dc.contributor.advisor |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.author |
França, Gabriel Muniz Improta |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-07T20:04:59Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-07T20:04:59Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Gabriel Muniz Improta. Coisas: Moacir Santos e a composição para seção rítimica na década de 1960. 2007. 152f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24141>. Acesso em: 7 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11604 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2007/04 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Coisas : Moacir Santos e a composição para seção rítmica na década de 60 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Coisas: Moacir Santos and the composition for rhythmic section in the 60’s. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Santos, Moacir |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular Music – Brazil |
pt_BR |
dc.subject.en |
Composition (Music) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Arrangement (Music) |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rhythm |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main goal of this dissertation is to investigate the role of the rhythmic
session in Moacir Santos’ compositional process and its relationship with the
other structural elements as melody, harmony, form, orchestration, rhythm and
texture. We focus our study in the series of pieces named Coisas (1965), which
represent the composer’s first record and the only one released in Brazil under his
full supervision. We analyze the three most significant of these works: Coisas No
1,2 and 5 from the original 1965 recordings. The analysis also deal with central
aspects of Santos’ music which were present in the context surrounding the
composer in the 60’s as the valorization of black culture and the polarity between
popular and ‘learned’ music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo desta dissertação é investigar o papel que a seção rítmica desempenha no
processo de composição de Moacir Santos, e a sua relação com os demais elementos
composicionais como melodia, harmonia, forma, orquestração, ritmo e textura. Para
tanto, focamos nosso estudo na série de composições criadas por Santos sob o título
de Coisas (1965) que constituem o primeiro álbum do compositor e o único lançado
no Brasil sob sua direção integral. Analisamos as três composições mais
significativas, as Coisas nº 1, 2 e 5, a partir das gravações originais de 1965. Essas
análises lidam com alguns conceitos centrais à música de Santos, presentes no
contexto que cercava o compositor na década de 1960, como a valorização da cultura
negra e a bipartição das músicas em populares e eruditas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Santos, Moacir |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música popular - Brasil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição (Música) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arranjo (Música) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ritmo |
pt_BR |