dc.contributor.advisor |
Lins, Elizabeth Travassos |
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dc.contributor.author |
Novaes, Pedro Hasselmann |
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dc.date.accessioned |
2018-05-07T19:57:00Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-05-07T19:57:00Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.citation |
NOVAES, Pedro Hasselmann. A cantiga errante: tradições orais, música medieval e o poder da escrita. 2008. 162 p. Dissertação (Mestrado em Música), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=69320>. Acesso em: 7 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11601 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2008/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A Cantiga Errante: tradições orais, música medieval e o poder da escrita |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
medieval music |
pt_BR |
dc.subject.en |
medieval organology |
pt_BR |
dc.subject.en |
troubadour’s lyric poems |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cantigas de Santa Maria |
pt_BR |
dc.subject.en |
music of oral tradition |
pt_BR |
dc.subject.en |
aurality/orality |
pt_BR |
dc.subject.en |
bagpipes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Galicia |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Problems with interpretation and musical practices of representatives of ancient music lie at
the threshold of information research with respect to the concerning era, as well as the risk of
incurring into the belief of the authenticity myth, considered a fetish (Adorno), as dangerous
as teleology, implied in their opponents’ speech. Thus, the text starts with a revision of the
subject-matter based on Kerman’s, Christensen’s and Hennion’s publications, and an
updating of the problematic way of understanding of the music groups directors, which have
been clearly shown in interviews. We are trying to prove – according to Zumthor, Treitler
and Finnegan – that several of Middle Ages music repertoires are innately and pertaining to
oral/aural transmission, fact being contemplated and expressed by interpreters of the
contemporary oral tradition music. We are searching to delimitate the Low Middle Ages
nature of repertoires (M. Pidal, Spina, Zumthor); the utilization of musical instruments
during the Middle Ages has been regarded through the symbolic, allegoric and practical
aspects according to the interpretation of the iconography (Bec, Homo-Lechner, Luengo and
Sachs). We have included quotations from primary sources (Garlandia, Grocheo and
Cologne) and medieval studies of the so-called History of mentalities (Duby, Le Goff and
Franco Jr.). This dissertation terminates with proposals of practical interpretation of
medieval music as from King Afonso X’s court monophonic repertoire – Cantigas de Santa
Maria (13th century) – written in Portuguese-Galician. This study has been analyzed in
many respects along with the support of experts in music and literature (Ferreira, Michaëlis,
Monteiro de Castro and Valmar) and interpretations established upon Anglés’ musical
transcriptions. To the musical examples which close this dissertation, elements of alive oral
tradition have been added, Galiza’s bagpipes, based on a continued field study (since 2000)
and in specialized bibliography (Novoa G. and Foxo). |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os problemas de interpretação e práticas musicais dos representantes da música antiga
situam-se no limiar da busca por informações de época e do risco de se incorrer na crença no
mito da autenticidade, considerada um fetiche (Adorno), tão perigoso quanto a teleologia,
subjacente a discursos de seus opositores. Assim, o texto inicia-se com uma revisão sobre o
tema com base em publicações de Kerman, Christensen e Hennion e de uma atualização do
problema na visão de diretores de grupos de música medieval evidenciadas em entrevistas.
Tentamos provar – de acordo com Zumthor, Treitler e Finnegan – que muitos repertórios
musicais da Idade Média são de natureza e transmissão oral/aural, fato que tem voltado o
olhar de intérpretes para expressões da música de tradição oral contemporânea. Buscamos
divisar a natureza dos repertórios da Baixa Idade Média (M. Pidal, Spina, Zumthor); o uso de
instrumentos musicais na Idade Média foi contemplado sob o prisma simbólico, alegórico e
prático, de acordo com a interpretação da iconografia (Bec, Homo-Lechner, Luengo e Sachs).
Incluímos citações de fontes primárias (Garlandia, Grocheo e Cologne) e a estudos de
medievalistas da chamada História das mentalidades (Duby, Le Goff e Franco Jr.). Culmina
esta dissertação em propostas de interpretação prática de música medieval a partir do
repertório monofônico da corte do Rei Afonso X – as Cantigas de Santa Maria (século XIII)
– escritas em galaico-português. Esta obra foi analisada sob diversos aspectos, com o auxílio
de especialistas em música e literatura (Ferreira, Michaëlis, Monteiro de Castro e Valmar) e
interpretadas com base nas transcrições musicais de Anglés. Aos exemplos musicais que
encerram a dissertação, foram agregados elementos de uma tradição oral viva, as gaitas de
foles da Galiza, com base em um estudo de campo continuado (desde 2000) e em bibliografia
especifica (Novoa G. e Foxo). |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música medieval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
organologia medieval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
lírica trovadoresca |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cantigas de Santa Maria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música de tradição oral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
auralidade/oralidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
gaitas de foles |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Galiza |
pt_BR |