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A transmissão do patrimônio cultural imaterial : o samba de roda no recôncavo baiano

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dc.contributor.advisor Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.author Krstulovic, Rosa Claudia Lora
dc.date.accessioned 2018-04-18T12:42:58Z
dc.date.available 2018-04-18T12:42:58Z
dc.date.issued 2016-02-26
dc.identifier.citation KRSTULOVIC, Rosa Claudia Lora. A transmissão do patrimônio cultural imaterial: o samba de roda no recôncavo baiano. 2016. 179 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11545
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2016/02. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A transmissão do patrimônio cultural imaterial : o samba de roda no recôncavo baiano pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.referee Gonçalves, Renata de Sá
dc.contributor.referee Gomes, Edlaine de Campos
dc.contributor.referee Freire, José Ribamar Bessa
dc.contributor.referee Barbosa, Wallace de Deus
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Samba pt_BR
dc.subject.en Learning pt_BR
dc.subject.en Patrimonial pt_BR
dc.subject.en Social relations pt_BR
dc.description.abstracten This work, developed from fieldwork conducted between 2012 and 2015 , intends to understand the current transmission process between the old and new generations of samba of the Bahian Recôncavo and practices and teaching procedures / learning being used for this end. The samba school to new generations are within a plane Safeguard created after his patrimony , which produced paradigm an event re- appropriation and generated a reorganization of Samba community , changes in space and transmission times , and development of teaching methodology to Bantam groups. before this situation , the thesis tries to answer the following questions : What are the forms and transmission places that sambadeiras and are sambadores using today to teach the new generations ? Who participates in this construction? What are the social relations that allow teaching / learning? pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho, desenvolvido a partir do trabalho de campo efetuado entre 2012 e 2015, tem a intenção de entender o processo de transmissão atual entre as velhas e novas gerações de samba de roda do recôncavo baiano e as práticas e procedimentos de ensino/aprendizado que estão sendo utilizadas para este fim. O ensino de samba às novas gerações se encontram dentro de um plano de salvaguarda criado após sua patrimonialização, paradigma que produziu uma re-apropriação da manifestação e gerou uma reorganização da comunidade do samba, mudanças nos espaços e tempos de transmissão, e o desenvolvimento de uma metodologia de ensino aos grupos mirim. Ante esta situação, a tese tenta responder às seguintes interrogações: Quais são as formas e lugares de transmissão que as sambadeiras e sambadores estão utilizando hoje para ensinar as novas gerações? Quem participa dessa construção? Quais são as relações sociais que permitem o ensino/aprendizado? pt_BR
dc.subject.pt Samba pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Patrimonialização pt_BR
dc.subject.pt Relações sociais pt_BR


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