DSpace Repository

O olhar de professoras militantes negras sobre a educação antirracista e a implementação da lei 10.639/03

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.author Oliveira, Zamara Graziela Pinheiro de
dc.date.accessioned 2018-04-12T12:16:54Z
dc.date.available 2018-04-12T12:16:54Z
dc.date.issued 2017-04-27
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Zamara Graziela Pinheiro de. O olhar de professoras militantes negras sobre a educação antirracista e a implementação da lei 10.639/03. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11495
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2017/03. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O olhar de professoras militantes negras sobre a educação antirracista e a implementação da lei 10.639/03 pt_BR
dc.title.alternative The look of black militant teachers on antiracist education and the implementation of Law 10.639 / 03. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Araújo, Marcele da Silva
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Law.10.639/03 pt_BR
dc.subject.en Teaching Practice pt_BR
dc.subject.en Antirracist pt_BR
dc.subject.en Black Militance pt_BR
dc.description.abstracten The aim of this work is to discuss the teaching practices implemented by teachers working in militant groups. These teachers work in Rio de Janeiro and are distributed in schools in Rio and in the city of Duque de Caxias. Considering the school as one of the places of identity formation, we sought information about the perception that these teachers have of Law 10.639 / 03, trying to know how their classroom performances have been and whether their practices aim to provide an antiracist education. Traditionally, education is seen as a possibility of social ascension, so many parents see the classroom as hope for the improvement of their children's lives. However, the school that receives these students may be less welcoming than these parents expect. Thus, the construction of positive identities and teaching practices that dissociate the black child from the stereotypes constructed in the school environment is seen as a strategy for the construction of an integrating and less exclusionary school. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho teve por objetivo discutir as práticas docentes implementadas por três professoras atuantes em grupos militantes. As professoras possuem como área de atuação o Rio de Janeiro, distribuídas entre a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Duque de Caxias. Considerando a escola como um dos locais de formação de identidade, buscamos informações sobre a percepção que essas professoras possuem sobre a Lei.10.639/03, e procuramos saber como tem sido a sua atuação em sala de aula, se as suas práticas visam proporcionar uma educação antirracista. Tradicionalmente, a educação é vista como uma possibilidade de ascensão social, sendo assim muitos pais enxergam a sala de aula como a esperança para a melhoria de vida de seus filhos, entretanto, a escola que recebe esses alunos pode ser menos acolhedora do que esses pais esperam. Sendo assim, a construção de identidades positivas e práticas docentes que desvinculem a criança negra dos estereótipos construídos no ambiente escolar, são vistos como uma estratégia para a construção de uma escola integradora e menos excludente. pt_BR
dc.subject.pt Lei.10.639/03 pt_BR
dc.subject.pt Antirracismo pt_BR
dc.subject.pt Militância Negra pt_BR
dc.subject.pt Prática Docente pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|