DSpace Repository

Vida real em jogo: A violência invade a cena teatral da criança

Show simple item record

dc.contributor.advisor Freitas, Lúcia Helena de
dc.contributor.author Tosta, Luciana Silva
dc.date.accessioned 2018-05-04T19:13:31Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-04T19:13:31Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation TOSTA, Luciana Silva. Vida real em jogo: o imaginário da violência invade o jogo teatral da criança. 2009. 171f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25038>. Acesso em: 4 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11598
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/05 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Vida real em jogo: A violência invade a cena teatral da criança pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Teaching of Theater pt_BR
dc.subject.en Theater education pt_BR
dc.subject.en Theater and Violence pt_BR
dc.subject.en Play games pt_BR
dc.subject.en Bullying pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to analyse the methodological strategies and the effects of the theatrical games in Fundamental School Classes 1 of three private schools, attended by middle class students, located in the neighborhoods of Copacabana and Tijuca in the city of Rio de Janeiro. The starting point was the recognition of a considerable increase of violence related themes in the choosing of the subject matter for improvisation, as well as frequent aggressive attitudes, of bias and exclusion in the relations among the students; these facts questions the relevance of the theatrical games as a possible intervention for the creation of other relations that might strain those manifested and thus cooperate in the establishment of other meanings of concepts that will build an ethic different from the hegemonical one presented by the actual social system.To sustain the practice I utilized the work of three authors who thought the theater in its pedagogical concept: Viola Spolin, Jean Pierre Ryngaert and Bertolt Brecht. Finnally, this work analyses and describes the theatrical games accomplished and the execution of the project Rio de Janeiro, the Wonderful City! Wonderful? – that was registered in a DVD as a documentary. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias metodológicas e os efeitos da prática do jogo teatral em turmas do Ensino Fundamental 1 de três escolas particulares, de classe média, localizadas nos bairros de Copacabana e da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro. Nosso ponto de partida foi a constatação de um aumento considerável de temas relacionados à violência na escolha de conteúdos de improvisação, assim como a observação de atitudes agressivas, preconceito e exclusão de forma frequente nas relações entre os alunos, fatos estes que me levaram a indagar sobre a pertinência do jogo teatral como uma intervenção possível no sentido de criar outras relações que pudessem tensionar aquelas que vinham sendo manifestadas. O principal instrumento pedagógico desta pesquisa são as improvisações e, como fundamentação teórica de nossa prática utilizamos o trabalho de três autores, que, pensaram o teatro em seu viés pedagógico: Viola Spolin, Jean Pierre Ryngaert e Bertolt Brecht. A questão aqui é como um aprendizado que é físico, corporal – como é o do teatro - pode colaborar na ressignificação de conceitos que constituam uma ética diferente da hegemônica apresentada pelo sistema social vigente, que se caracteriza pelas desigualdades sociais, miséria, fome, guerras, escassez dos bens naturais, impunidade e a violência. Este trabalho analisará os resultados obtidos na execução do projeto Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa! Maravilhosa? – que teve como registro a gravação de um DVD no formato de um documentário, em que os jogos teatrais foram utilizados de forma a acirrar a discussão de pensar a realidade histórica de maneira dialética e, também, na compreensão de uma linguagem estética como forma de expressão artística pt_BR
dc.subject.pt Ensino do teatro pt_BR
dc.subject.pt Teatro Educação pt_BR
dc.subject.pt Teatro e violência pt_BR
dc.subject.pt Jogos teatrais pt_BR
dc.subject.pt Bullying pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|