DSpace Repository

Políticas públicas para as culturas populares e processos de profissionalização

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.author Silveira Neto, Achiles
dc.date.accessioned 2018-04-04T13:33:19Z
dc.date.available 2018-04-04T13:33:19Z
dc.date.issued 2017-03
dc.identifier.citation SILVEIRA NETO, Achiles. Políticas públicas para as culturas populares e processos de profissionalização. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11483
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2017/21. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Políticas públicas para as culturas populares e processos de profissionalização pt_BR
dc.title.alternative Public policies for popular cultures and professionalization processes. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lifschitz, Javier Alejandro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Popular Cultures pt_BR
dc.subject.en Cultural Policies pt_BR
dc.subject.en Processes of Professionalization pt_BR
dc.description.abstracten Throughout the ages, popular cultures have been the object of much research, in addition to having received different treatments in diverse contexts. As cultural manifestations of the popular classes, they perform what is understood as a tradition of these groups, constantly modified by complex and active social aggregations. If the concerns surrounding its preservation remain in the present day, the way it is put into practice now accompanies the development of its transmission in processes of professionalization. Thus, the main objective of this work is to understand the interaction of cultural policies for popular cultures with the processes of professionalization of these expressions. In order to analyze this association between preservation and professionalization, this work has developed a qualitative research on the samba de roda of the Bahia Recôncavo, a cultural expression that is socially and institutionally recognized as an immaterial heritage of humanity. The research was methodologically based on Bruno Latour's theory of the network actor (2012), focusing on the trajectory of Mestre João do Boi, which runs through the history of Samba Chula de São Braz. From this, it was possible to understand that these professionalization processes, in the understanding of this research, are not restricted to a single cause and are not necessarily linked to the implementation of public policies. Regarding their characterization, they present themselves as distinct phases in which the different groups can be identified, and these phases would be included in the limit desired by the artists of the transformation of the cultural manifestation in their sole source of income. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Ao longo dos tempos, as culturas populares foram objeto de muitas pesquisas, além de ter recebido tratamentos distintos em contextos também diversos. Como manifestações culturais das classes populares, performatizam aquilo que se compreende enquanto tradição destes grupos, constantemente modificada por agregações sociais complexas e atuantes. Se as preocupações em torno de sua preservação permanecem nos dias atuais, a maneira como ela é posta em prática acompanha, agora, o desenvolvimento de sua transmissão em processos de profissionalização. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é compreender a interação das políticas culturais para as culturas populares com os processos de profissionalização destas expressões. A fim de analisar esta associação entre preservação e profissionalização, este trabalho desenvolveu uma pesquisa qualitativa sobre o samba de roda do Recôncavo baiano, expressão cultural reconhecida social e institucionalmente enquanto patrimônio imaterial da humanidade. A pesquisa fundamentou-se metodologicamente na teoria do ator rede, de Bruno Latour (2012), tendo como foco a trajetória do Mestre João do Boi, que perpassa pela história do Samba Chula de São Braz. A partir disso, foi possível compreender que estes processos de profissionalização, no entendimento desta pesquisa, não se restringem a uma única causa e não estão necessariamente vinculados à implantação de políticas públicas. No q2ue diz respeito a sua caracterização, se apresentam como fases distintas nas quais os diferentes grupos podem ser identificados, sendo que estas fases estariam compreendidas no limite desejável pelos artistas da transformação da manifestação cultural em sua única fonte de renda. pt_BR
dc.subject.pt Culturas Populares pt_BR
dc.subject.pt Políticas Públicas pt_BR
dc.subject.pt Processos de Profissionalização pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|