dc.contributor.advisor |
Gondar, Josaida de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Valle, Ana Maria Lima do |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-19T12:24:20Z |
|
dc.date.available |
2018-04-19T12:24:20Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VALLE, Ana Maria Lima do. Nas entrelinhas do visível Mira Schendel encontra Walter Benjamin. 2015. 131 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11557 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2015/06. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Nas entrelinhas do visível Mira Schendel encontra Walter Benjamin |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Bock, Wolfgang Fritz |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Solange Jobim e |
|
dc.contributor.referee |
Cavalcanti, Anna Hartmann |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gesture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Singularity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The thesis analyzes how artist Mira Schendel has updated and broken with the historic and artistic tradition she was part of when of her arrival in Brazil and the start of her artistic
career. The analysis is linked to two of Walter Benjamin’s concepts: the concept of
Experience, as the singular updating of tradition, and the concept of Reduction to Gesture, as the expression of something that is not possible of narration. The thesis indicates aspects in the work of the artist that can be highlighted by those two concepts. This allows the presentation, in the last chapter, of a dialogue between Schendel’s painting and Benjamin’s writing. Both would be expressing a similar articulation between thought, time and memory. The fact that Mira Schendel’s work reveals sensitive aspects through the use of few elements is one of the contact points between the concepts of Experience and Reduction to Gesture. Both concepts act in this thesis as cornerstones of the encounter between the artist and the philosopher that enable the configuration of an esthetic memory. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese analisa o modo como a artista plástica Mira Schendel rompeu e atualizou a tradição artística e histórica na qual se inseriu ao chegar ao Brasil e iniciar a sua trajetória artística. Esta análise vincula-se a dois conceitos de Walter Benjamin: o conceito de Experiência, pensado enquanto atualização singular da tradição, e o conceito de Redução ao Gesto enquanto a expressão de algo não narrável. A tese aponta na obra da artista plástica os aspectos que podem ser iluminados por esses dois conceitos, permitindo que, em seu último capítulo, se apresente um diálogo entre a pintura de Schendel e a escrita de Benjamin. Ambos estariam expressando uma articulação semelhante entre pensamento, tempo e memória. O fato de a obra de Mira Schendel revelar aspectos sensíveis através do uso de poucos elementos é um dos pontos de contato entre os conceitos de Experiência e de Redução ao Gesto. Esses dois conceitos atuam, nesta tese, como pilares do encontro entre a artista e o filósofo, possibilitando a configuração de uma memória estética. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gesto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Singularidade |
pt_BR |