dc.contributor.advisor |
Silva, Adilson Florentino da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Gilmar Oliveira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T19:02:06Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T19:02:06Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Gilmar de Oliveira da. Os processos da prática de Montagem da UNIRIO: processos colaborativos no trabalho em grupo. 2009. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25041>. Acesso em: 4 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11590 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Os processos da prática da montagem da UNIRIO - Processos colaborativos no trabalho em grupo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater in the University |
pt_BR |
dc.subject.en |
curricular components |
pt_BR |
dc.subject.en |
group formation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work ponders over the role that theatrical staging plays as a spectacle and a learningteaching
instrument, produced in the ambit and context of the Federal University of the State
of Rio de Janeiro – UNIRIO, based on reports made by Teachers and Students of that
institution. The aims set by the research were: a) to promote the discussion of the academic
knowledge organized in disciplines that are still regarded as essential instruments of
ordainment of knowledge and skills.b) to establish a dialogue based on the sayings of
teachers and students in the many areas in which they work while in the process of Theater
Stage Setting Practice (PMT—Prática de Montagem Teatral) of this Higher Education
Institution. c) to understand how the agents of PMT perceive their roles and their
contributions in the artistic and academic processes of UNIRIO. The process of creating a
scene used as a mean of apprenticeship of theather itself, brings along all the intensity and
demands that involves the establishment of groups, as well as the choices that the groups
make to establish themselves as such. On the other hand, the intensity of the issues that
sorround the curriculum, the power and knowledge relations, hegemony and
institutionalization, cause this theater to take on a form different from the theater done
outside the walls of the University. In 2009, UNIRIO turns thirty years of existence and finds
itself in a debate discussing the teaching processes and curriculums in many courses, which
in turn are reevaluating their practice and procedures.The reports of the persons interviewed
denote the urgency to discuss the actions of this University concerning the reestructuring of
the Theatrical Activities Practices developed in the curriculum. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho reflete acerca do lugar que a encenação teatral ocupa como espetáculo e
instrumento de ensino aprendizagem produzido no âmbito da universidade, no contexto da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, a partir das narrativas
apresentadas pelos Docentes e Discentes desta Instituição. Os objetivos traçados pela pesquisa
foram os seguintes: a) Colocar em discussão o conhecimento acadêmico organizado em
disciplinas que são ainda vistas como indispensáveis instrumentos de sistematização de
saberes e habilidades. b) estabelecer uma interlocução entre as falas de professores e alunos
nas diversas áreas que atuam no processo de Prática de Montagem Teatral (PMT) desta
Instituição de Ensino Superior. c) entender como os agentes da PMT percebem os seus papéis
e suas contribuições nos processos artístico-acadêmicos da UNIRIO. O processo de criação da
cena utilizado como via de aprendizagem do próprio teatro, traz consigo toda a força e as
demandas que envolvem a formação de grupos, bem como as escolhas que estes fazem para
se constituírem como tal. Por outro lado, a força das questões que envolvem o currículo,
relações de saber e poder, hegemonia e institucionalização fazem com que este teatro ganhe
configurações diferenciadas do teatro feito fora dos muros da Universidade. Em 2009, a
UNIRIO completa trinta anos e encontra-se em processo de discussão do ensino e do
currículo em diversos cursos que estão repensando sua prática e sua atuação. A narrativa dos
entrevistados demonstra a urgência em se discutir as ações desta Universidade no que tange à
reestruturação das Atividades Práticas Teatrais Curriculares ali desenvolvidas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro na Universidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
componentes curriculares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
formação de grupos |
pt_BR |