| dc.contributor.advisor | Pinheiro, Paulo | |
| dc.contributor.author | Alvim, Luíza Beatriz Amorim Melo | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-27T18:59:24Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-04-27T18:59:24Z | |
| dc.date.issued | 2017-12 | |
| dc.identifier.citation | ALVIM, Luíza Beatriz Amorim Melo. A música clássica preexistente no cinema de diretores da Nouvelle Vague - anos 50 e 60. 272 p. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=88415>. Acesso em: 27 abr. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11583 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2017/13 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | A música clássica preexistente no cinema de diretores da Nouvelle Vague – anos 50 e 60 | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lima, Marcelo Carneiro de | |
| dc.contributor.referee | Quaranta, Daniel Eduardo | |
| dc.contributor.referee | Vieira, João Luiz | |
| dc.contributor.referee | Costa, Fernando Morais da | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | music in cinema | pt_BR |
| dc.subject.en | preexisting music | pt_BR |
| dc.subject.en | Nouvelle Vague | pt_BR |
| dc.subject.en | repetition | pt_BR |
| dc.description.abstracten | In this research, we took as a starting point Michel Chion (1995)´s consideration about the big amount of preexisting pieces of classical repertoire (in the sense of art music, not only restrained to the classical period) in author films of the fifties and the sixties. By focusing in directors who were considered as part of the French New Wave, we proceeded to prove that statement, as well as to recognize the ways of employment of those pieces. We opted for a corpus involving not only the limited chronological period of the New Wave, but also the whole decades of the 1950s and 1960s, analyzing five of the Cahiers du Cinéma directors (Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol, Éric Rohmer and Jacques Rivette), as well the so-called Left Bank (Agnès Varda, Alain Resnais and Chris Marker), including also Jacques Demy. We had, then, a total of 121 films, including shorts and long-feature films, fiction and documentaries, in which we observed the presence of preexisting classical music in 50 of them. One of the most employed procedures was the repetition of extracts in many moments of the film, with, eventually, the return of the same musical piece in another film of the same director, which occurs frequently in films by Godard. Moreover the utilization of diegetic music coming mostly from vinyl records, but also from the radio, television of musical performances was also found in a big part of those 50 films, being useful many times in the construction of the characters. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Nessa pesquisa, partimos de uma observação de Michel Chion (1995) sobre a grande quantidade de música preexistente do repertório clássico (no sentido de “música de concerto” e não só do período clássico) em filmes de autor dos anos 50 e 60 e, focando em diretores que foram considerados da Nouvelle Vague francesa, buscamos provar essa afirmativa, além de identificarmos os modos de utilização de tais peças. Optamos por um corpus envolvendo não só o período cronológico restrito da Nouvelle Vague, mas sim as décadas de 50 e 60, analisando tanto cinco diretores do grupo dos Cahiers du Cinéma (Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol, Éric Rohmer e Jacques Rivette), quanto a assim chamada “Margem Esquerda” (Agnès Varda, Alain Resnais e Chris Marker), incluindo também Jacques Demy. Foram, ao todo, 121 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, ficcionais e documentários, estando peças preexistentes clássicas presentes em 50 deles. Um dos procedimentos mais empregados foi a repetição de trechos em diversos momentos do filme com, eventualmente, o retorno da mesma música em filmes distintos do mesmo diretor, tal como ocorre com frequência em obras de Godard. Também o uso de música diegética oriunda principalmente de discos de vinil, mas também de rádio, televisão e performances musicais foi encontrado em grande parte desses 50 filmes, servindo, muitas vezes, para a caracterização dos personagens. | pt_BR |
| dc.subject.pt | música no cinema | pt_BR |
| dc.subject.pt | música preexistente | pt_BR |
| dc.subject.pt | Nouvelle Vague | pt_BR |
| dc.subject.pt | repetição | pt_BR |