DSpace Repository

Coisas : Moacir Santos e a composição para seção rítmica na década de 60

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.author França, Gabriel Muniz Improta
dc.date.accessioned 2018-05-07T20:04:59Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-05-07T20:04:59Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation FRANÇA, Gabriel Muniz Improta. Coisas: Moacir Santos e a composição para seção rítimica na década de 1960. 2007. 152f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24141>. Acesso em: 7 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11604
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2007/04 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Coisas : Moacir Santos e a composição para seção rítmica na década de 60 pt_BR
dc.title.alternative Coisas: Moacir Santos and the composition for rhythmic section in the 60’s. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Santos, Moacir pt_BR
dc.subject.en Popular Music – Brazil pt_BR
dc.subject.en Composition (Music) pt_BR
dc.subject.en Arrangement (Music) pt_BR
dc.subject.en Rhythm pt_BR
dc.description.abstracten The main goal of this dissertation is to investigate the role of the rhythmic session in Moacir Santos’ compositional process and its relationship with the other structural elements as melody, harmony, form, orchestration, rhythm and texture. We focus our study in the series of pieces named Coisas (1965), which represent the composer’s first record and the only one released in Brazil under his full supervision. We analyze the three most significant of these works: Coisas No 1,2 and 5 from the original 1965 recordings. The analysis also deal with central aspects of Santos’ music which were present in the context surrounding the composer in the 60’s as the valorization of black culture and the polarity between popular and ‘learned’ music. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objetivo desta dissertação é investigar o papel que a seção rítmica desempenha no processo de composição de Moacir Santos, e a sua relação com os demais elementos composicionais como melodia, harmonia, forma, orquestração, ritmo e textura. Para tanto, focamos nosso estudo na série de composições criadas por Santos sob o título de Coisas (1965) que constituem o primeiro álbum do compositor e o único lançado no Brasil sob sua direção integral. Analisamos as três composições mais significativas, as Coisas nº 1, 2 e 5, a partir das gravações originais de 1965. Essas análises lidam com alguns conceitos centrais à música de Santos, presentes no contexto que cercava o compositor na década de 1960, como a valorização da cultura negra e a bipartição das músicas em populares e eruditas. pt_BR
dc.subject.pt Santos, Moacir pt_BR
dc.subject.pt Música popular - Brasil pt_BR
dc.subject.pt Composição (Música) pt_BR
dc.subject.pt Arranjo (Música) pt_BR
dc.subject.pt Ritmo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|