dc.contributor.advisor |
Souza, Maria Elena Viana |
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dc.contributor.author |
Stefenson, Eleonora Abad |
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dc.date.accessioned |
2018-04-12T12:16:27Z |
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dc.date.available |
2018-04-12T12:16:27Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
STEFENSON, Eleonora Abad. A terra e o saber em disputa: uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identididade quilombola no espaço escolar. 2015. 160 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11494 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2017/37. |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A terra e o saber em disputa : uma reflexão acerca dos processos de reconhecimento da identididade quilombola no espaço escolar |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
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dc.contributor.referee |
Candau, Vera Maria |
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dc.contributor.referee |
Costa, Warley da |
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dc.contributor.referee |
Fetzner, Andrea Rosana |
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dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Remaining Quilombola Communities |
pt_BR |
dc.subject.en |
School Environment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Intercultural Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Starting with the urgency that the quilombo theme takes on the Brazilian political and
educational landscape in contemporary times, in a process of recognition, not only of their
land but also of their knowledge, we analyze the relationship between the school environment and a community that claims the quilombola identity in Niterói, in the metropolitan region of Rio de Janeiro. For the development of the analysis there were established theoretical interlocutions with debates produced by the Cultural Studies around the centrality of the "identity" in the actual context, especially with Hall (2011), as well as the reflections built by the group "Modernity / Coloniality" about the specificity of the Latin American colonial experience for the perpetuation of power patterns that subordinate certain subjects and their knowledge through a ranking that has the race perspective as a central axis.With the use of the Collective Subject Discourse methodology (CSD), we seek to understand what are the social representations built in schools, by teachers and managers, regarding the demands from the quilombola communities for other stories, other memories.Without ignoring the advances in
the recent decades referring to the recognition of the rights of the remaining quilombola
communities, our research verified that major challenges are still present, especially in the
interaction between school and community, producing a distancing which in part can be
understood as the reproduction of a modern logic that refuses to dialogue with the local
knowledge. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo da urgência que a temática quilombola assume no cenário político e educacional brasileiro na contemporaneidade, em um processo de reconhecimento, não somente das suas terras, mas igualmente de especificidade de seus saberes, analisamos as relações entre o espaço escolar e uma comunidade que reivindica a identidade quilombola no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Para a construção da análise foram estabelecidas interlocuções teóricas com os debates produzidos pelos Estudos Culturais em torno da centralidade da "identidade" no contexto atual, em especial com Hall (2011), assim como com as reflexões construídas pelo grupo "Modernidade/ Colonialidade", acerca da especificidade da experiência colonial latino americana para a perpetuação de padrões de poder que subalternizam determinados sujeitos e seus saberes a partir de uma hierarquização que possui a ideia de raça como eixo central. A partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), buscamos entender, portanto, quais as representações sociais construídas nas escolas, por professores e gestores, acerca das demandas das comunidades quilombolas por outras historias, outras memórias. Sem desconsiderar os avanços conquistados nas últimas décadas no que tange o reconhecimento dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos, nossa pesquisa verificou que grandes desafios ainda se apresentam, em especial na interação entre escola e comunidade, produzindo distanciamentos que, em parte, podem ser compreendidos pela reprodução de uma lógica moderna que se recusa a dialogar com os saberes locais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunidades Remanescentes de Quilombos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Espaços Escolares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Intercultural |
pt_BR |