dc.contributor.advisor |
Lins, Elizabeth Travassos |
|
dc.contributor.author |
Aquino, Thiago Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T19:07:25Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T19:07:25Z |
|
dc.date.issued |
2009-08 |
|
dc.identifier.citation |
AQUINO, Thiago Ferreira de. Representações da bateria em revistas de música no Brasil: processos de construção de autoridade. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25145>. Acesso em: 4 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11591 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2009/17 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Representações da bateria em revistas de música no Brasil : processos de construção da autoridade |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Drumset representations in Brazilian music magazines: some authority-building processes” |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Merhy, Silvio Augusto |
|
dc.contributor.referee |
Salgado, José Alberto |
|
dc.contributor.referee |
Oliveira, Rodolfo Cardoso |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Drumset |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music magazines |
pt_BR |
dc.subject.en |
Authority |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work investigates the representations about the dumset on two magazines aimed at
drummers and precussionists: Modern Drummer and Batera & Percussão. The goal is to reveal
the processes involved on constructing one’s authority in the field, as such processes are present
in the analyzed sample. This search is strongly based on Pierre Bourdieu’s (1989; 2005) social
theory, and the present thesis not only applies Bourdieu’s theory, but also concerns about the
limits of such theory in explaining the studied case. Ethnomusicological writings also play an
important role in this work, particularly Bruno Nettl’s (1995; 2005) concept of ethnomusicology
“at home”. From an organological standpoint, and taking account of the drumset’s and its
execution’s specificities, it is possible to realize that the conceptions about this instrument fall
between the opposite poles we named “open” and “closed”. A description of these magazines’
structure and content is also carried out, relating these aspects with the above-mentioned
processes. Particularly, it is shown how some native concepts – the opposition beteen technique
and feeling – are perceived by different actors in the field. Finally, specifical analytical
procedures are created in order to shed light on the musicians appearing in the magazines, as
relations between the different forms of participation – interviewee, mentioned in readers’ letters,
reference to other musicians and member of the staff – are searched for. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação realiza uma investigação sobre as representações da bateria em duas publicações
dirigidas a bateristas e percussionistas: as revistas Modern Drummer e Batera & Percussão.
Objetiva-se revelar os processos de construção da autoridade no campo presentes nas publicações
analisadas. Esta investigação baseia-se sobretudo na teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1989;
2005), e no presente trabalho buscamos não apenas aplicações desta teoria, mas também os seus
limites para a explicação do caso específico ora estudado. Dialoga-se também com a literatura
etnomusicológica, particularmente com Bruno Nettl (1995; 2005) e seu conceito de
etnomusicologia “em casa”. Do ponto de vista organológico, é possível perceber, a partir das
particularidades da bateria como instrumento musical e de sua execução, que as concepções sobre
o instrumento são dispostas em um eixo cujos polos denominamos aberto e fechado. Realizamos
também uma descrição das revistas supracitadas em termos de forma e conteúdo, relacionando-os
com os processos que objetivamos revelar. Particularmente, mostramos como algumas das
categorias nativas – os conceitos opostos de técnica e feeling – são percebidos pelos atores em
campo. Finalmente, elaborou-se uma metodologia própria de análise a partir dos músicos
presentes nas páginas das revistas, buscando relações entre as diferentes formas de participação
dos mesmos nas publicações – pauta de entrevistas, citação em cartas de leitores, referência de
outros músicos entrevistados e colaborador das revistas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bateria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Revistas de música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Autoridade |
pt_BR |