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Do museu a museologia: constituição e consolidação de uma disciplina

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dc.contributor.advisor Scheiner, Tereza Cristina Moletta
dc.contributor.author Carvalho, Luciana Menezes de
dc.date.accessioned 2018-04-25T18:44:12Z
dc.date.available 2018-04-25T18:44:12Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation CARVALHO, Luciana Menezes de. Do museu a museologia: constituição e consolidação de uma disciplina. 2017. 200 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; MAST, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11567
dc.description Este título também está disponível em versão física com o número de chamada: CCH DMP 2017/01 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Do museu a museologia: constituição e consolidação de uma disciplina pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Scheiner, Tereza Cristina Moletta
dc.contributor.referee Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
dc.contributor.referee Rangel, Marcio Ferreira
dc.contributor.referee Siepierski, Carlos Tadeu
dc.contributor.referee Hernandez, Francisca Hernandez
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MUSEOLOGIA pt_BR
dc.subject.en Museum pt_BR
dc.subject.en Museology pt_BR
dc.subject.en Discipline pt_BR
dc.subject.en Science pt_BR
dc.subject.en Field pt_BR
dc.description.abstracten Analysis of the trajectory of a university / academic discipline called Museology, as from its constitution. The investigation unveiled two pathways that were followed, at Brazilian and at international level: in the first case, ICOM, ICTOP and ICOFOM were presented as part of this trajectory; in the second case, the moment of entrance of the Museum Course of National Historic Museum (Curso de Museus do Museu Histórico Nacional) into the university space. Both the Undergraduate Level Museology Course (Curso de Graduação em Museologia) and the Graduate Program in Museology and Heritage (Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimonio) are analyzed as part of the consolidation process of this academic discipline. This thesis, with an exploratory and descriptive character, has the following approaches as methodological basis: content analysis, research and bibliographic and documental revision. The contents are presented as follows: 1) Thinking Museum and Science in a relational way, it was addressed the importance of the phenomenon Museum to the consolidation of the scientific field. ICOM and ICTOP were made object of study by the analysis of the ways taken by Museology during its years; 2) the second part was dedicated to outline ICOFOM’s path to found, disseminate and consolidate a discipline as scientific. This path was divided in three moments, named after the three main ICOFOM publications: MuWoP period, ISS period and Dictionnaire period; 3) the pathway of the Curso de Museus from the National History Museum to its establishment in a university was explored based on Bourdieu’s concepts of embodied, objectified and institutionalized cultural capitals, aiming at understanding how the cultural capital, in these three dimensions, was acquired by the Curso de Museologia - considering, first of all, the institutional act to nominate it “Museology” course, and the influences of ICOM, ICTOP and ICOFOM in the curricular reforms between the 1970-1990s; and 4) it was presented how the two forms of scientific capitals can be used as references to analyze the Post-Graduate process in Brazil, especially in the following case study: the Graduate Program in Museology and Heritage (Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio) – PPG-PMUS, in the city of Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente Tese analisa os caminhos tomados para a constituição de uma disciplina universitária / acadêmica chamada Museologia. A investigação desvelou dois caminhos tomados em âmbito mundial e em âmbito brasileiro: no primeiro caso, apresentou-se o ICOM, o ICTOP e o ICOFOM como parte dessa trajetória; no segundo caso, a passagem do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional para o âmbito universitário. Tanto o curso de Graduação em Museologia como o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio são analisados como parte do processo de consolidação de uma disciplina acadêmica. A Tese, de caráter exploratório e descritivo, teve como suporte metodológico as seguintes abordagens: pesquisa e revisão bibliográfica e documental; e análise de conteúdo do material pesquisado. O conteúdo foi dividido em quatro partes: 1) Pensando relacionalmente Museu e Ciência, destacou-se a importância do fenômeno Museu para a consolidação do seu próprio campo científico. E, ao tentar identificar um caminho percorrido pela Museologia e analisar como ela vem se constituindo ao longo dos anos, o ICOM e o ICTOP tornaram-se objetos de estudo de caso; 2) a segunda parte foi dedicada a traçar a trajetória do ICOFOM ao fundamentar, disseminar e consolidar a Museologia como disciplina científica. Essa trajetória foi dividida em três momentos, nomeados a partir das três principais publicações do ICOFOM: período MuWoP, período ISS e período Dictionnaire; 3) a partir da trajetória do Curso de Museus até seu estabelecimento na universidade, explorou-se os conceitos de Bourdieu de capital cultural incorporado, objetivado e institucionalizado, procurando identificar como o capital cultural, nessas três dimensões, foi absorvido pelo Curso de Museologia da UNIRIO - considerando primeiro o próprio ato de instituição do nome Museologia e as influências do ICOM, do ICTOP e do ICOFOM nas reformas curriculares entre as décadas de 1970-1990; e 4) apresentou-se como as duas formas de capital científico podem ser referências de análise para o processo da Pós-Graduação no Brasil, em especial no estudo de caso proposto: o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, no Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Museu pt_BR
dc.subject.pt Museologia pt_BR
dc.subject.pt Disciplina pt_BR
dc.subject.pt Ciência pt_BR
dc.subject.pt Campo pt_BR
dc.subject.pt Museology pt_BR


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