dc.contributor.advisor |
Silva, Adilson Florentino da |
|
dc.contributor.author |
Souza, Elaine Cristina Rodrigues de |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T19:12:29Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T19:12:29Z |
|
dc.date.issued |
2009-10-19 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Elaine Cristina Rodrigues de. Transdisciplinaridade no ensino de teatro e letramento da criança na educação infantil: caminhos possíveis. 2009. 117f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25044>. Acesso em: 4 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11596 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/11 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Transdisciplinaridade no ensino do teatro e letramento da criança na educação infantil : caminhos possíveis |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.es |
Juego |
pt_BR |
dc.subject.es |
Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.subject.es |
Letramento |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
Este trabajo es el resultado debido a una investigación-acción realizada en el kindergarten en una escuela pública en el municipio de Nova Iguaçu, en Río de Janeiro. En este texto presenta un estudio de las prácticas para fomentar o letramento práctica concomitante de la educación en el teatro, en forma de juego dramático. Desde esta perspectiva asumimos la posibilidad de interacción entre la enseñanza de teatro, la lectura y la escritura en la construcción de los estudiantes de alfabetización de los niños de educación infantil. En esta propuesta, la práctica de la transdisciplinariedad es una manera para la realización de este proyecto. A lo largo de nuestra manera de ver, entre otras, la hipótesis de que este tipo de establecimiento de prácticas y se desarrolla la ampliación de vocabulario, escrita y verbal, la capacidad de dar continuidad a los hechos y desarrollar la capacidad de lectura y comprensión del estudiante secundario de la educación infantil y llevar a cabo una iniciación de los niños de cinco a seis años de edad en los principios de la teatralidad a través del juego dramático. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esse trabalho é um resultado decorrente de uma pesquisa-ação realizada na Educação Infantil numa escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro. Nesse texto apresento um estudo de práticas de incentivo ao letramento concomitante a práticas de ensino em teatro, na forma de jogo dramático. Nessa perspectiva tomamos como base a possibilidade de interação entre o ensino do teatro, a leitura e a escrita no processo de construção do letramento da criança estudante da educação infantil. Nesta proposta, a práxis de um transdisciplinaridade é o caminho para efetivação desse trabalho. Nesse percurso, verificamos, entre outras, a hipótese de que esse tipo de prática desenvolve a fixação e ampliação do vocabulário escrito e verbal, a capacidade de dar seqüência aos fatos, bem como de desenvolver a capacidade de leitura e a oralidade realizando uma iniciação da criança na faixa etária de cinco a seis anos de idade nos princípios da teatralidade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Letramento |
pt_BR |