DSpace Repository

Coisas sem importância ou bens de poesia? : a coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.author Jaime, Rafael Rocha
dc.date.accessioned 2018-04-17T13:21:19Z
dc.date.available 2018-04-17T13:21:19Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation AIME, Rafael Rocha. Coisas sem importância ou bens de poesia?: a coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó. 2016. 198 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11535
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2016/11. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Coisas sem importância ou bens de poesia? : a coleção do descarte e o Arquivo Universal da memória na arte contemporânea de Rosângela Rennó pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Lissovsky, Maurício
dc.contributor.referee Santos, Messias Tadeu Capistrano
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Social Memory and collection pt_BR
dc.subject.en Waste pt_BR
dc.subject.en Casted away pt_BR
dc.subject.en Recycled pt_BR
dc.subject.en Rosângela Rennó and contemporany art pt_BR
dc.description.abstracten We discussed on this research new forms of collective memory patrimonialization afforded by the collector practice of disposed objects. In our conception these objects own a social and symbolic dimension that allows us to undertake new readings of contemporary culture. The contemporary plastic arts are here taken as an object of study based on its symbolic potential, its capacity to resignify and its valuation. The distinctive feature of this art, today, is the reuse of all sorts of discarded, reused, recycled objects, even trash. Over the impossibility to contemplate the field of art as one, and even if we limited ourselves to those that create from disposal, we focus our efforts on Rosangela Renno’s work. Mineira (name applied to those that are born in the state of Minas Gerais-Brazil) from Belo Horizonte (Capital of Minas Gerais), Rennó is one of the most renowned Brazilian plastic artists with works spreaded throughout many museums and private and public collections in Brazil and around the world. This work has, as main raw material, images and discarded objects acquired in flea markets, trade fairs and through donations. Rennó, from her affection and poetical interventions, invites us to a reflection about time and current culture, having as her main themes the amnesia, the forgetfulness and the memory. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Discutimos nessa pesquisa as novas formas de patrimonialização da memória coletiva propiciadas pela prática colecionista de objetos descartados. Em nossa concepção esses objetos possuem uma dimensão social e simbólica que nos permite empreender novas leituras da cultura contemporânea. As artes plásticas contemporâneas são aqui tomadas como objeto de estudo em função do seu potencial simbólico, sua capacidade de ressignificar e de valoração. O traço distintivo desta arte hoje é a reutilização de toda sorte de objetos descartados, reutilizados, reciclados e até lixo. Dada a impossibilidade de contemplar o campo da arte como um todo, e mesmo se nos limitássemos àqueles que criam a partir o descarte, concentramos nossos esforços na obra de Rosângela Rennó. Mineira de Belo Horizonte, Rennó é uma das mais conceituadas artistas plásticas brasileiras com obras espalhadas por museus e acervos públicos e particulares no Brasil e no Mundo. Tem como matéria-prima principal imagens e objetos descartados adquiridos em mercados de pulga, feiras de troca-troca e através de doações. Rennó a partir de intervenções poéticas e afetos nos convida à uma reflexão sobre o tempo e a cultura de hoje, tendo entre seus temas principais a amnésia, o esquecimento e a memória. pt_BR
dc.subject.pt Memória Social e coleção pt_BR
dc.subject.pt Lixo pt_BR
dc.subject.pt Descartados pt_BR
dc.subject.pt Reciclados pt_BR
dc.subject.pt Rosângela Rennó e arte contemporânea pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|