dc.contributor.advisor |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.author |
Furtado, José Geraldo Esquerdo |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-19T12:20:27Z |
|
dc.date.available |
2018-04-19T12:20:27Z |
|
dc.date.issued |
2015-04-27 |
|
dc.identifier.citation |
FURTADO, José Geraldo Esquerdo. História e memória entre ruínas: o patrimônio ferroviário de Além Paraíba. 2015. 179 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11553 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2015/02. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
História e memória entre ruínas : o patrimônio ferroviário de Além Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Mendonça, Paulo Knauss de |
|
dc.contributor.referee |
Marteleto, Regina Maria |
|
dc.contributor.referee |
Chuva, Márcia Regina Romeiro |
|
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Railway |
pt_BR |
dc.subject.en |
Industrial heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ruin |
pt_BR |
dc.subject.en |
Oblivion |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper analyzes the railway heritage of the city of Além Paraíba, Minas Gerais, where
there are two stations, a workshop and the railway line that runs through the city from one end to another. This heritage stands out in the urban landscape of the city, constituting a
significant legacy of industrialization in the second half of the nineteenth century. Initially,
analytically we present the historical process which formed such heritage demonstrating its relationship with the city and the region, including the railroad as a builder of places and territories. Next, we analyze the patrimonial process itself, the moment that the railway, as well as an apparatus of industrialization of the nineteenth century, becomes recognized by its significant historical and cultural value. Parallel to this inheritance, it also identified the blasting process of the buildings. In the meantime we will analyze the preservatives efforts involved in maintaining the physical and symbolic heritage, which were not enough to maintain balance and reframing, causing the withdrawal and silence of the population. We conclude that the deterioration and the abandonment is due to: (1) where a property worth Union, lacked understanding between the federal, state and municipality regarding the allocation of the well; (2) lack the municipality a patrimonial politics, able to survive the changes of government and establish an action plan able to reinstate the cultural heritage the way to society. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho analisa o patrimônio ferroviário da cidade de Além Paraíba, Minas Gerais, onde se encontram duas estações, uma oficina e a própria linha férrea que corta a cidade de um extremo a outro. Este patrimônio se destaca na paisagem urbana da cidade, constituindo um significativo legado da industrialização da segunda metade do século XIX. Inicialmente, apresentamos analiticamente o processo histórico que formou tal patrimônio demostrando sua relação com a cidade e a região, compreendendo a ferrovia como uma construtora de espaços e territórios. Na sequência, analisamos o processo de patrimonialização propriamente dito, o momento em que a ferrovia, para além de um aparato da industrialização do século XIX, se torna reconhecida pelo significativo valor histórico e cultural. Paralelamente à patrimonialização identificamos também o processo de arruinamento dos prédios. Nesse ínterim analisaremos os esforços de agentes de preservação empenhados na manutenção física e simbólica do patrimônio. Ações que não foram suficientes para a manutenção e ressignificação patrimonial, provocando o afastamento e silêncio da população da cidade. Concluímos que a deterioração a abandono do patrimônio se deve: (1) sendo um patrimônio de propriedade da União, faltou entendimento entre União, Estado e Município no que diz respeito a destinação do bem; (2) falta ao município uma política patrimonial, capaz de sobreviver às mudanças de governo e de estabelecer um plano de ações capazes de reintegrar pelas vias culturais o patrimônio à sociedade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ferrovia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio industrial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ruína |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Esquecimento |
pt_BR |