dc.contributor.advisor |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.author |
Medeiros, Múcio |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-20T16:02:34Z |
|
dc.date.available |
2018-04-20T16:02:34Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Múcio. O Projeto Leituras Dramáticas: memórias de novas práticas docentes na Bacia de Campos. 2015. 88 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11559 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2015/10. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Projeto Leituras Dramáticas : memórias de novas práticas docentes na Bacia de Campos |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.referee |
Coelho, José Luiz Ligiero |
|
dc.contributor.referee |
Mignot, Ana Chrystina |
|
dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.referee |
Bazilio, Luiz Cavalieri |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dramatic reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mediation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The thesis is, in short, a dialogue between education and art. The entire study is backed on the experience and reports and interviews with teachers and professionals who participated in the workshop Dramatic Reading. This project workshops, developed with teachers in the Campos Basin in the cities of Campos dos Goitacazes, Macaé, Araruama and Cabo Frio, in 2005-2007 represented a new perspective to a group of teachers. Do a survey of the consequences of this experience in their professional field in which they operate, in this sense, the study sought to discuss the possibilities and limitations of working with resources of dramatic aesthetics in the teaching / learning process, in view of this specific group teachers. Elected to collate reports and provide theoretical support to interdisciplinary action between the didactic and dramatic aesthetics, anthropological reading of the body, because we understand that the body is fundamental structure as a mediator in the process of teaching and learning. It is a dialogue between the performative dimension of bodily action, as an educator, and the result of this action for the teacher and the students. The basic idea, derived from observation and participation in the dramatic narrative workshops is to identify an educational alternative through the symbolic and playful communication (expressive) with the rapprochement between the spheres of teaching activities and art, via performance. The objective is to realize from the memory of the teachers, the meaning of the seized techniques as well, such as techniques served to develop further action. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A tese é, em síntese, um diálogo entre educação e arte. Todo o estudo está respaldado na experiência e nos relatos e entrevistas com professoras e profissionais que participaram da oficina Leitura Dramática. Esse projeto das oficinas, desenvolvido com professores na Bacia de Campos nas cidades de Campos dos Goitacazes, Macaé, Araruama e Cabo Frio, no triênio 2005-2007 representou uma nova perspectiva para um grupo de professoras. Faço um levantamento sobre os desdobramentos dessa experiência nos respectivos espaços profissionais em que atuam, nesse sentido, o estudo procurou discutir as possibilidades e as limitações de se trabalhar com recursos da estética dramática no processo de ensino/aprendizagem, na visão desse grupo específico professoras. Elegemos, para cotejar os relatos e dar sustentação teórica à ação interdisciplinar entre a didática e a estética dramática, a leitura antropológica do corpo, porque entendemos que o corpo é fundamental como estrutura mediadora no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de estabelecer um diálogo entre a dimensão performática da ação corpórea, como educador, e o resultado dessa ação para o educador e para os educandos. A ideia básica, oriunda da observação e participação nas Oficinas de narrativa dramática, é de identificar uma alternativa didática através da comunicação simbólica e lúdica (expressiva) com a aproximação entre as esferas da ação docente e da arte, via performance. Objetiva-se perceber, a partir da memória dos professores, o sentido dado às técnicas apreendidas, bem como, como tais técnicas serviram para o desenvolvimento de ações posteriores. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura dramática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação |
pt_BR |