dc.contributor.advisor |
Gubernikoff, Carole |
|
dc.contributor.author |
Batalha, Rodrigo Serapião |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T18:08:48Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T18:08:48Z |
|
dc.date.issued |
2017-12 |
|
dc.identifier.citation |
BATALHA, Rodrigo Serapião. Contextos do tonalismo na contemporaneidade: teorias musicais e composições. 151 + anexo. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=88247>. Acesso em: 3 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11588 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2017/10 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Contextos do tonalismo na contemporaneidade: teorias musicais e composições |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contemporary contexts of tonalism: music theories and compositions |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Senna Neto, Caio Nelson de |
|
dc.contributor.referee |
Santos, José Wellington dos |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Marcos Ribeiro de |
|
dc.contributor.referee |
Salles, Paulo de Tarso |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tonality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Theory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rhythm |
pt_BR |
dc.subject.en |
Scales |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Geometry |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation investigates contemporary approaches to tonal elements in music
theories and compositions. By taking into consideration both the extent of musical
repertoires and the structural analysis of tonalism, we verify a broad concept of tonal
context which incorporates aesthetic diversity and the structural relationships between
rhythm and tonal pitches. Through extensive reviews of literature and repertoires,
including original compositions, we carry out a qualitative study of theoretical and
aesthetical matters. Within a paradigm of music that integrates alternative ways of
knowing and thinking about music, we articulate the experience of musicianship
through verbal discourse and geometrical representations. Then, while avoiding any
acoustic information, we use the idea of musical space combined with the inherent
rhythmic temporality in harmonic and melodic movements of tonality to demonstrate
that the temporal foundation of music is more fundamental than the spaciality
expressed by tonal sounds. The main results rely on the critical examination of
relationships between theoretical discourse and compositional paths, providing formal
and aesthetic analysis of contemporary contexts of tonalism. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese investiga abordagens contemporânea de elementos musicais tonais em
teorias e composições. Considerando simultaneamente a abrangência de repertórios
musicais e a análise estrutural do tonalismo, verificamos a presença de uma ideia
ampla de contexto tonal que incorpora desde a noção de diversidade estética até as
relações estruturais diversas de ritmo e de alturas tonais. A partir de uma extensa
revisão de literatura e de repertório, empreendemos o estudo de materiais teóricos e
estéticos sob uma perspectiva qualitativa, incluindo a elaboração de composições
originais que dialogam com questões teóricas investigadas. Dentro de um paradigma
de compreensão do fazer musical que integra outros modos de saber e de pensar a
música, articulamos a experienciação da musicalidade ao uso do discurso verbal e de
representações geométricas. Recorrendo à concepção de espaço musical combinado
a uma temporalidade rítmica inerente aos movimentos tonais melódicos e harmônicos
e prescindindo de quaisquer vínculos originários em dados acústicos, demonstramos
a fundação temporal da música presente em anterioridade à própria espacialidade
manifesta nos sons tonais. Os principais resultados da pesquisa compreendem um
exame crítico das relações entre discursos teóricos e percursos composicionais,
fornecendo condições para análises estéticas e formais dos contextos do tonalismo
na contemporaneidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tonalidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música contemporânea |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ritmo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escalas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria musical |
pt_BR |