dc.contributor.advisor |
Nunes, Maria Fernanda Rezende |
|
dc.contributor.author |
Falciano, Bruno Tovar |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-12T12:14:41Z |
|
dc.date.available |
2018-04-12T12:14:41Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-10 |
|
dc.identifier.citation |
FALCIANO, Bruno Tovar. A trajetória escolar de crianças desde a Educação Infantil aos primeiros anos do Ensino Fundamental: a construção de uma metodologia a partir do Censo da Educação Básica. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017-). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11492 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2017/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A trajetória escolar de crianças desde a Educação Infantil aos primeiros anos do Ensino Fundamental : a construção de uma metodologia a partir do Censo da Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Nunes, Maria Fernanda Rezende |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Marcio da |
|
dc.contributor.referee |
Peregrino, Mônica Dias |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Trajectory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Evaluation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Census |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study presents the characteristics that outline the school trajectories of a group of
children born in the city of Rio de Janeiro, from Early Childhood Education to the first years of Elementary School. These trajectories were built from the microdata of the Brazilian Basic Education Census published by Inep, and, for that, it was necessary to develop a specific methodology of analysis. This study reveals the different path of these children from the investigation of themes such as: differences between the public and private systems, school flow, physical facilities of schools, educational services, school infrastructure, and access to the educational system. We hope that this information contributes to the debate on the strategies of educational services and the formulation of public policies for education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo apresenta as características que delineiam as trajetórias escolares de um grupo de crianças nascidas no município do Rio de Janeiro, desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental. Essas trajetórias foram construídas a partir dos microdados do Censo da Educação Básica brasileira divulgado pelo Inep e, para tanto, foi necessário desenvolver uma metodologia específica de análise. Esse estudo revela os diferentes caminhos trilhados por essas crianças a partir da investigação de temas como: diferenças entre a rede privada e pública, fluxo escolar, instalações físicas das escolas, serviços educacionais, infraestrutura escolar e acesso ao sistema educacional. Esperamos que essas informações contribuam para o debate sobre as estratégias de atendimento educacional e a formulação de políticas públicas para a educação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trajetória Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Censo Educacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Infantil |
pt_BR |