DSpace Repository

Teatro, Cultura e Estado: Paschoal Carlos Magno e a fundação do Teatro do Estudante do Brasil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Brandão, Tania
dc.contributor.author Fontana, Fabiana Siqueira
dc.date.accessioned 2018-05-04T19:11:26Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-04T19:11:26Z
dc.date.issued 2009-09-11
dc.identifier.citation FONTANA, Fabiana Siqueira. Teatro, cultura e estado: Paschoal Carlos Magno e a fundação do teatro do estudante do Brasil. 2009. 250f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25055>. Acesso em: 4 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11594
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/21 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Teatro, Cultura e Estado: Paschoal Carlos Magno e a fundação do Teatro do Estudante do Brasil pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Werneck, Maria Helena
dc.contributor.referee Pereira, Victor Hugo Adler
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Modern Brazilian Theatre pt_BR
dc.subject.en Paschoal Carlos Magno pt_BR
dc.subject.en Teatro do Estudante do Brasil pt_BR
dc.subject.en Romeu e Julieta pt_BR
dc.subject.en Shakespeare pt_BR
dc.subject.en theatre amateurship pt_BR
dc.subject.en student theatre pt_BR
dc.subject.en Vargas Era pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation has as a main objective to present the trajectory of Paschoal Carlos Magno, the founder of Teatro Estudantil do Brasil (TEB), an amateur group that establishes in the country of Brazil the category of university theatre. The mentioned dissertation aims to investigate, analyze and interpret facts occurred in Paschoal´s artistic life and social campaigns which elucidate the purpose and the way how TEB was created. Herewith, the research covers a time period that extends from 1929 to 1938, the foundation of Teatro do Estudante, with the performance of William Shakespeare´s Romeo and Juliet. Many of the issues that lies on the base of the study of Modern Brazilian Theatre refer to this artistic undertaking of Paschoal Carlos Magno, not yet studied in detail by our historiography. From the point of view of a more critical perspective, this study also exposes how the cultural-political context of the 1930´s, with the implementation of Vargas Government, was propitious to the creation of an amateur collective that intended to establish a movement of “Art theatre” in Brazil. The main sources utilized in this research are still unseen and come basically from a private record: the Acervo Paschoal Carlos Magno, located in Funarte Documentation Centre (CEDOC), Rio de Janeiro. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a trajetória de Paschoal Carlos Magno como fundador do Teatro do Estudante do Brasil (TEB), grupo amador que institucionaliza no país a categoria do teatro universitário. Esta dissertação visa à investigação, análise e interpretação de fatos ocorridos na vida artística e nas campanhas sociais de Paschoal, os quais elucidam o motivo e o modo pelo qual o TEB foi criado. Deste modo, a pesquisa abrange um período que vai de 1929-1938, estréia do Teatro do Estudante, com o espetáculo Romeu e Julieta, de Shakespeare. Muitas das questões que estão na base do estudo do Teatro Brasileiro Moderno, referem-se a este empreendimento artístico de Paschoal Carlos Magno, ainda não estudado de maneira detalhada pela nossa historiografia. A partir de uma perspectiva mais crítica, este estudo mostra ainda como o contexto político-cultural da década de 30, com a implantação do Governo Vargas, foi propício à criação de um conjunto amador que pretendia implantar no Brasil um “Teatro de Arte”. As principais fontes utilizadas por esta pesquisa são ainda inéditas e provêm basicamente de um arquivo privado: o Acervo Paschoal Carlos Magno, locado no Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.subject.pt Teatro Brasileiro Moderno pt_BR
dc.subject.pt Paschoal Carlos Magno pt_BR
dc.subject.pt Teatro do Estudante do Brasil pt_BR
dc.subject.pt Romeu e Julieta pt_BR
dc.subject.pt Shakespeare pt_BR
dc.subject.pt amadorismo teatral pt_BR
dc.subject.pt teatro estudantil pt_BR
dc.subject.pt Era Vargas pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|