vulnerability. Authors such as Paulo Freire, Gaudêncio Frigotto, Eveline Algebaile, Miguel Arroyo, among others help us to think about these complex themes, which are not exhausted by this proposal. They reveal how much it is possible to deal with this educational reality, as long as there is political will and openness to possible inclusive alternatives. |
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dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Esta dissertação trata de alguns aspectos do projeto da Escola Tia Ciata (ETC), tais como a questão do trabalho, do resgate da autoestima e da valorização da história de vida de jovens em situação de rua ou moradores de comunidades carentes com defasagem na escolaridade. O projeto político pedagógico da Escola, de caráter experimental, implantado na década de 1980 no governo estadual de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, visava melhor atender a demanda trazida por aqueles alunos, tendo em vista compensar um histórico de fracasso escolar, uma vez que as demais escolas da rede não obtinham sucesso. Para saber o papel que a ETC exerceu na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social foram discutidos os conceitos de trabalho, vulnerabilidade social e escolaridade. Autores como Paulo Freire, Gaudêncio Frigotto, Eveline Algebaile, Miguel Arroyo, entre outros nos ajudaram a pensar sobre a complexa temática, que não se esgota com essa reflexão proposta, mas que revelou o quanto é possível lidar com essa realidade, desde que haja vontade política e abertura para alternativas inclusivas possíveis. |
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dc.subject.pt |
Escola Tia Ciata |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Papel Social da Escola |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vulnerabilidade Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escolaridade |
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dc.subject.pt |
Trabalho |
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