DSpace Repository

A construção da memória da cultura escolar prisional : uma análise do espaço, das práticas pedagógicas e das interações no colégio estadual Mário Quintana

Show simple item record

dc.contributor.advisor Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.author Vieira, Elizabeth de Lima Gil
dc.date.accessioned 2018-04-20T17:06:11Z
dc.date.available 2018-04-20T17:06:11Z
dc.date.issued 2014-08-28
dc.identifier.citation VIEIRA, Elizabeth de Lima Gil. A construção da memória da cultura escolar prisional: uma análise do espaço, das práticas pedagógicas e das interações no colégio estadual Mário Quintana. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11560
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH DMS 2014/10. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A construção da memória da cultura escolar prisional : uma análise do espaço, das práticas pedagógicas e das interações no colégio estadual Mário Quintana pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos de
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Faceira, Lobélia da Silva
dc.contributor.referee Julião, Elionaldo Fernandes
dc.contributor.referee Scaffo, Maria de Fátima
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Education pt_BR
dc.subject.en Prison pt_BR
dc.subject.en School culture pt_BR
dc.subject.en Prision culture pt_BR
dc.subject.en Pedagogical practice pt_BR
dc.description.abstracten This thesis is a case study ethnographic inspiration that seeks to understand how to give the relationship between school culture and prison culture, also considering the social reference cultures of students, such as the construction of the relevant category of analysis culture prison school. Understanding the importance of dialogue between cultures that span the school context from prison was the starting point for the research, for reflection on the aims of imprisonment and prison education, in contemporary times. Thus, we constructed the concept of prison school culture to enable the understanding of the various networks of meaning, practices, values, customs, behaviors related to the built and experienced in prison school context. The research discusses the concepts of school culture, school culture, prison culture and everyday school life, recognizing its twists, and using them as categories of analysis to understand the construction of memory of the prison school culture in relation to their pedagogical practices, organization of space and the interactions between the actors, and seek a new understanding of the significance of the concept of rehabilitation. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese de doutorado é um estudo de caso de inspiração etnográfica que busca entender como se dão as relações entre a cultura e a cultura prisional, considerando-se também as culturas sociais de referência dos estudantes, como relevantes na construção da categoria de análise cultura escolar prisional. O entendimento da importância do diálogo entre as culturas que atravessam o contexto escolar da prisão foi o ponto de partida para a pesquisa, para a reflexão sobre os objetivos da pena de prisão e da educação prisional,na contemporaneidade. Deste modo, construiu-se o conceito de cultura escolar prisional para viabilizar a compreensão das diversas redes de significado, práticas, valores, costumes, comportamentos referentes ao contexto escolar construído e experienciado na prisão. A pesquisa pretende discutir os conceitos de cultura escolar,cultura da escola, cultura prisional e cotidiano escolar, reconhecendo seus entrelaçamentos, e os utilizando como categorias de análise para entender a construção da memória da cultura escolar prisional, em relação às suas práticas pedagógicas, à organização do espaço e as interações entre os atores, e buscar um novo entendimento sobre a significação do conceito de ressocialização. pt_BR
dc.subject.pt Educação pt_BR
dc.subject.pt Prisão pt_BR
dc.subject.pt Cultura escolar prisional pt_BR
dc.subject.pt Formação crítica pt_BR
dc.subject.pt Produção subjetiva pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|