dc.contributor.advisor |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.author |
Krstulovic, Rosa Claudia Lora |
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dc.date.accessioned |
2018-04-18T12:42:58Z |
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dc.date.available |
2018-04-18T12:42:58Z |
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dc.date.issued |
2016-02-26 |
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dc.identifier.citation |
KRSTULOVIC, Rosa Claudia Lora. A transmissão do patrimônio cultural imaterial: o samba de roda no recôncavo baiano. 2016. 179 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11545 |
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dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2016/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A transmissão do patrimônio cultural imaterial : o samba de roda no recôncavo baiano |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.referee |
Gonçalves, Renata de Sá |
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dc.contributor.referee |
Gomes, Edlaine de Campos |
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dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
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dc.contributor.referee |
Barbosa, Wallace de Deus |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Patrimonial |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social relations |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work, developed from fieldwork conducted between 2012 and 2015 , intends to understand the current transmission process between the old and new generations of samba of the Bahian Recôncavo and practices and teaching procedures / learning being used for this end. The samba school to new generations are within a plane Safeguard created after his patrimony , which produced paradigm an event re- appropriation and generated a reorganization of Samba community , changes in space and transmission times , and development of teaching methodology to Bantam groups. before this situation , the thesis tries to answer the following questions : What are the forms and transmission places that sambadeiras and are sambadores using today to teach the new generations ? Who participates in this construction? What are the social relations that allow teaching / learning? |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho, desenvolvido a partir do trabalho de campo efetuado entre 2012 e 2015, tem a intenção de entender o processo de transmissão atual entre as velhas e novas gerações de samba de roda do recôncavo baiano e as práticas e procedimentos de ensino/aprendizado que estão sendo utilizadas para este fim. O ensino de samba às novas gerações se encontram dentro de um plano de salvaguarda criado após sua patrimonialização, paradigma que produziu uma re-apropriação da manifestação e gerou uma reorganização da comunidade do samba, mudanças nos espaços e tempos de transmissão, e o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aos grupos mirim. Ante esta situação, a tese tenta responder às seguintes interrogações: Quais são as formas e lugares de transmissão que as sambadeiras e sambadores estão utilizando hoje para ensinar as novas gerações? Quem participa dessa construção? Quais são as relações sociais que permitem o ensino/aprendizado? |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Samba |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimonialização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações sociais |
pt_BR |