DSpace Repository

Os processos da prática da montagem da UNIRIO - Processos colaborativos no trabalho em grupo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Adilson Florentino da
dc.contributor.author Silva, Gilmar Oliveira da
dc.date.accessioned 2018-05-04T19:02:06Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-04T19:02:06Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation SILVA, Gilmar de Oliveira da. Os processos da prática de Montagem da UNIRIO: processos colaborativos no trabalho em grupo. 2009. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25041>. Acesso em: 4 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11590
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/08 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Os processos da prática da montagem da UNIRIO - Processos colaborativos no trabalho em grupo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Theater in the University pt_BR
dc.subject.en curricular components pt_BR
dc.subject.en group formation pt_BR
dc.description.abstracten This work ponders over the role that theatrical staging plays as a spectacle and a learningteaching instrument, produced in the ambit and context of the Federal University of the State of Rio de Janeiro – UNIRIO, based on reports made by Teachers and Students of that institution. The aims set by the research were: a) to promote the discussion of the academic knowledge organized in disciplines that are still regarded as essential instruments of ordainment of knowledge and skills.b) to establish a dialogue based on the sayings of teachers and students in the many areas in which they work while in the process of Theater Stage Setting Practice (PMT—Prática de Montagem Teatral) of this Higher Education Institution. c) to understand how the agents of PMT perceive their roles and their contributions in the artistic and academic processes of UNIRIO. The process of creating a scene used as a mean of apprenticeship of theather itself, brings along all the intensity and demands that involves the establishment of groups, as well as the choices that the groups make to establish themselves as such. On the other hand, the intensity of the issues that sorround the curriculum, the power and knowledge relations, hegemony and institutionalization, cause this theater to take on a form different from the theater done outside the walls of the University. In 2009, UNIRIO turns thirty years of existence and finds itself in a debate discussing the teaching processes and curriculums in many courses, which in turn are reevaluating their practice and procedures.The reports of the persons interviewed denote the urgency to discuss the actions of this University concerning the reestructuring of the Theatrical Activities Practices developed in the curriculum. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho reflete acerca do lugar que a encenação teatral ocupa como espetáculo e instrumento de ensino aprendizagem produzido no âmbito da universidade, no contexto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, a partir das narrativas apresentadas pelos Docentes e Discentes desta Instituição. Os objetivos traçados pela pesquisa foram os seguintes: a) Colocar em discussão o conhecimento acadêmico organizado em disciplinas que são ainda vistas como indispensáveis instrumentos de sistematização de saberes e habilidades. b) estabelecer uma interlocução entre as falas de professores e alunos nas diversas áreas que atuam no processo de Prática de Montagem Teatral (PMT) desta Instituição de Ensino Superior. c) entender como os agentes da PMT percebem os seus papéis e suas contribuições nos processos artístico-acadêmicos da UNIRIO. O processo de criação da cena utilizado como via de aprendizagem do próprio teatro, traz consigo toda a força e as demandas que envolvem a formação de grupos, bem como as escolhas que estes fazem para se constituírem como tal. Por outro lado, a força das questões que envolvem o currículo, relações de saber e poder, hegemonia e institucionalização fazem com que este teatro ganhe configurações diferenciadas do teatro feito fora dos muros da Universidade. Em 2009, a UNIRIO completa trinta anos e encontra-se em processo de discussão do ensino e do currículo em diversos cursos que estão repensando sua prática e sua atuação. A narrativa dos entrevistados demonstra a urgência em se discutir as ações desta Universidade no que tange à reestruturação das Atividades Práticas Teatrais Curriculares ali desenvolvidas. pt_BR
dc.subject.pt Teatro na Universidade pt_BR
dc.subject.pt componentes curriculares pt_BR
dc.subject.pt formação de grupos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|