DSpace Repository

O trabalho de professor de música na rede pública de Duque de Caxias (RJ) : prováveis representações

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, Mônica de Almeida
dc.contributor.author Ordine, Augusto Pires
dc.date.accessioned 2018-05-04T19:11:57Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-04T19:11:57Z
dc.date.issued 2009-06
dc.identifier.citation ORDINE, Augusto Pires. O trabalho do professor de música na rede pública de Duque de Caxias: prováveis representações. 2009. 176 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64904>. Acesso em: 4 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11595
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2009/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O trabalho de professor de música na rede pública de Duque de Caxias (RJ) : prováveis representações pt_BR
dc.title.alternative The work of the music teacher in the public schools of Duque de Caxias (RJ): probable representations pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fernandes, José Nunes
dc.contributor.referee Mazzotti, Tarso
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Music classes pt_BR
dc.subject.en Regular school pt_BR
dc.subject.en Social Representations pt_BR
dc.subject.en Rhetoric analisys pt_BR
dc.description.abstracten This research analyzes the experiences of music teachers in a public school in the municipality of Duque de Caxias, in the state of Rio de Janeiro. The theoretical approach utilized is based, on the one hand, on the theory of social representations, and on the other, in rhetoric as an instrument of discourse analysis. The figurative occurrences in discourse are understood as epitomes of social representations, and the analysis allows us to understand the metaphor that clarifies the discourse of these professionals. Data was collected through interviews that lead to a representation of music class as 'struggle'. Besides attempting to cooperate in the practice of music in this locality, the critical awareness of the metaphor that represents the discourse and practices of teachers can lead to the establishment of new academic and political practices that will contribute to the improvement of music classes in public schools. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa contém uma proposta de análise de experiências de aula de música na escola pública regular no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico conceitual utilizado apóia-se de um lado na teoria das representações sociais, e de outro na retórica como instrumento de análise do discurso. As ocorrências figurativas do discurso são entendidas como epítomes de representações sociais, e a análise permite apreender a metáfora que dá sentido ao discurso dos profissionais. A coleta de dados efetivou-se com a realização de entrevistas, que permitiram chegar à representação da aula de música como luta. Além de procurar cooperar para a prática de música naquela localidade, a apreensão crítica da metáfora que representa discursos e práticas dos professores poderá fundar ações em âmbito acadêmico e político para contribuir na efetivação da aula de música em escolas públicas regulares pt_BR
dc.subject.pt Aula de música pt_BR
dc.subject.pt Escola regular pt_BR
dc.subject.pt Representações Sociais pt_BR
dc.subject.pt Análise retórica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|