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A terra e o saber em disputa : uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identididade quilombola no espaço escolar

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dc.contributor.advisor Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.author Stefenson, Eleonora Abad
dc.date.accessioned 2018-04-12T12:16:27Z
dc.date.available 2018-04-12T12:16:27Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation STEFENSON, Eleonora Abad. A terra e o saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identididade quilombola no espaço escolar. 2015. 160 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11494
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2017/37. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A terra e o saber em disputa : uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identididade quilombola no espaço escolar pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Candau, Vera Maria
dc.contributor.referee Costa, Warley da
dc.contributor.referee Fetzner, Andrea Rosana
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Remaining Quilombola Communities pt_BR
dc.subject.en School Environment pt_BR
dc.subject.en Intercultural Education pt_BR
dc.description.abstracten Starting with the urgency that the quilombo theme takes on the Brazilian political and educational landscape in contemporary times, in a process of recognition, not only of their land but also of their knowledge, we analyze the relationship between the school environment and a community that claims the quilombola identity in Niterói, in the metropolitan region of Rio de Janeiro. For the development of the analysis there were established theoretical interlocutions with debates produced by the Cultural Studies around the centrality of the "identity" in the actual context, especially with Hall (2011), as well as the reflections built by the group "Modernity / Coloniality" about the specificity of the Latin American colonial experience for the perpetuation of power patterns that subordinate certain subjects and their knowledge through a ranking that has the race perspective as a central axis.With the use of the Collective Subject Discourse methodology (CSD), we seek to understand what are the social representations built in schools, by teachers and managers, regarding the demands from the quilombola communities for other stories, other memories.Without ignoring the advances in the recent decades referring to the recognition of the rights of the remaining quilombola communities, our research verified that major challenges are still present, especially in the interaction between school and community, producing a distancing which in part can be understood as the reproduction of a modern logic that refuses to dialogue with the local knowledge. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Partindo da urgência que a temática quilombola assume no cenário político e educacional brasileiro na contemporaneidade, em um processo de reconhecimento, não somente das suas terras, mas igualmente de especificidade de seus saberes, analisamos as relações entre o espaço escolar e uma comunidade que reivindica a identidade quilombola no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Para a construção da análise foram estabelecidas interlocuções teóricas com os debates produzidos pelos Estudos Culturais em torno da centralidade da "identidade" no contexto atual, em especial com Hall (2011), assim como com as reflexões construídas pelo grupo "Modernidade/ Colonialidade", acerca da especificidade da experiência colonial latino americana para a perpetuação de padrões de poder que subalternizam determinados sujeitos e seus saberes a partir de uma hierarquização que possui a ideia de raça como eixo central. A partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), buscamos entender, portanto, quais as representações sociais construídas nas escolas, por professores e gestores, acerca das demandas das comunidades quilombolas por outras historias, outras memórias. Sem desconsiderar os avanços conquistados nas últimas décadas no que tange o reconhecimento dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos, nossa pesquisa verificou que grandes desafios ainda se apresentam, em especial na interação entre escola e comunidade, produzindo distanciamentos que, em parte, podem ser compreendidos pela reprodução de uma lógica moderna que se recusa a dialogar com os saberes locais. pt_BR
dc.subject.pt Comunidades Remanescentes de Quilombos pt_BR
dc.subject.pt Espaços Escolares pt_BR
dc.subject.pt Educação Intercultural pt_BR


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