DSpace Repository

Ranking automático de produtos através do mapeamento entre especificação técnica e necessidades dos usuários

Show simple item record

dc.contributor.advisor Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.author Custódio, Igor Veloso
dc.date.accessioned 2018-04-17T19:33:06Z
dc.date.available 2018-04-17T19:33:06Z
dc.date.issued 2016-09-14
dc.identifier.citation CUSTÓDIO, Igor Veloso. Ranking automático de produtos através do mapeamento entre especificação técnica e necessidades dos usuários. 2016. xiii; 106f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11540
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2016/09. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ranking automático de produtos através do mapeamento entre especificação técnica e necessidades dos usuários pt_BR
dc.title.alternative Automatic product ranking through mapping between technical specification and user needs pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Nunes, Bernardo Pereira
dc.contributor.referee Xexéo, Geraldo Bonorino
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Product search pt_BR
dc.subject.en Product ranking pt_BR
dc.subject.en Product reviews pt_BR
dc.subject.en AHP pt_BR
dc.subject.en Multi-criteria analysis pt_BR
dc.subject.en Machine learning pt_BR
dc.description.abstracten The success of e-commerce depends on the support of Information Systems such as: recommendation agents, social tools and product search and retrieval. Currently, faceted search is the most widely used approach for online shopping systems whereby the client filters the set of possible alternatives of products. However, it requires the client to be familiar with the technical specification of the desired category, in order to find the products that best meet their needs. The goal of this research is to automatically relate product's features with less-technical criteria (that correspond the clients' needs/desires). Then, it would be possible to replace the filters in a faceted search (which is based on technical specification provided by the manufactures), helping the customer with problems on completing a purchase. To achieve this goal, we have adopted a multi-criteria analysis method that sorts the alternatives, without neglecting what is relevant to the client: the product manufacturing characteristics. The proposed solution has been evaluated through an empirical experiment with over 230 diversified categories, using product evaluations made by experts and retrieved from the Web as data set. Some of the most commonly metrics used in Information Retrieval systems have demonstrated a positive outcome from the solution, showing their feasibility and efficacy in more than 92% of the used sample. In summary, the proposed solution could be an alternative to help a client with difficulty using traditional filters of the faceted search to find a product with the best cost-benefit relation. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O sucesso do comércio online depende dos Sistemas de Informação que o apoiam, como: agentes de recomendação, ferramentas sociais e a busca e recuperação de produtos. Atualmente, a busca facetada é a abordagem mais utilizada em sistemas de comércio online para o cliente filtrar as inúmeras alternativas de produtos possíveis. Porém ela exige que o cliente esteja familiarizado, principalmente, com a especificação técnica da categoria desejada, para poder encontrar os produtos que melhor atendam a suas necessidades. O objetivo desta pesquisa é relacionar automaticamente especificações técnicas de produtos com critérios menos técnicos (que correspondem às necessidades/desejos dos clientes). Assim, seria possível substituir os filtros na busca facetada (que é baseada nas especificações disponibilizadas pelos fabricantes), auxiliando o consumidor com dificuldades para realizar a compra. Para atingir esse objetivo, adotamos um método de análise multicritério que ordena as alternativas, abstraindo, mas sem desprezar o que é relevante para o cliente: as características de fabricação do produto. A solução proposta foi avaliada através de um experimento com mais de 230 categorias variadas e de diversas finalidades, tendo como insumo avaliações de produtos feitas por especialistas e coletadas da Web. Algumas das métricas mais utilizadas em Sistemas de Recuperação da Informação demonstraram um resultado favorável para a solução, comprovando assim sua viabilidade e eficácia em mais de 92% da amostra utilizada. Sendo assim, a solução proposta poderia ser uma alternativa para auxiliar um cliente com dificuldades em utilizar os filtros tradicionais da busca facetada a encontrar um produto com a melhor relação custo-benefício. pt_BR
dc.subject.pt Busca de produtos pt_BR
dc.subject.pt Classificação de produtos pt_BR
dc.subject.pt Avaliações de produtos pt_BR
dc.subject.pt AHP pt_BR
dc.subject.pt Análise multicritério pt_BR
dc.subject.pt Aprendizado de máquina pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|