dc.contributor.advisor |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.author |
Barros, Joana Viana de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-13T17:48:17Z |
|
dc.date.available |
2018-04-13T17:48:17Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
BARROS, Joana Viana de. A memória do discurso escolar sobre sexo: uma investigação dos Livros Didáticos. 2017. 194 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11508 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A memória do discurso escolar sobre sexo : uma investigação dos Livros Didáticos |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida |
|
dc.contributor.referee |
Sousa, Guaracira Gouvêa de |
|
dc.contributor.referee |
Grigoletto, Evandra |
|
dc.contributor.referee |
Macedo, Elizabeth Fernandes de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sex |
pt_BR |
dc.subject.en |
Textbooks |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The current paper aims to understand the memory of the production of senses about sex in Sciences Didatic Books from 1952 to 2012. The perspective of memory is due to the methodological theoretical choice by the Analysis of the Discourse developed by the French school, from which we understand that the study of the discursive operation does not prescind from previous formulations and respective sense productions. Furthermore,
to the theoretical premises of the research we have combined Michel Foucault's thought from which sex is perceived as a power apparatus meant to respond to an urgency. Besides, Foucault states that the normalizing society results from biopolitics under a historic scope, in which sex becomes a dispute focal point. In the school environment, the
hegemonic course has determined that sex, in its anatomic-physiological sense, should be treated as a Sciences subject within the context of human reproduction, whose reduction was challenged by PCN's authors, published in 1997. We assume that reducing sex to its reproductive function is a way of silencing associated to content. Other silencing
situations include issues related to teenage girls' pleasure as well as teenage boys' virginity in the corpora analysis until the 1970s. We have come to the conclusion that in the 1990s new developments of signification concerning sex were introduced in the Sciences Didatic Books when it is then associated to emotions and, at the same time, the text implies the adolescent as the subject of the discourse. We have identified these
formulations as discursive events and assumed that this web of senses is aligned with the Psychology discourse. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente investigação se faz com o objetivo de compreender a memória da produção de sentidos sobre o sexo nos Livros Didáticos de Ciências de 1952 até 2012. A perspectiva de memória se justifica na escolha teórica metodológica pela Análise do Discurso da linha francesa, a partir da qual entendemos que o estudo do discurso não prescinde de uma atenção às formulações anteriores e às respectivas produções de sentido. Acrescentamos, à fundamentação teórica da pesquisa, o pensamento de Michel Foucault, a partir do qual entendemos o sexo como resultante de um dispositivo de poder, produzido para responder a uma urgência. Além disso, Foucault afirmou que a sociedade normalizadora é um efeito histórico da biopolítica, na qual o sexo assume um foco de disputa. No âmbito escolar, o percurso hegemônico teria determinado que o sexo, no sentido anatômico-fisiológico, figurasse como assunto tratado no contexto do ensino da reprodução humana, na disciplina de Ciências, exclusividade que foi contestada pelos autores dos PCNs, documentos publicados em 1997. Inferimos que a redução do sexo à função reprodutiva se apresenta como um tipo de silenciamento associado ao conteudismo. Além deste, outros silenciamentos foram relacionados à ausência do tema reprodução nos Livros Didáticos de Ciências, até a década de 1970, e à ausência da associação do prazer à sexualidade da adolescente e da virgindade à sexualidade do adolescente, na década de 1990. Concluímos que, neste período, surgem novos processos de significação em torno do sexo nos Livros Didáticos de Ciências, quando ele passa a ser associado às emoções, ao mesmo tempo em que o texto pressupõe o adolescente como sujeito do discurso. Identificamos essas formulações como acontecimentos discursivos e concluímos que esta rede de sentidos encontra filiação com o discurso da psicologia. Nessas formulações, uma nova forma de normalização e de produção de sentidos, se apresenta. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sexo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Livros didáticos |
pt_BR |