dc.contributor.advisor |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.author |
Vieira, Elizabeth de Lima Gil |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-20T17:06:11Z |
|
dc.date.available |
2018-04-20T17:06:11Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-28 |
|
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Elizabeth de Lima Gil. A construção da memória da cultura escolar prisional: uma análise do espaço, das práticas pedagógicas e das interações no colégio estadual Mário Quintana. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11560 |
|
dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2014/10. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A construção da memória da cultura escolar prisional : uma análise do espaço, das práticas pedagógicas e das interações no colégio estadual Mário Quintana |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Faceira, Lobélia da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Julião, Elionaldo Fernandes |
|
dc.contributor.referee |
Scaffo, Maria de Fátima |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Prison |
pt_BR |
dc.subject.en |
School culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Prision culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis is a case study ethnographic inspiration that seeks to understand how
to give the relationship between school culture and prison culture, also considering the
social reference cultures of students, such as the construction of the relevant category of
analysis culture prison school. Understanding the importance of dialogue between
cultures that span the school context from prison was the starting point for the research,
for reflection on the aims of imprisonment and prison education, in contemporary times.
Thus, we constructed the concept of prison school culture to enable the understanding of
the various networks of meaning, practices, values, customs, behaviors related to the built
and experienced in prison school context. The research discusses the concepts of school
culture, school culture, prison culture and everyday school life, recognizing its twists, and
using them as categories of analysis to understand the construction of memory of the
prison school culture in relation to their pedagogical practices, organization of space and
the interactions between the actors, and seek a new understanding of the significance of
the concept of rehabilitation. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese de doutorado é um estudo de caso de inspiração etnográfica que busca entender como se dão as relações entre a cultura e a cultura prisional, considerando-se também as culturas sociais de referência dos estudantes, como relevantes na construção da categoria de análise cultura escolar prisional. O entendimento da importância do diálogo entre as culturas que atravessam o contexto escolar da prisão foi o ponto de partida para a pesquisa, para a reflexão sobre os objetivos da pena de prisão e da educação prisional,na contemporaneidade. Deste modo, construiu-se o conceito de cultura escolar prisional para viabilizar a compreensão das diversas redes de significado, práticas, valores, costumes, comportamentos referentes ao contexto escolar construído e experienciado na prisão. A pesquisa pretende discutir os conceitos de cultura escolar,cultura da escola, cultura prisional e cotidiano escolar, reconhecendo seus entrelaçamentos, e os utilizando como categorias de análise para entender a construção da memória da cultura escolar prisional, em relação às suas práticas pedagógicas, à organização do espaço e as interações entre os atores, e buscar um novo entendimento sobre a significação do conceito de ressocialização. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prisão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura escolar prisional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação crítica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Produção subjetiva |
pt_BR |