dc.contributor.advisor |
Lins, Elizabeth Travassos |
|
dc.contributor.author |
Assano, Christiane Reis Dias Villela |
|
dc.date.accessioned |
2018-05-07T20:21:25Z |
|
dc.date.available |
2019-01 |
|
dc.date.available |
2018-05-07T20:21:25Z |
|
dc.date.issued |
2007-01 |
|
dc.identifier.citation |
ASSANO, Christiane Reis Dias Villela. Entre fala, canto e grito: os pregões do centro de Niterói. 2007. x, 210 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24112>. Acesso em: 7 mai. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11605 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre fala, canto e grito: os pregões do centro de Niterói |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between speech, song and cry: the street cries in Niterói Downtown |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entre la parole, le chant et le cris: les cris de la rue au Centre de Niterói |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Street cries |
pt_BR |
dc.subject.en |
Soundscape |
pt_BR |
dc.subject.en |
Listening |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Les cris de la rue |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Paysage sonore |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Écoute |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research deals with the so-called “street cries”, musical practices that have
inhabited, for many centuries, mouths of different origins. A salesperson, mainly in an
urban setting, cries out his products or offers his services through a “sonorous
annoucement”, drawing attention to his wares. Passers often consider the “cries”
annoying, as revealed in a survey of the European and Brazilian historiographies. The
concepts of Murray Schafer (soundscape, listening), Paul Zumthor (“movência”) and
Richard Bauman (performance) are the theoretical basis for this ethnography of the
street cries in Niterói Downtown (RJ) between 2004 and 2006. The ways of listening
to the city, the features of the soundscapes and the reactions of the vendors to the
acoustic environment are some of the issues discussed in this thesis. Finally, the
recordings made during the fieldwork (some of them included in the two CDs
attached to this volume) were transcribed. The analysis revealed the use of the
“intonative inflexions of the common speech” (Tatit, 2004) in the composition of the
street cries. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Cette recherche vise à analyser les “cris de la rue”, pratiques musicales qui, depuis
longtemps, habitent les lèvres de diverses origines. Il s’agit de pratiques urbaines où
un vendeur crie ses produits ou offre ses services par des annonces sonores, qui
provoquent des réactions chez les passants, qui les considèrent comme des “cris” qui
dérangent, comme l’a révélé une étude de l’historiographie européenne et brésiliénne.
Les concepts de Murray Schafer (paysage sonore, écoute), Paul Zumthor (mouvance),
et Richard Bauman (performance) constituent les fondements théoriques de cette
ethnographie des cris de la rue au Centre de Niterói (RJ) entre 2004 et 2006. Les
façons d’écouter la cité, les caractéristiques des paysages sonores et les réactions des
vendeurs au milieu acoustique figurent parmi les questions abordée dans la thèse.
Finalement, des enregistrements sonores effectués pendant la recherche sur le terrain
(certains figurant sur les deux CD joints à cet ouvrage) ont été transcrits. Les analyses
ont révélé l’utilisation “d’inflexions intonatives du discours ordinaire” (Luiz Tatit)
dans la composition des cris de la rue. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa trata de práticas musicais que há muitos séculos habitam bocas das mais
diversas origens: os chamados “pregões”. Trata-se de práticas predominantemente
urbanas em que um vendedor apregoa seus produtos ou oferece seus serviços por
meio de um anúncio sonoro, provocando reações nos passantes que, muitas vezes, as
consideram “gritos” que incomodam, como revelou um survey da historiografia
européia e brasileira. Tendo como base os conceitos de Murray Schafer (paisagem
sonora, escuta), Paul Zumthor (movência) e Richard Bauman (performance), realizei
uma etnografia no Centro da cidade de Niterói (RJ) entre os anos de 2004 e 2006.
Modos de escutar a cidade, características da paisagem sonora citadina e reações dos
vendedores ao meio acústico são algumas das questões tratadas na pesquisa.
Finalmente, a partir dos registros sonoros realizados em campo, alguns dos quais
constam nos CDs anexos a esta tese, foram realizadas transcrições e análises do
material coletado. Elas revelam o aproveitamento das “inflexões entoativas da fala
cotidiana” (Luiz Tatit) na composição dos pregões. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pregões |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Paisagem sonora |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escuta |
pt_BR |