dc.contributor.advisor |
Lifschitz, Javier Alejandro |
|
dc.contributor.author |
Silveira Neto, Achiles |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-04T13:33:19Z |
|
dc.date.available |
2018-04-04T13:33:19Z |
|
dc.date.issued |
2017-03 |
|
dc.identifier.citation |
SILVEIRA NETO, Achiles. Políticas públicas para as culturas populares e processos de profissionalização. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11483 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2017/21. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas para as culturas populares e processos de profissionalização |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Public policies for popular cultures and professionalization processes. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Cultures |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Processes of Professionalization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Throughout the ages, popular cultures have been the object of much research, in addition to having received different treatments in diverse contexts. As cultural manifestations of the popular classes, they perform what is understood as a tradition of these groups, constantly modified by complex and active social aggregations. If the concerns surrounding its preservation remain in the present day, the way it is put into practice now accompanies the development of its transmission in processes of professionalization. Thus, the main objective of this work is to understand the interaction of cultural policies for popular cultures with the processes of professionalization of these expressions. In order to
analyze this association between preservation and professionalization, this work has developed a qualitative research on the samba de roda of the Bahia Recôncavo, a cultural expression that is socially and institutionally recognized as an immaterial heritage of humanity. The research was methodologically based on Bruno Latour's theory of the network actor (2012), focusing on the trajectory of Mestre João do Boi, which runs through the history of Samba Chula de São Braz. From this, it was possible to understand that these professionalization processes, in the understanding of this research, are not restricted to a single cause and are not necessarily linked to the implementation
of public policies. Regarding their characterization, they present themselves as distinct phases in which the different groups can be identified, and these phases would be included in the limit desired by the artists of the transformation of the cultural manifestation in their sole source of income. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Ao longo dos tempos, as culturas populares foram objeto de muitas pesquisas, além de ter recebido tratamentos distintos em contextos também diversos. Como manifestações culturais das classes populares, performatizam aquilo que se compreende enquanto tradição destes grupos, constantemente modificada por agregações sociais complexas e atuantes. Se as preocupações em torno de sua preservação permanecem nos dias atuais, a maneira como ela é posta em prática acompanha, agora, o desenvolvimento de sua transmissão em processos de profissionalização. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é compreender a interação das políticas culturais para as culturas populares com os processos de profissionalização destas expressões. A fim de analisar esta associação entre preservação e profissionalização, este trabalho desenvolveu uma pesquisa qualitativa sobre o samba de roda do Recôncavo baiano, expressão cultural reconhecida social e institucionalmente enquanto patrimônio imaterial da humanidade. A pesquisa fundamentou-se metodologicamente na teoria do ator rede, de Bruno Latour (2012), tendo como foco a trajetória do Mestre João do Boi, que perpassa pela história do Samba Chula de São Braz. A partir disso, foi possível compreender que estes processos de profissionalização, no entendimento desta pesquisa, não se restringem a uma única causa e não estão necessariamente vinculados à implantação de políticas públicas. No q2ue diz respeito a sua caracterização, se apresentam como fases distintas nas quais os diferentes grupos podem ser identificados, sendo que estas fases estariam compreendidas no limite desejável pelos artistas da transformação da manifestação cultural em sua única fonte de renda. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Culturas Populares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos de Profissionalização |
pt_BR |