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Sublimação, experiência estética e memória social : o caráter transformador e transsubjetivo da arte

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dc.contributor.advisor Gondar, Josaida
dc.contributor.author Rodrigues, Alexandra Arnold
dc.date.accessioned 2018-04-18T12:41:59Z
dc.date.available 2018-04-18T12:41:59Z
dc.date.issued 2016-02-26
dc.identifier.citation RODRIGUES, Alexandra Arnold. Sublimação, experiência estética e memória social: o caráter transformador e transsubjetivo da arte. 2016. 152 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11544
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2016/12. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Sublimação, experiência estética e memória social : o caráter transformador e transsubjetivo da arte pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gondar, Josaida
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.referee Bock, Wolfgang
dc.contributor.referee Kupermann, Daniel
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Sublimation pt_BR
dc.subject.en Aesthetic Experience pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Psychoanalysis pt_BR
dc.subject.en Critical theory pt_BR
dc.description.abstracten The following research presents a critical analysis of the creative-sublimatory process and the aesthetic experience which art instigates, in view of psychoanalysis of Sandor Ferenczi and aesthetic theory of Theodor Adorno. Therefore, in a first moment, we rescued the concept of sublimation in Freudian reading, also going through other understanding of this concept in psychoanalysis, indicating the heterogeneous interpretations that the concept allows glimpse. Based on this, we identified approaches between sublimation and the notion of trauma, starting from the understanding of psychic plasticity in Ferenczi. In a second moment, we analyzed the counterface of sublimation for Adorno in the aesthetic conceptions of Expression and Mimesis, and identified that the mimetic impulse present in the aesthetic experience is a substrate of a narcissistic demerger that leads to ruptures to the identity order. Thus, the concept of sublimation takes on new hues, loses its moralizing charge and now includes the transforming dimension and transubjective of creation, closely linked to memory and social memory. Guided on the qualitative method, analytical and interpretative, the consulted bibliographical material, we uphold the importance of non-identity moment of the art, whether in sublimating process or on the aesthetic experience. Art, in its double movement of creation-reception, evidence and denounces the denied alterity and human suffering repressed in favor of individualization required by the civilizing process, marked by socio-cultural and economic determinations of modern society that is rooted in excessive belief in science and identity thought as privileged and legitimate form of knowledge and world domination and of itself. Finally, we understand that the context hinders a more spontaneous, deep and varied experience with objects, with others and with himself, that the art allows to resume the memory of the archaic-mimetic contact with nature. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa apresenta uma análise crítica do processo criativo-sublimatório e da experiência estética que a arte instiga, à luz da psicanálise de Sandór Ferenczi e da teoria estética de Theodor Adorno. Para tanto, em um primeiro momento, resgatamos o conceito de sublimação na leitura freudiana, percorrendo também outras compreensões do conceito presentes na psicanálise, indicando as heterogêneas interpretações que o conceito permite vislumbrar. A partir disto, identificamos aproximações entre a sublimação e a noção de trauma, partindo da compreensão da plasticidade psíquica em Ferenczi. Em um segundo momento, analisamos a contraface da sublimação para Adorno nas concepções estéticas de Expressão e Mimese e identificamos que o impulso mimético presente na experiência estética é substrato de uma cisão narcísica que leva a rupturas com a ordem identitária. Assim, o conceito de sublimação ganha novo matiz, perde a sua carga moralizante e passa a incluir a dimensão transformadora e transsubjetiva da criação, intimamente ligada à memória e à memória social. Pautados no método qualitativo analítico-interpretativo do material bibliográfico consultado, sustentamos a importância do momento não-identitário da arte - seja no processo sublimatório ou na experiência estética. A arte, em seu duplo movimento de criação-recepção, testemunha e denuncia a alteridade negada e o sofrimento humano reprimido em prol da individuação requerida pelo processo civilizatório, marcado por determinações socioculturais e econômicas da sociedade moderna que se arraigou na crença desmedida na ciência e no pensamento identitário como forma privilegiada e legítima de conhecimento e domínio do mundo e de si. Contexto que tolhe uma experiência mais espontânea, profunda e múltipla com os objetos, com os outros e com si próprio, experiência que a arte permite retomar pela lembrança do contato primevo, arcaicomimético, com a natureza. pt_BR
dc.subject.pt Sublimação pt_BR
dc.subject.pt Experiência estética pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Psicanálise pt_BR
dc.subject.pt Teoria crítica pt_BR


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