dc.contributor.advisor |
Freitas, Lúcia Helena de |
|
dc.contributor.author |
Tosta, Luciana Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-04T19:13:31Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-04T19:13:31Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
TOSTA, Luciana Silva. Vida real em jogo: o imaginário da violência invade o jogo teatral da criança. 2009. 171f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25038>. Acesso em: 4 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11598 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Vida real em jogo: A violência invade a cena teatral da criança |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching of Theater |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theater and Violence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Play games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Bullying |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to analyse the methodological strategies and the effects of the theatrical games in Fundamental School Classes 1 of three private schools, attended by middle class students, located in the neighborhoods of Copacabana and Tijuca in the city of Rio de Janeiro.
The starting point was the recognition of a considerable increase of violence related themes in the choosing of the subject matter for improvisation, as well as frequent aggressive attitudes, of bias and exclusion in the relations among the students; these facts questions the relevance of the theatrical games as a possible intervention for the creation of other relations that might strain those manifested and thus cooperate in the establishment of other meanings of concepts that will build an ethic different from the hegemonical one presented by the actual social system.To sustain the practice I utilized the work of three authors who thought the theater in its pedagogical concept: Viola Spolin, Jean Pierre Ryngaert and Bertolt Brecht. Finnally, this work analyses and describes the theatrical games accomplished and the execution of the project Rio de Janeiro, the Wonderful City! Wonderful? – that was registered in a DVD as a documentary. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias metodológicas e os efeitos da prática do jogo teatral em turmas do Ensino Fundamental 1 de três escolas particulares, de classe média, localizadas nos bairros de Copacabana e da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Nosso ponto de partida foi a constatação de um aumento considerável de temas relacionados à violência na escolha de conteúdos de improvisação, assim como a observação de atitudes agressivas, preconceito e exclusão de forma frequente nas relações entre os alunos, fatos estes que me levaram a indagar sobre a pertinência do jogo teatral como uma intervenção possível no sentido de criar outras relações que pudessem tensionar aquelas que vinham sendo manifestadas.
O principal instrumento pedagógico desta pesquisa são as improvisações e, como fundamentação teórica de nossa prática utilizamos o trabalho de três autores, que, pensaram o teatro em seu viés pedagógico: Viola Spolin, Jean Pierre Ryngaert e Bertolt Brecht. A questão aqui é como um aprendizado que é físico, corporal – como é o do teatro - pode colaborar na ressignificação de conceitos que constituam uma ética diferente da hegemônica apresentada pelo sistema social vigente, que se caracteriza pelas desigualdades sociais, miséria, fome, guerras, escassez dos bens naturais, impunidade e a violência. Este trabalho analisará os resultados obtidos na execução do projeto Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa! Maravilhosa? – que teve como registro a gravação de um DVD no formato de um documentário, em que os jogos teatrais foram utilizados de forma a acirrar a discussão de pensar a realidade histórica de maneira dialética e, também, na compreensão de uma linguagem estética como forma de expressão artística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino do teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teatro e violência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos teatrais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bullying |
pt_BR |