DSpace Repository

Entre fala, canto e grito: os pregões do centro de Niterói

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lins, Elizabeth Travassos
dc.contributor.author Assano, Christiane Reis Dias Villela
dc.date.accessioned 2018-05-07T20:21:25Z
dc.date.available 2019-01
dc.date.available 2018-05-07T20:21:25Z
dc.date.issued 2007-01
dc.identifier.citation ASSANO, Christiane Reis Dias Villela. Entre fala, canto e grito: os pregões do centro de Niterói. 2007. x, 210 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24112>. Acesso em: 7 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11605
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/02 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Entre fala, canto e grito: os pregões do centro de Niterói pt_BR
dc.title.alternative Between speech, song and cry: the street cries in Niterói Downtown pt_BR
dc.title.alternative Entre la parole, le chant et le cris: les cris de la rue au Centre de Niterói pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Street cries pt_BR
dc.subject.en Soundscape pt_BR
dc.subject.en Listening pt_BR
dc.subject.fr Les cris de la rue pt_BR
dc.subject.fr Paysage sonore pt_BR
dc.subject.fr Écoute pt_BR
dc.description.abstracten This research deals with the so-called “street cries”, musical practices that have inhabited, for many centuries, mouths of different origins. A salesperson, mainly in an urban setting, cries out his products or offers his services through a “sonorous annoucement”, drawing attention to his wares. Passers often consider the “cries” annoying, as revealed in a survey of the European and Brazilian historiographies. The concepts of Murray Schafer (soundscape, listening), Paul Zumthor (“movência”) and Richard Bauman (performance) are the theoretical basis for this ethnography of the street cries in Niterói Downtown (RJ) between 2004 and 2006. The ways of listening to the city, the features of the soundscapes and the reactions of the vendors to the acoustic environment are some of the issues discussed in this thesis. Finally, the recordings made during the fieldwork (some of them included in the two CDs attached to this volume) were transcribed. The analysis revealed the use of the “intonative inflexions of the common speech” (Tatit, 2004) in the composition of the street cries. pt_BR
dc.description.abstractfr Cette recherche vise à analyser les “cris de la rue”, pratiques musicales qui, depuis longtemps, habitent les lèvres de diverses origines. Il s’agit de pratiques urbaines où un vendeur crie ses produits ou offre ses services par des annonces sonores, qui provoquent des réactions chez les passants, qui les considèrent comme des “cris” qui dérangent, comme l’a révélé une étude de l’historiographie européenne et brésiliénne. Les concepts de Murray Schafer (paysage sonore, écoute), Paul Zumthor (mouvance), et Richard Bauman (performance) constituent les fondements théoriques de cette ethnographie des cris de la rue au Centre de Niterói (RJ) entre 2004 et 2006. Les façons d’écouter la cité, les caractéristiques des paysages sonores et les réactions des vendeurs au milieu acoustique figurent parmi les questions abordée dans la thèse. Finalement, des enregistrements sonores effectués pendant la recherche sur le terrain (certains figurant sur les deux CD joints à cet ouvrage) ont été transcrits. Les analyses ont révélé l’utilisation “d’inflexions intonatives du discours ordinaire” (Luiz Tatit) dans la composition des cris de la rue. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa trata de práticas musicais que há muitos séculos habitam bocas das mais diversas origens: os chamados “pregões”. Trata-se de práticas predominantemente urbanas em que um vendedor apregoa seus produtos ou oferece seus serviços por meio de um anúncio sonoro, provocando reações nos passantes que, muitas vezes, as consideram “gritos” que incomodam, como revelou um survey da historiografia européia e brasileira. Tendo como base os conceitos de Murray Schafer (paisagem sonora, escuta), Paul Zumthor (movência) e Richard Bauman (performance), realizei uma etnografia no Centro da cidade de Niterói (RJ) entre os anos de 2004 e 2006. Modos de escutar a cidade, características da paisagem sonora citadina e reações dos vendedores ao meio acústico são algumas das questões tratadas na pesquisa. Finalmente, a partir dos registros sonoros realizados em campo, alguns dos quais constam nos CDs anexos a esta tese, foram realizadas transcrições e análises do material coletado. Elas revelam o aproveitamento das “inflexões entoativas da fala cotidiana” (Luiz Tatit) na composição dos pregões. pt_BR
dc.subject.pt Pregões pt_BR
dc.subject.pt Paisagem sonora pt_BR
dc.subject.pt Escuta pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|