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Do valor ao desvio: singularidade e discurso em MINAS (1975) de Milton Nascimento. 2017

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dc.contributor.advisor Merhy, Silvio
dc.contributor.author Silveira, Luciano Cintra
dc.date.accessioned 2018-04-27T18:50:44Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-27T18:50:44Z
dc.date.issued 2017-09
dc.identifier.citation SILVEIRA, Luciano Cintra. Do valor ao desvio: singularidade e discurso em Minas (1975) de Milton Nascimento. 203 fl. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=88396>. Acesso em: 27 abr. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11578
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2017/12 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Do valor ao desvio: singularidade e discurso em MINAS (1975) de Milton Nascimento. 2017 pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gubernikoff, Carole
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Clemente, Tânia
dc.contributor.referee Meirelles, Regina
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Minas pt_BR
dc.subject.en Milton Nascimento pt_BR
dc.subject.en Musical spreech pt_BR
dc.description.abstracten This thesis analyzes Milton Nascimento's disc MINAS (1975) as a statement that emerges from a historically constructed discursive formation, especially linked to the path of minorities in Brazil. The album, a great success of public and critic, was considered at the time as an album hard to understand, what constitutes a deviation - concept elaborated by Certeau (2011), in terms of popular music. MINAS is singularized by its metaphorical and codified discourse, making much of it meaning's production comes because of its listening. From the historiographic analysis of the work we conclude that the success of the disc is due to the directing of listening, to the sense of doctrinal belonging (Foucault, 2012), guaranteed by machinic mechanisms of inculcation and silencing. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente tese analisa o disco MINAS (1975), de Milton Nascimento, como um enunciado que emerge de uma formação discursiva historicamente construída, sobretudo atrelada ao percurso das minorias no Brasil. O disco, grande sucesso de público e crítica, foi considerado, à época como um disco de difícil compreensão, o que constitui um desvio – conceito elaborado por Certeau (2011), em termos de música popular. MINAS se singulariza pelo seu discurso metafórico e codificado, fazendo com que grande parte da produção do sentido se dê na escuta. A partir da análise historiográfica da obra concluímos que o sucesso do disco se deve ao direcionamento da escuta, ao sentido de pertença doutrinária (Foucault, 2012), garantidos por mecanismos maquínicos de inculcação e silenciamento. pt_BR
dc.subject.pt Minas pt_BR
dc.subject.pt Milton Nascimento pt_BR
dc.subject.pt Discurso musical pt_BR


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