dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.author |
Jaime, Rafael Rocha |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-17T13:21:19Z |
|
dc.date.available |
2018-04-17T13:21:19Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
AIME, Rafael Rocha. Coisas sem importância ou bens de poesia?: a coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó. 2016. 198 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11535 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2016/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Coisas sem importância ou bens de poesia? : a coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.contributor.referee |
Lissovsky, Maurício |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Messias Tadeu Capistrano |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory and collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Waste |
pt_BR |
dc.subject.en |
Casted away |
pt_BR |
dc.subject.en |
Recycled |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rosângela Rennó and contemporany art |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
We discussed on this research new forms of collective memory patrimonialization
afforded by the collector practice of disposed objects. In our conception these objects
own a social and symbolic dimension that allows us to undertake new readings of
contemporary culture. The contemporary plastic arts are here taken as an object of study
based on its symbolic potential, its capacity to resignify and its valuation. The
distinctive feature of this art, today, is the reuse of all sorts of discarded, reused,
recycled objects, even trash. Over the impossibility to contemplate the field of art as
one, and even if we limited ourselves to those that create from disposal, we focus our
efforts on Rosangela Renno’s work. Mineira (name applied to those that are born in the
state of Minas Gerais-Brazil) from Belo Horizonte (Capital of Minas Gerais), Rennó is
one of the most renowned Brazilian plastic artists with works spreaded throughout
many museums and private and public collections in Brazil and around the world. This
work has, as main raw material, images and discarded objects acquired in flea markets,
trade fairs and through donations. Rennó, from her affection and poetical interventions,
invites us to a reflection about time and current culture, having as her main themes the
amnesia, the forgetfulness and the memory. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Discutimos nessa pesquisa as novas formas de patrimonialização da memória coletiva propiciadas pela prática colecionista de objetos descartados. Em nossa concepção esses objetos possuem uma dimensão social e simbólica que nos permite empreender novas leituras da cultura contemporânea. As artes plásticas contemporâneas são aqui tomadas como objeto de estudo em função do seu potencial simbólico, sua capacidade de ressignificar e de valoração. O traço distintivo desta arte hoje é a reutilização de toda sorte de objetos descartados, reutilizados, reciclados e até lixo. Dada a impossibilidade de contemplar o campo da arte como um todo, e mesmo se nos limitássemos àqueles que criam a partir o descarte, concentramos nossos esforços na obra de Rosângela Rennó. Mineira de Belo Horizonte, Rennó é uma das mais conceituadas artistas plásticas brasileiras com obras espalhadas por museus e acervos públicos e particulares no Brasil e no Mundo. Tem como matéria-prima principal imagens e objetos descartados adquiridos em mercados de pulga, feiras de troca-troca e através de doações. Rennó a partir de intervenções poéticas e afetos nos convida à uma reflexão sobre o tempo e a cultura de hoje, tendo entre seus temas principais a amnésia, o esquecimento e a memória. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social e coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lixo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Descartados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Reciclados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rosângela Rennó e arte contemporânea |
pt_BR |