dc.contributor.advisor |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.author |
Custódio, Igor Veloso |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-17T19:33:06Z |
|
dc.date.available |
2018-04-17T19:33:06Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-14 |
|
dc.identifier.citation |
CUSTÓDIO, Igor Veloso. Ranking automático de produtos através do mapeamento entre especificação técnica e necessidades dos usuários. 2016. xiii; 106f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11540 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2016/09. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ranking automático de produtos através do mapeamento entre especificação técnica e necessidades dos usuários |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Automatic product ranking through mapping between technical specification and user needs |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Nunes, Bernardo Pereira |
|
dc.contributor.referee |
Xexéo, Geraldo Bonorino |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Product search |
pt_BR |
dc.subject.en |
Product ranking |
pt_BR |
dc.subject.en |
Product reviews |
pt_BR |
dc.subject.en |
AHP |
pt_BR |
dc.subject.en |
Multi-criteria analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Machine learning |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The success of e-commerce depends on the support of Information Systems such as: recommendation agents, social tools and product search and retrieval. Currently, faceted search is the most widely used approach for online shopping systems whereby the client filters the set of possible alternatives of products. However, it requires the client to be familiar with the technical specification of the desired category, in order to find the products that best meet their needs. The goal of this research is to automatically relate product's features with less-technical criteria (that correspond the clients' needs/desires). Then, it would be possible to replace the filters in a faceted search (which is based on technical specification provided by the manufactures), helping the customer with problems on completing a purchase. To achieve this goal, we have adopted a multi-criteria analysis method that sorts the alternatives, without neglecting what is relevant to the client: the product manufacturing characteristics. The proposed solution has been evaluated through an empirical experiment with over 230 diversified categories, using product evaluations made by experts and retrieved from the Web as data set. Some of the most commonly metrics used in Information Retrieval systems have demonstrated a positive outcome from the solution, showing their feasibility and efficacy in more than 92% of the used sample. In summary, the proposed solution could be an alternative to help a client with difficulty using traditional filters of the faceted search to find a product with the best cost-benefit relation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O sucesso do comércio online depende dos Sistemas de Informação que o apoiam, como: agentes de recomendação, ferramentas sociais e a busca e recuperação de produtos. Atualmente, a busca facetada é a abordagem mais utilizada em sistemas de comércio online para o cliente filtrar as inúmeras alternativas de produtos possíveis. Porém ela exige que o cliente esteja familiarizado, principalmente, com a especificação técnica da categoria desejada, para poder encontrar os produtos que melhor atendam a suas necessidades. O objetivo desta pesquisa é relacionar automaticamente especificações técnicas de produtos com critérios menos técnicos (que correspondem às necessidades/desejos dos clientes). Assim, seria possível substituir os filtros na busca facetada (que é baseada nas especificações disponibilizadas pelos fabricantes), auxiliando o consumidor com dificuldades para realizar a compra. Para atingir esse objetivo, adotamos um método de análise multicritério que ordena as alternativas, abstraindo, mas sem desprezar o que é relevante para o cliente: as características de fabricação do produto. A solução proposta foi avaliada através de um experimento com mais de 230 categorias variadas e de diversas finalidades, tendo como insumo avaliações de produtos feitas por especialistas e coletadas da Web. Algumas das métricas mais utilizadas em Sistemas de Recuperação da Informação demonstraram um resultado favorável para a solução, comprovando assim sua viabilidade e eficácia em mais de 92% da amostra utilizada. Sendo assim, a solução proposta poderia ser uma alternativa para auxiliar um cliente com dificuldades em utilizar os filtros tradicionais da busca facetada a encontrar um produto com a melhor relação custo-benefício. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Busca de produtos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Classificação de produtos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliações de produtos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
AHP |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise multicritério |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizado de máquina |
pt_BR |