dc.contributor.advisor |
Rónai, Laura Tausz |
|
dc.contributor.author |
Schubert, Tamara Ujakova Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T17:55:12Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T17:55:12Z |
|
dc.date.issued |
2017-10 |
|
dc.identifier.citation |
SCHUBERT, Tamara Ujakova Corrêa. Duas Toccatas nordestinas de Júlio Braga: uma proposta de condução sonora. 264 fl. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=88249>. Acesso em: 3 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11587 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2017/11 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Duas Toccatas Nordestinas de Júlio Braga: uma proposta de condução sonora |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Marco Túlio de Paula |
|
dc.contributor.referee |
Daulsberg, Cláudio Peter |
|
dc.contributor.referee |
Breide, Nadge Naira Alvares |
|
dc.contributor.referee |
Augusto, Paulo Roberto Peloso |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Júlio Braga |
pt_BR |
dc.subject.en |
Toccata |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical gestures |
pt_BR |
dc.subject.en |
Note grouping |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical analysis |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The scope of this thesis is to seek for execution strategies for the 1a Toccata Nordestina and
the 2a Toccata Nordestina by the composer Júlio Braga from Olinda, Pernambuco, Brazil, in
view of the virtuoso character inherent to those pieces of work. Considering the perception of
musical gestures in interaction with the technique of Note Grouping, we defined a proposal of
sound conduction through the anacrusis conception, in which the pianistic movements are
guided by an arsis direction during the execution.
After examining Robert Hatten's concepts in Interpreting Musical Gestures, Topics, and
Tropes (2004) and James Morgan Thurmond in Note Grouping - a method for achieving
expression and style in musical performance (1989), we developed a gestural analytical
system for the Perception of the Dynamics of Sound Movement (PDSM), which in turn
provided information to the Making of the Dynamics of Sound Movement (MDSM). The
results demonstrate that the procedures adopted as strategies for sound conduction, based on
the demands listed as relevant for the expressive execution of the works analyzed, turned out
to be coherent with the previously performed analytical perception. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese tem por escopo estratégias de execução para a 1a Toccata Nordestina e 2a Toccata
Nordestina do compositor olindense Júlio Braga tendo em vista o caráter virtuosístico
inerente à essas obras. Considerando a percepção dos gestos musicais em interação com a
técnica Note grouping delineou-se uma proposta de condução sonora através de uma
concepção anacrústica, na qual os movimentos pianísticos são norteados por um
direcionamento ársico na execução. Após o exame dos pressupostos de Robert Hatten em
Interpreting Musical Gestures, Topics, and Tropes (2004) e James Morgan Thurmond em
Note Grouping – a method for achieving expression and style in musical performance (1989)
elaborou-se um sistema analítico gestual para a Percepção da Dinâmica Movimento Sonoro
(PDMS), que por sua vez forneceu subsídios à Realização da Dinâmica do Movimento
Sonoro (RDMS). Os resultados demonstram que os procedimentos adotados como estratégias
de condução sonora, a partir das demandas listadas como relevantes para a execução
expressiva das obras em questão, se mostraram coerentes com a percepção analítica
previamente realizada. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Júlio Braga |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tocata |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestos musicais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Note grouping |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise musical |
pt_BR |