dc.contributor.advisor |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Ordine, Augusto Pires |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T19:11:57Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T19:11:57Z |
|
dc.date.issued |
2009-06 |
|
dc.identifier.citation |
ORDINE, Augusto Pires. O trabalho do professor de música na rede pública de Duque de Caxias: prováveis representações. 2009. 176 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64904>. Acesso em: 4 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11595 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2009/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho de professor de música na rede pública de Duque de Caxias (RJ) : prováveis representações |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work of the music teacher in the public schools of Duque de Caxias (RJ): probable representations |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
|
dc.contributor.referee |
Mazzotti, Tarso |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music classes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Regular school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Representations |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rhetoric analisys |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research analyzes the experiences of music teachers in a public school in the
municipality of Duque de Caxias, in the state of Rio de Janeiro. The theoretical approach
utilized is based, on the one hand, on the theory of social representations, and on the
other, in rhetoric as an instrument of discourse analysis. The figurative occurrences in
discourse are understood as epitomes of social representations, and the analysis allows us
to understand the metaphor that clarifies the discourse of these professionals. Data was
collected through interviews that lead to a representation of music class as 'struggle'.
Besides attempting to cooperate in the practice of music in this locality, the critical
awareness of the metaphor that represents the discourse and practices of teachers can
lead to the establishment of new academic and political practices that will contribute to
the improvement of music classes in public schools. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa contém uma proposta de análise de experiências de aula de música na escola
pública regular no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O
referencial teórico conceitual utilizado apóia-se de um lado na teoria das representações
sociais, e de outro na retórica como instrumento de análise do discurso. As ocorrências
figurativas do discurso são entendidas como epítomes de representações sociais, e a
análise permite apreender a metáfora que dá sentido ao discurso dos profissionais. A
coleta de dados efetivou-se com a realização de entrevistas, que permitiram chegar à
representação da aula de música como luta. Além de procurar cooperar para a prática de
música naquela localidade, a apreensão crítica da metáfora que representa discursos e
práticas dos professores poderá fundar ações em âmbito acadêmico e político para
contribuir na efetivação da aula de música em escolas públicas regulares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aula de música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escola regular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representações Sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise retórica |
pt_BR |