DSpace Repository

O ensino da voz na formação do ator

Show simple item record

dc.contributor.advisor Andrade, Elza de
dc.contributor.author Lopes, Clarisse Mendes
dc.date.accessioned 2018-04-13T15:36:25Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-13T15:36:25Z
dc.date.issued 200-12-14
dc.identifier.citation LOPES, Clarisse Mendes. O ensino da voz na formação do ator. 2009. 169f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25048>. Acesso em: 12 abr. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11500
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/14 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ensino da voz na formação do ator pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Garcia, Angela Albuquerque
dc.contributor.referee Brito, Iremar
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Spoken Voice pt_BR
dc.subject.en Voice Teaching pt_BR
dc.subject.en Actor‟s training pt_BR
dc.subject.en Vocal games pt_BR
dc.description.abstracten This research aims at investigating the teaching of the spoken voice in the development of the actor in Rio de Janeiro and its possible connections with the building of the contemporary scene, through observing the disciplines of vocal preparation of the Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena and the Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departing from examples of how the teaching of the spoken voice was put into practice in other historical periods of the above mentioned institutions, this research also aims at analysing the aspects that remains in current pedagogical practices, as well as discussing the meaning of this residual permanence to the actor`s development. The search for understanding what it would be to "better say" the text in theatre plays shows that clarity in diction continues to be fundamental, but that there are various and diverse challenges that impose itselves to the development of the vocal work in shaping the Brazilian contemporary actor. Taking into account both the pedagogical propositions under evaluation, as the history of the teaching of the voice in Rio de Janeiro, as well as the speeches of theatre professionals, this research presents a methodological proposition, based in the theory of Theatrical Games, gathering body, vocal, intelectual, intuitive and creative knowledge in an intertwined manner. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa investiga o ensino da voz falada na formação do ator no Rio de Janeiro na atualidade e suas possíveis relações com a construção da cena contemporânea, observando as disciplinas de preparação vocal da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena e da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A partir de exemplos de como se praticava o ensino da voz em outros momentos históricos das referidas instituições, a pesquisa também analisa aspectos que ainda sobrevivem nas práticas pedagógicas atuais e discute o significado dessa permanência residual para a formação do ator. A busca pelo entendimento do que seria “dizer bem” o texto no teatro indica que a clareza na dicção continua fundamental, mas são muitos e diversos os desafios que se impõem ao desenvolvimento do trabalho vocal na formação do ator brasileiro contemporâneo. Levando em consideração tanto as proposições pedagógicas estudadas, quanto a historiografia do ensino da voz no Rio de Janeiro e o discurso de profissionais do teatro, apresenta-se uma proposta metodológica, baseada na teoria dos Jogos Teatrais, aliando o conhecimento corporal, vocal, intelectual, intuitivo e criativo de forma integrada. pt_BR
dc.subject.pt Voz Falada pt_BR
dc.subject.pt Ensino da Voz pt_BR
dc.subject.pt Formação do ator pt_BR
dc.subject.pt Jogos vocais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|