DSpace Repository

Núcleo de Arte Nise da Silveira : entre o tempo e o contratempo ou a composição da memória do/no corpo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima Neto, Manoel Ricardo de
dc.contributor.author Quelha de Sá, Denise Maria
dc.date.accessioned 2018-04-13T17:48:28Z
dc.date.available 2018-04-13T17:48:28Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation QUELHA DE SÁ, Denise Maria. Núcleo de Arte Nise da Silveira: entre o tempo e o contratempo ou a composição da memória do/no corpo. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11510
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2017/03. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Núcleo de Arte Nise da Silveira : entre o tempo e o contratempo ou a composição da memória do/no corpo pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima Neto, Manoel Ricardo de
dc.contributor.referee Studart, Júlia Vasconcelos
dc.contributor.referee Oliveira, Vanessa Teixeira de
dc.contributor.referee Almeida, Marcus Vinícius Machado de
dc.contributor.referee Félix, Idemburgo Pereira Frazão
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Dance pt_BR
dc.subject.en Methodology pt_BR
dc.description.abstracten I seek in this research theoretical and critical references to provoke reflections on pedagogical and artistic issues related to the concepts of time, body and space used in the Methodology of the Art Nucleus of the Extension Program that attends to the elementary education of the Municipal Education Department of the Rio de Janeiro, from the confrontation between the theories of Henri Bergson, Gabriel Tarde, Gilles Deleuze and José Gil for realizing that the methodological proposal indicated for the language Dance presents itself in disagreement with the critical and political presuppositions of the teaching of the art in the contemporaneity and For intuiting that the difficulties with which I come across during the teaching processes are due to the immobilization of Time. My intention is to provide a map of references that offer multiple paths for the teaching of dance in elementary education, and the priority is to refund movement to time, body and space and consequently to return them to life in its heterogeneity, multiplicity, possibility And power. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Busco nessa pesquisa referências teóricas e críticas para provocar reflexões sobre questões pedagógicas e artísticas relacionadas aos conceitos de tempo, corpo e espaço utilizados na Metodologia do Núcleo de Arte do Programa de Extensão que atende ao ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro, a partir do confronto entre as teorias de Henri Bergson, Gabriel Tarde, Gilles Deleuze e José Gil por perceber que a proposta metodológica indicada para a linguagem Dança apresenta-se em descompasso com os pressupostos críticos e políticos do ensino da arte na contemporaneidade e por intuir que as dificuldades com as quais me deparo durante os processos de ensino decorrem da imobilização do Tempo. Meu intuito é constituir um mapa de referências que propiciem múltiplos caminhos para o ensino da dança no ensino fundamental, e a prioridade é restituir o movimento ao tempo, ao corpo e ao espaço e consequentemente devolvê-los à vida na sua heterogeneidade, multiplicidade, possibilidade e potência. pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Dança pt_BR
dc.subject.pt Metodologia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|