dc.contributor.advisor |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.author |
Lopes, Marcílio Marques |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-07T19:58:47Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-07T19:58:47Z |
|
dc.date.issued |
2007-08 |
|
dc.identifier.citation |
LOPES, Marcílio Marques. Ai Ioiô: elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção. 2007. 148 f. + 1 CD. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24273>. Acesso em: 7 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11602 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2007/12 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ai Ioiô : elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ai Ioio: rhythmic elaboration of the melodic line in the samba-canção. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Travassos, Elizabeth |
|
dc.contributor.referee |
Sá, Paulo Henrique Loureiro de |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
brazilian popular music |
pt_BR |
dc.subject.en |
samba-canção |
pt_BR |
dc.subject.en |
rhythmic elaboration |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This text aims to investigate the unconcious rhytmic elaboration process that arises in the
common practice of the great brazilians singers, particularlly those working with the sambacanção.
It does not deal only with the flexibility of the sincope, but with big displacements of
melodic events over the temporal grid, which sometimes are carryed from one harmonic
support to another. Through the transcription and analysis of several recordings of the sambacanção
“Ai, Ioiô” – the very first one to receive such designation – since its release in 1929 to
the end of 1950, the text discusses the transformations of the melodic curve of this standard,
and aims to evaluate the expressive timing which characterizes this gender, and to establish
procedures to simulate a flexible approach to a popular song. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Essa dissertação tem como objetivo a investigação dos processos de elaboração rítmica
inconsciente na prática dos grandes intérpretes da música popular, particularmente do sambacanção.
Não se trata somente da acomodação da síncope, mas de grandes deslocamentos dos
fragmentos melódicos sobre a grade temporal, que por vezes são conduzidos de um suporte
harmônico para outro. Através da transcrição e análise de gravações diversas do sambacanção
“Ai, Ioiô” – o primeiro a receber tal designação – desde seu lançamento em 1929 até
o final da década de 1950, o texto discute as transformações do perfil melódico deste clássico
e tenta avaliar a rítmica característica com que se articula o discurso musical neste gênero,
com o objetivo de estabelecer procedimentos que possam simular criar uma abordagem
flexibilizada do texto musical popular. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
samba-canção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
elaboração rítmica |
pt_BR |