DSpace Repository

O papel da Escola Tia Ciata na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social : um desafio inacabado?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fernandes, Claudia de Oliveira
dc.contributor.author Novaes, Áurea Cristina Ramos de
dc.date.accessioned 2018-04-04T13:32:14Z
dc.date.available 2018-04-04T13:32:14Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation NOVAES, Áurea Cristina Ramos de. O papel da Escola Tia Ciata na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social: um desafio inacabado?. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11481
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH Medu 2017/07. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O papel da Escola Tia Ciata na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social : um desafio inacabado? pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, Claudia de Oliveira
dc.contributor.referee Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.referee Mauricio, Lucia Velloso
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Cavaliere, Ana Maria Villela
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS pt_BR
dc.subject.en Tia Ciata School pt_BR
dc.subject.en Social Role of the School pt_BR
dc.subject.en Social Vulnerability pt_BR
dc.subject.en Schooling pt_BR
dc.subject.en Job pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation focuses on aspects of the Tia Ciata School (TCS) project such as the question of work, the recovery of self-esteem, and the valorization of the life history of street youth and residents of poor communities who lack of schooling. The pedagogical political project of the experimental School, founded in the 1980s in the state government of Leonel Brizola and Darcy Ribeiro, in Rio de Janeiro, aimed to better meet the demand brought by these students in order to compensate for a history of failure at other public schools. The concepts of work, social vulnerability, and effective schooling are discussed to shed light on the role played by TCS in the schooling of adolescents in situations of social vulnerability. Authors such as Paulo Freire, Gaudêncio Frigotto, Eveline Algebaile, Miguel Arroyo, among others help us to think about these complex themes, which are not exhausted by this proposal. They reveal how much it is possible to deal with this educational reality, as long as there is political will and openness to possible inclusive alternatives. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação trata de alguns aspectos do projeto da Escola Tia Ciata (ETC), tais como a questão do trabalho, do resgate da autoestima e da valorização da história de vida de jovens em situação de rua ou moradores de comunidades carentes com defasagem na escolaridade. O projeto político pedagógico da Escola, de caráter experimental, implantado na década de 1980 no governo estadual de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, visava melhor atender a demanda trazida por aqueles alunos, tendo em vista compensar um histórico de fracasso escolar, uma vez que as demais escolas da rede não obtinham sucesso. Para saber o papel que a ETC exerceu na escolarização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social foram discutidos os conceitos de trabalho, vulnerabilidade social e escolaridade. Autores como Paulo Freire, Gaudêncio Frigotto, Eveline Algebaile, Miguel Arroyo, entre outros nos ajudaram a pensar sobre a complexa temática, que não se esgota com essa reflexão proposta, mas que revelou o quanto é possível lidar com essa realidade, desde que haja vontade política e abertura para alternativas inclusivas possíveis. pt_BR
dc.subject.pt Escola Tia Ciata pt_BR
dc.subject.pt Papel Social da Escola pt_BR
dc.subject.pt Vulnerabilidade Social pt_BR
dc.subject.pt Escolaridade pt_BR
dc.subject.pt Trabalho pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|