dc.contributor.advisor |
Ascenção, Agostinho Manuel da Silva |
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dc.contributor.author |
Essinger, Luiz Alexandre |
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dc.date.accessioned |
2018-04-15T03:25:44Z |
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dc.date.available |
2018-04-15T03:25:44Z |
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dc.date.issued |
2017-10-24 |
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dc.identifier.citation |
ESSINGER, Luiz Alexandre. Implantação da ferramenta kanban como indutora da melhora do fluxo dos pacientes em um hospital de emergência. 2017. 67 f. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11527 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Implantação da ferramenta kanban como indutora da melhora do fluxo dos pacientes em um hospital de emergência |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implantation of the kanban tool as an inducer of the improvement of patients' flow in an emergency hospital |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Diniz, Denise Scofano |
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dc.contributor.referee |
Ascenção, Agostinho Manuel da Silva |
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dc.contributor.referee |
Fiorelli, Rossano Kepler Alvim |
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dc.contributor.referee |
Diniz, Denise Scofano |
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dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Medicina |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Emergency department overcrowding |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The problem of overcrowding of emergency hospitals in Brazil and in the world is
challenging health system managers and users. Many explanations exist for the
phenomenon, but the solutions proposed so far have not reached the expected
result. Overcrowding causes a drop in the quality of health care, leading in turn to
increased costs, waste and overcrowding, making a vicious circle. Another important
aspect is the impact on the staff, leading to a physical and mental exhaustion,
causing a decrease in quality. Despite the phenomenon, there are still few
managerial indicators in use for the emergency sector. The present study describes
the strategy used in the implementation of a new tool, called Kanban, in the Miguel
Couto Municipal Hospital, used by Lean thinking. Lean can be defined as a set of
methods and tools that seek to develop an organizational culture focused on solving
problems by reducing waste, showing respect for individuals, seeking continuous
improvement, and finally delivering to the service users what they really value for
them. We analyzed how the implantation began in the period from January 2012 to
June 2012 in this hospital and the initial results found. We concluded that this tool
assists in the behavioral change in the team, stimulating workers to multidisciplinary
work seeking response and solutions to the causes that contribute to the
overcrowding of the emergency sector. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O problema da superlotação dos hospitais de emergência no Brasil e no mundo vem
desafiando gestores e usuários do sistema de saúde. Inúmeras explicações existem
para o fenômeno, porém as soluções propostas até o momento não têm alcançado o
resultado esperado. A superlotação provoca queda da qualidade da assistência em
saúde levando por sua vez a aumento dos custos, desperdício e mais superlotação,
fazendo um círculo vicioso. Outro aspecto importante é o impacto sobre as equipes
de funcionários, causando esgotamento físico e mental gerando, por sua vez, queda
da qualidade. A despeito do fenômeno, ainda existem poucos indicadores gerenciais
em uso para o setor de emergência. O presente estudo descreve a estratégia
utilizada na implantação de uma nova ferramenta, chamada Kanban, no Hospital
Municipal Miguel Couto, utilizada pelo pensamento Lean. O Lean pode ser definido
como um conjunto de métodos e ferramentas que buscam desenvolver uma cultura
organizacional voltada para a solução de problemas reduzindo o desperdício,
demostrando respeito pelos indivíduos, procurando a melhoria contínua e finalmente
entregar para o usuário do serviço aquilo que realmente tem valor para ele.
Analisamos como foi realizada o início da implantação no período de janeiro de 2012
a junho de 2012 neste hospital e os resultados iniciais encontrados. Concluímos que
esta ferramenta auxilia na mudança comportamental na equipe, estimulando os
funcionários ao trabalho multidisciplinar buscando resposta e soluções para as
causas que contribuem para a superlotação do setor de emergência. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Kanban |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lean |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Superlotação hospitalar |
pt_BR |