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Ai Ioiô : elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção

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dc.contributor.advisor Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.author Lopes, Marcílio Marques
dc.date.accessioned 2018-05-07T19:58:47Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-07T19:58:47Z
dc.date.issued 2007-08
dc.identifier.citation LOPES, Marcílio Marques. Ai Ioiô: elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção. 2007. 148 f. + 1 CD. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24273>. Acesso em: 7 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11602
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2007/12 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ai Ioiô : elaborações rítmicas da linha melódica no samba-canção pt_BR
dc.title.alternative Ai Ioio: rhythmic elaboration of the melodic line in the samba-canção. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Travassos, Elizabeth
dc.contributor.referee Sá, Paulo Henrique Loureiro de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en brazilian popular music pt_BR
dc.subject.en samba-canção pt_BR
dc.subject.en rhythmic elaboration pt_BR
dc.description.abstracten This text aims to investigate the unconcious rhytmic elaboration process that arises in the common practice of the great brazilians singers, particularlly those working with the sambacanção. It does not deal only with the flexibility of the sincope, but with big displacements of melodic events over the temporal grid, which sometimes are carryed from one harmonic support to another. Through the transcription and analysis of several recordings of the sambacanção “Ai, Ioiô” – the very first one to receive such designation – since its release in 1929 to the end of 1950, the text discusses the transformations of the melodic curve of this standard, and aims to evaluate the expressive timing which characterizes this gender, and to establish procedures to simulate a flexible approach to a popular song. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Essa dissertação tem como objetivo a investigação dos processos de elaboração rítmica inconsciente na prática dos grandes intérpretes da música popular, particularmente do sambacanção. Não se trata somente da acomodação da síncope, mas de grandes deslocamentos dos fragmentos melódicos sobre a grade temporal, que por vezes são conduzidos de um suporte harmônico para outro. Através da transcrição e análise de gravações diversas do sambacanção “Ai, Ioiô” – o primeiro a receber tal designação – desde seu lançamento em 1929 até o final da década de 1950, o texto discute as transformações do perfil melódico deste clássico e tenta avaliar a rítmica característica com que se articula o discurso musical neste gênero, com o objetivo de estabelecer procedimentos que possam simular criar uma abordagem flexibilizada do texto musical popular. pt_BR
dc.subject.pt música popular pt_BR
dc.subject.pt samba-canção pt_BR
dc.subject.pt elaboração rítmica pt_BR


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