dc.contributor.advisor |
Lima Neto, Manoel Ricardo de |
|
dc.contributor.author |
Quelha de Sá, Denise Maria |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-13T17:48:28Z |
|
dc.date.available |
2018-04-13T17:48:28Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
QUELHA DE SÁ, Denise Maria. Núcleo de Arte Nise da Silveira: entre o tempo e o contratempo ou a composição da memória do/no corpo. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11510 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Núcleo de Arte Nise da Silveira : entre o tempo e o contratempo ou a composição da memória do/no corpo |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima Neto, Manoel Ricardo de |
|
dc.contributor.referee |
Studart, Júlia Vasconcelos |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Vanessa Teixeira de |
|
dc.contributor.referee |
Almeida, Marcus Vinícius Machado de |
|
dc.contributor.referee |
Félix, Idemburgo Pereira Frazão |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Methodology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
I seek in this research theoretical and critical references to provoke reflections on pedagogical and artistic issues related to the concepts of time, body and space used in the Methodology of the Art Nucleus of the Extension Program that attends to the elementary education of the Municipal Education Department of the Rio de Janeiro, from the confrontation between the theories of Henri Bergson, Gabriel Tarde, Gilles Deleuze and José Gil for realizing that the methodological proposal indicated for the language Dance presents itself in disagreement with the critical and political presuppositions of the teaching of the art in the contemporaneity and For intuiting that the difficulties with which I come across during the teaching processes are due to the immobilization of Time. My intention is to provide a map of references that offer multiple paths for the teaching of
dance in elementary education, and the priority is to refund movement to time, body and
space and consequently to return them to life in its heterogeneity, multiplicity, possibility And power. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Busco nessa pesquisa referências teóricas e críticas para provocar reflexões sobre questões pedagógicas e artísticas relacionadas aos conceitos de tempo, corpo e espaço utilizados na Metodologia do Núcleo de Arte do Programa de Extensão que atende ao ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro, a partir do confronto entre as teorias de Henri Bergson, Gabriel Tarde, Gilles Deleuze e José Gil por perceber que a proposta metodológica indicada para a linguagem Dança apresenta-se em descompasso com os pressupostos críticos e políticos do ensino da arte na contemporaneidade e por intuir que as dificuldades com as quais me deparo durante os processos de ensino decorrem da imobilização do Tempo. Meu intuito é constituir um mapa de referências que propiciem múltiplos caminhos para o ensino da dança no ensino fundamental, e a prioridade é restituir o movimento ao tempo, ao corpo e ao espaço e consequentemente devolvê-los à vida na sua heterogeneidade, multiplicidade, possibilidade e potência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dança |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologia |
pt_BR |