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Representações da bateria em revistas de música no Brasil : processos de construção da autoridade

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dc.contributor.advisor Lins, Elizabeth Travassos
dc.contributor.author Aquino, Thiago Ferreira de
dc.date.accessioned 2018-05-04T19:07:25Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-04T19:07:25Z
dc.date.issued 2009-08
dc.identifier.citation AQUINO, Thiago Ferreira de. Representações da bateria em revistas de música no Brasil: processos de construção de autoridade. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25145>. Acesso em: 4 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11591
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2009/17 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Representações da bateria em revistas de música no Brasil : processos de construção da autoridade pt_BR
dc.title.alternative “Drumset representations in Brazilian music magazines: some authority-building processes” pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Merhy, Silvio Augusto
dc.contributor.referee Salgado, José Alberto
dc.contributor.referee Oliveira, Rodolfo Cardoso
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Drumset pt_BR
dc.subject.en Music magazines pt_BR
dc.subject.en Authority pt_BR
dc.description.abstracten This work investigates the representations about the dumset on two magazines aimed at drummers and precussionists: Modern Drummer and Batera & Percussão. The goal is to reveal the processes involved on constructing one’s authority in the field, as such processes are present in the analyzed sample. This search is strongly based on Pierre Bourdieu’s (1989; 2005) social theory, and the present thesis not only applies Bourdieu’s theory, but also concerns about the limits of such theory in explaining the studied case. Ethnomusicological writings also play an important role in this work, particularly Bruno Nettl’s (1995; 2005) concept of ethnomusicology “at home”. From an organological standpoint, and taking account of the drumset’s and its execution’s specificities, it is possible to realize that the conceptions about this instrument fall between the opposite poles we named “open” and “closed”. A description of these magazines’ structure and content is also carried out, relating these aspects with the above-mentioned processes. Particularly, it is shown how some native concepts – the opposition beteen technique and feeling – are perceived by different actors in the field. Finally, specifical analytical procedures are created in order to shed light on the musicians appearing in the magazines, as relations between the different forms of participation – interviewee, mentioned in readers’ letters, reference to other musicians and member of the staff – are searched for. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação realiza uma investigação sobre as representações da bateria em duas publicações dirigidas a bateristas e percussionistas: as revistas Modern Drummer e Batera & Percussão. Objetiva-se revelar os processos de construção da autoridade no campo presentes nas publicações analisadas. Esta investigação baseia-se sobretudo na teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1989; 2005), e no presente trabalho buscamos não apenas aplicações desta teoria, mas também os seus limites para a explicação do caso específico ora estudado. Dialoga-se também com a literatura etnomusicológica, particularmente com Bruno Nettl (1995; 2005) e seu conceito de etnomusicologia “em casa”. Do ponto de vista organológico, é possível perceber, a partir das particularidades da bateria como instrumento musical e de sua execução, que as concepções sobre o instrumento são dispostas em um eixo cujos polos denominamos aberto e fechado. Realizamos também uma descrição das revistas supracitadas em termos de forma e conteúdo, relacionando-os com os processos que objetivamos revelar. Particularmente, mostramos como algumas das categorias nativas – os conceitos opostos de técnica e feeling – são percebidos pelos atores em campo. Finalmente, elaborou-se uma metodologia própria de análise a partir dos músicos presentes nas páginas das revistas, buscando relações entre as diferentes formas de participação dos mesmos nas publicações – pauta de entrevistas, citação em cartas de leitores, referência de outros músicos entrevistados e colaborador das revistas. pt_BR
dc.subject.pt Bateria pt_BR
dc.subject.pt Revistas de música pt_BR
dc.subject.pt Autoridade pt_BR


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