DSpace Repository

O Projeto Leituras Dramáticas : memórias de novas práticas docentes na Bacia de Campos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Freire, José Ribamar Bessa
dc.contributor.author Medeiros, Múcio
dc.date.accessioned 2018-04-20T16:02:34Z
dc.date.available 2018-04-20T16:02:34Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation MEDEIROS, Múcio. O Projeto Leituras Dramáticas: memórias de novas práticas docentes na Bacia de Campos. 2015. 88 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11559
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2015/10. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Projeto Leituras Dramáticas : memórias de novas práticas docentes na Bacia de Campos pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Freire, José Ribamar Bessa
dc.contributor.referee Coelho, José Luiz Ligiero
dc.contributor.referee Mignot, Ana Chrystina
dc.contributor.referee Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
dc.contributor.referee Bazilio, Luiz Cavalieri
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Dramatic reading pt_BR
dc.subject.en Mediation pt_BR
dc.description.abstracten The thesis is, in short, a dialogue between education and art. The entire study is backed on the experience and reports and interviews with teachers and professionals who participated in the workshop Dramatic Reading. This project workshops, developed with teachers in the Campos Basin in the cities of Campos dos Goitacazes, Macaé, Araruama and Cabo Frio, in 2005-2007 represented a new perspective to a group of teachers. Do a survey of the consequences of this experience in their professional field in which they operate, in this sense, the study sought to discuss the possibilities and limitations of working with resources of dramatic aesthetics in the teaching / learning process, in view of this specific group teachers. Elected to collate reports and provide theoretical support to interdisciplinary action between the didactic and dramatic aesthetics, anthropological reading of the body, because we understand that the body is fundamental structure as a mediator in the process of teaching and learning. It is a dialogue between the performative dimension of bodily action, as an educator, and the result of this action for the teacher and the students. The basic idea, derived from observation and participation in the dramatic narrative workshops is to identify an educational alternative through the symbolic and playful communication (expressive) with the rapprochement between the spheres of teaching activities and art, via performance. The objective is to realize from the memory of the teachers, the meaning of the seized techniques as well, such as techniques served to develop further action. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A tese é, em síntese, um diálogo entre educação e arte. Todo o estudo está respaldado na experiência e nos relatos e entrevistas com professoras e profissionais que participaram da oficina Leitura Dramática. Esse projeto das oficinas, desenvolvido com professores na Bacia de Campos nas cidades de Campos dos Goitacazes, Macaé, Araruama e Cabo Frio, no triênio 2005-2007 representou uma nova perspectiva para um grupo de professoras. Faço um levantamento sobre os desdobramentos dessa experiência nos respectivos espaços profissionais em que atuam, nesse sentido, o estudo procurou discutir as possibilidades e as limitações de se trabalhar com recursos da estética dramática no processo de ensino/aprendizagem, na visão desse grupo específico professoras. Elegemos, para cotejar os relatos e dar sustentação teórica à ação interdisciplinar entre a didática e a estética dramática, a leitura antropológica do corpo, porque entendemos que o corpo é fundamental como estrutura mediadora no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de estabelecer um diálogo entre a dimensão performática da ação corpórea, como educador, e o resultado dessa ação para o educador e para os educandos. A ideia básica, oriunda da observação e participação nas Oficinas de narrativa dramática, é de identificar uma alternativa didática através da comunicação simbólica e lúdica (expressiva) com a aproximação entre as esferas da ação docente e da arte, via performance. Objetiva-se perceber, a partir da memória dos professores, o sentido dado às técnicas apreendidas, bem como, como tais técnicas serviram para o desenvolvimento de ações posteriores. pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Leitura dramática pt_BR
dc.subject.pt Mediação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|