DSpace Repository

Transdisciplinaridade no ensino do teatro e letramento da criança na educação infantil : caminhos possíveis

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silva, Adilson Florentino da
dc.contributor.author Souza, Elaine Cristina Rodrigues de
dc.date.accessioned 2018-05-04T19:12:29Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-04T19:12:29Z
dc.date.issued 2009-10-19
dc.identifier.citation SOUZA, Elaine Cristina Rodrigues de. Transdisciplinaridade no ensino de teatro e letramento da criança na educação infantil: caminhos possíveis. 2009. 117f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25044>. Acesso em: 4 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11596
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/11 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Transdisciplinaridade no ensino do teatro e letramento da criança na educação infantil : caminhos possíveis pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.es Juego pt_BR
dc.subject.es Early Childhood Education pt_BR
dc.subject.es Letramento pt_BR
dc.description.abstractes Este trabajo es el resultado debido a una investigación-acción realizada en el kindergarten en una escuela pública en el municipio de Nova Iguaçu, en Río de Janeiro. En este texto presenta un estudio de las prácticas para fomentar o letramento práctica concomitante de la educación en el teatro, en forma de juego dramático. Desde esta perspectiva asumimos la posibilidad de interacción entre la enseñanza de teatro, la lectura y la escritura en la construcción de los estudiantes de alfabetización de los niños de educación infantil. En esta propuesta, la práctica de la transdisciplinariedad es una manera para la realización de este proyecto. A lo largo de nuestra manera de ver, entre otras, la hipótesis de que este tipo de establecimiento de prácticas y se desarrolla la ampliación de vocabulario, escrita y verbal, la capacidad de dar continuidad a los hechos y desarrollar la capacidad de lectura y comprensión del estudiante secundario de la educación infantil y llevar a cabo una iniciación de los niños de cinco a seis años de edad en los principios de la teatralidad a través del juego dramático. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esse trabalho é um resultado decorrente de uma pesquisa-ação realizada na Educação Infantil numa escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro. Nesse texto apresento um estudo de práticas de incentivo ao letramento concomitante a práticas de ensino em teatro, na forma de jogo dramático. Nessa perspectiva tomamos como base a possibilidade de interação entre o ensino do teatro, a leitura e a escrita no processo de construção do letramento da criança estudante da educação infantil. Nesta proposta, a práxis de um transdisciplinaridade é o caminho para efetivação desse trabalho. Nesse percurso, verificamos, entre outras, a hipótese de que esse tipo de prática desenvolve a fixação e ampliação do vocabulário escrito e verbal, a capacidade de dar seqüência aos fatos, bem como de desenvolver a capacidade de leitura e a oralidade realizando uma iniciação da criança na faixa etária de cinco a seis anos de idade nos princípios da teatralidade. pt_BR
dc.subject.pt Jogo pt_BR
dc.subject.pt Educação Infantil pt_BR
dc.subject.pt Letramento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|